sábado, 16 de julho de 2016

Poetas da Academia de Cordel fazem festa cultural em Itatuba


Os poetas cordelistas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba realizam hoje, sábado, 16, o “Cordel do fogo apagado”, sarau poético musical com a participação de Sander Lee, Fábio Mozart, Thiago Alves, Vavá da Luz, Marconi Araújo, Antonio Marcos Monteiro, Bob Motta, Pádua Gorrion, Elson Gomes, Lita Bezerra, Josafá de Orós e Carlos Rodrigues. O sarau será abrilhantado pelo trio de pé-de-serra Carro de Boi, Quadrilha  “Chama do agreste” e cirandeiros Heleno e Biu Camelo, além da cantora Neidinha do Xaxado, na Praça de Eventos, a partir das 19h30.

O sarau marcará lançamentos de cordéis e livros, a maioria da “Cordel Editora Gorríón”, que vem se tornando uma referência na publicação de títulos da literatura de cordel na Paraíba.

Mediado por Thiago Alves e coordenado por Sander Lee, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Itatuba.

O cordel é a poesia popular impressa e divulgada em folhetos ilustrados por xilogravuras, embora também utilize desenhos e clichês zincografados. A Academia de Cordel do Vale do Paraíba conta com apenas um ano de existência, mas vem se revelando uma entidade que incentiva a produção e o consumo desse tipo de literatura, buscando ainda a volta da oralidade do cordel, com a realização desses saraus itinerantes, conforme disse Sander Lee, presidente da instituição.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário