terça-feira, 15 de junho de 2010

Sou mais o glorioso



Nada é tão bobo e artificial quanto torcedores de copa, disse peremptoriamente um safado lá de Itabaiana, curtindo uma fossa porque a Argentina saiu da Copa de 96, ou foi 86, sei lá. Depois foi no hospital tirar a vuvuzela. Tinha esquecido onde guardou na noite anterior. Ele costuma vomitar: “com o tempo as copas vão ficando sem graça.” Tem saudade de Maradona, o veadão.

Mas até que o paspalhão tem suas razões. Eu mesmo já curti muito copa do mundo. Hoje não tanto. Prefiro copa e cozinha, cama e mesa, não necessariamente nesta ordem. A copa do mundo não é nossa e brasileiro é um safado. Confere? E Galvão Bueno é um fela da putista muito do chato.

Este ano vou torcer para uma seleção dessas de terceira categoria, que de vez em quando humilham os medalhões. Torço pela zebra, portanto. Gosto da zebra que é alvi-negra igual ao glorioso.

Às vezes me faço a pergunta: “será que somos mesmo tão imbecis assim ou é tudo aparência, apenas fazendo tipo?” É impressionante... Dizem que o Dunga é imbecil e toda imbecilidade é burra, incluindo esta frase. Mas teve gente que adorou Dunga com as mãos nos bolsos, com cara de mané, cumprimentando Lula friamente, ou secamente, ou aleatoriamente.Queriam o que? O cara se jogando nos braços do sapo barbudo e beijando suas bochechas fedendo a cachaça?

Tem um babaca meu vizinho que torce contra o Brasil porque os jogadores são “estrangeiros”. “Eles defendem outros países, times ricos que pagam fortunas. Só jogam com a nossa camisa para valorizar o passe”, diz o debilóide. Não deixa de ter uma certa razão, o papangu de novena. Ele torce pela Argentina também. Já notei: brasileiro que não torce pela nossa seleção é tudo “argentino”.

Acabei de ver o jogo do Brasil contra os amarelinhos do “país mais isolado do mundo”. Dizem que no país deles, Coreia do Norte, as famílias dos jogadores ficam reféns dos milicos para impedir que eles, os atletas, peçam asilo político. E se fizer corpo mole no jogo, leva cacete com força quando voltar. Querem incentivo maior? E é porque é “democrata e popular.”

Sem refúgio nem asilo, o time dos amarelinhos coreanos é tão militarizado que não tem capitão, é de coronel pra cima. Gostei de ver o Dunga vestido de porteiro de hotel. Na hora do gol, Maicon chorou, o goleiro chorou, a nação inteira chorou. O jogo foi ruim de correr água...

Um comentário: