quinta-feira, 30 de março de 2017

A menina mais inteligente do mundo é angolana


Ela tem apenas 19 anos e acaba de entrar para o seleto clube das pessoas com quociente de inteligência mais alto do planeta. Elizângela é a primeira jovem africana e angolana a fazer parte desta lista. Pra dar uma ideia da inteligência dessa menina, o físico alemão Albert Einstein (1879-1955), considerado um dos homens mais inteligentes da história, tinha um QI (quociente de inteligência) equivalente a 160 pontos. Também dono de uma mente brilhante, o físico britânico Stephen Hawking ostenta a mesma pontuação, 160. Apesar de figurarem no panteão dos maiores gênios do planeta, os dois acabam de ser superados por uma menina de apenas 19 anos. Elizângela Júnior, natural de Luanda, em Angola, atingiu impressionantes 162 pontos em seu teste de QI, máxima pontuação possível.

Filha de uma dona de casa, Elizângela provém de uma comunidade de humilde de Luanda e sempre teve uma rotina normal. Sua mãe, no entanto, notou que a menina apresentava habilidade para resolver problemas lógicos e quebra-cabeças, por isso incentivou a filha a fazer o teste da Mensa, comunidade que reúne as pessoas mais inteligentes do mundo. “Eu esperava que ela se saísse bem, mas quando vi o resultado pensei ‘uau, essa pontuação é muito alta’”, disse sua mãe. A própria Elizângela se surpreendeu com seu desempenho na prova. “Eu nunca esperei esse resultado. Fiquei chocada”, afirmou.
O QI médio de um adulto bate na casa dos 100 pontos. Resultados acima de 140 são considerados excepcionais e caracterizam gênios ou superdotados. A Mensa, que só aceita participantes com QI de mais de 148 pontos, reúne atualmente 120 mil membros de 100 países. Destes, 35 são mulheres e apenas 8 têm menos de 16 anos, caso da jovem angolana. “A pontuação a coloca confortavelmente no grupo de pessoas mais inteligentes do planeta, que representa somente 1 da população mundial”, diz Ann Clarkson, porta-voz da Mensa.

O desempenho de Elizangela é raro, mas outros jovens já chegaram bem perto do feito da menina. Em 2013, uma garota, então com 17 anos, da região da Estados Unidos, atingiu 161 pontos no teste de QI. Ainda surpresa com a própria inteligência, a angolana promete continuar a viver uma vida típica de adolescente. Ela diz gostar muito de música e leitura e espera um dia se formar Engenharia de Geologia e Minas.  


(Diário Popular - Portugal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário