quinta-feira, 31 de julho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Paraíba e o restante do mundo civilizado entram em contagem regressiva para receber a agência de notícias que vai viralizar e vomitar em atualizações diárias sobre direitos humanos e outros animais peçonhentos, o mundo maravilhoso da política e o universo escandaloso da economia, e outros assuntos institucionais e esculhambacionais. Aguardem!

Efraim Filho tem cargos no governo Lula e quer os votos de Bolsonaro. Típico caso de político oportunista. Princípios éticos e ideológicos? O que é isso?

Acabei de comprar um avião sem a taxa do Pato Donald. E vocês achavam que eu tava na pior.

Sigam o ritual da deusa do inconsciente, Atenas. Ela acalma a ansiedade e estresse. É muito simples: toda noite você oferece um cálice d'água à Deusa, pede que ela derrame sobre o copo toda sua energia divina e deixa sob a luz do luar. De manhã você toma com alprazolam, diazepam, buspirona e lorazepam. Tá fora de moda.

“Como vocês me acharam?”, disse Zambelli aos policiais. “Seguimos a espanhola”.

Receita de espanhola: Bata os morangos, o vinho e o leite condensado em um liquidificador. Decore uma taça com calda de morango no fundo e despeje o líquido em cima. Para finalizar, decore a borda do copo com um morango do amor.

Eu tenho um gato que só não fala pra não pagar imposto. O bicho tem uma capacidade cognitiva que é bem mais refinada do que fascista de rede social.

Ozzy Osbourne parou de usar drogas depois de ter uma conversa com um cavalo, ou era a burra de Balaão. Tava tão doidão que não esclareceu esse detalhe. Preferiu viver sóbrio a discutir com cavalo. Moral: não leve papo reto com maluco fascista de rede social. 

E se a gente convocar o general Heleno pra invadir os Estados Unidos?

Maconha ficou de fora da taxação do véi Laranjão. Pastor Pedânio teve suas orações atendidas.

No livro do meu pai Arnaud Costa, “Fatos pitorescos do futebol”, tem aquela história do bêbado que foi assistir ao jogo entre as seleções de Itabaiana e Mogeiro, abusando do baixo calão com vibrante personalidade. Na saída de Itabaiana, o bebinho pegou carona no caminhão da torcida. Pra saber o final da história, só lendo o livrinho.

Pedidos para meu email: mozartpe@gmail.com

A Rádio Tabajara da Paraíba e a Sociedade Cultura Poeta Zé da Luz comunicam que amanhã (sábado), dia 2 de agosto, o programa “Alô comunidade” não será transmitido devido à manutenção nos equipamentos da emissora.

“Alô comunidade” tem edição e apresentação de Sérgio Ricardo Santos e deste locutor, programador, produtor, carregador de recado, repórter e coisas e tais.

Hoje é sexta-feira, dia de RÁDIO BARATA NO AR, um inseto neurodivergente falando das taxações que assombram a gente. Sintonize na www.radiodiariopb.combr às 10 horas.

Paraíba pode perder cem milhões com tarifaço de Trump. Cobrem do Deputado Cabo Gilberto, defensor da agressão americana.

Cabo, cidadão, contribua com seu silêncio!

Barata e Eduardo Bolsonaro são anunciados como Pets da Casa Branca.

Aos 95 anos, faleceu dona Hilda Palhano, mãe dos amigos Romualdo, Palmira, Ecilio, Tânia, Bernadete e Roberto, os dois últimos também falecidos.

Dona Hilda foi madrinha do nosso grupo de teatro amador. Costurava os figurinos e incentivava a família para a prática da arte cênica. Ajeitava as roupas dos artistas de circos que sentavam praça na cidade. Figurinista dos artistas mambembes.

Hilda Palhano foi para o infinito. “Infinito é o tipo de saudade que não dá pra matar”.

“Estados Unidos querem metais do Brasil e Lula diz que eles podem levar ferro”. (Sensacionalista)

 “Proibir Alexandre de Moraes de entrar nos EUA é o mesmo que proibir o Ministro de comprar shampoo”. (Bruno Sartori no Facebook)

“Com problemas mentais, fui ver o preço da terapia no psicanalista. Resolvi endoidar de vez, Achei mais vantajoso”. (Ameba, o doidão)

Hoje, 1º de agosto, é Dia do Poeta de Cordel. Em 2016, neste dia, entrevistei o poeta Francisco Diniz, de Santa Rita, no programa “Alô comunidade” na Rádio Tabajara.

“São Fábio, intercedei por nós” (Quelyno Souza)

Leitor deste blog enviou mensagem dizendo-se revoltado com um tijolinho que fala sobre uma índia cujo nome remete aos atos sexuais. O leitor acha uma vergonha, vexame e absurdo.

“É por isso que nenhuma nação respeita o Brasil”, disse o indignado leitor.

“Todo mundo é avariado da ideia”. – João Ubaldo Ribeiro, alcoólatra famoso que já subiu pro bar de cima. 

Estes atuais Tijolinhos eu mando para o poeta José Sóter, em Brasília.


VERSO DO DIA

A chuva me irritava. Até que um dia
descobri que maria é que chovia.

A chuva era maria. E cada pingo
de maria ensopava o meu domingo.

e Deus, piedoso e enérgico, bradou
Não chove mais, maria! - e ela parou.

 

Carlos Drummond de Andrade

 

 

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Este é o estandarte da Academia Solanense de Letras, obra do poeta e artesão Chicco Mello. Arriscado a Academia sair com seu bloco no carnaval de 2026. Estandarte já tem. Bandeira de guerra pela cultura e alegria de fazer artes. 

Galera, é o seguinte: amanhã vai passar uma enfermeira aqui no Tijolinhos distribuindo a medicação de vocês. Não é pra ficar sem tomar, ok? É preparação para o lançamento do site mais cachorro da moléstia do planeta. E para administrar o tarifaço do Pato de peruca. Aguardem e controlem a ansiedade.

Eu que não sou de rir fácil, lembrei da Zambelli falando que na Itália ela era intocável e dei uma sonora gargalhada em ré maior.

A Rádio DiarioPB anunciou a prisão de Zambelli e entrou em seguida a música “Te amo espanhola”. Essa rádio é do balacobaco! Não é à toa que produz a “Rádio Barata no Ar”. www.radiodiariopb.com.br

“Se Carla Zambelli seguir seu padrão de comportamento, vai falar e incriminar ainda mais a família Bolsonaro. Prevejo que seremos ainda mais felizes nas próximas semanas”. (Madame Preciosa) 

O mal que o tarifaço está fazendo ao Brasil: cai preço da carne, café e laranja no atacado.

“Brasil não saiu do mapa da fome”. Imprensa hegemônica questiona Lula depois de entrevistar três pessoas na fila do self-service que estão com fome.

Tem um cemitério-parque anunciando planos e facilidades para a compra de jazigos. O slogan da campanha é "Quem ama, planeja". Pode ser uma boa ideia de presente. Noite de Natal, família reunida e você diz alegremente pro seu avô: “comprei um túmulo para você! Te amo tanto que já estou planejando seu funeral!”

"Sou quase a Cinderela, só que sem fada, sem vestido, sem sapato, sem carruagem, apenas esfregando o chão e lavando pratos." (Irmã Zuleide)

O fim do mundo será sexta-feira, dia 01 de agosto. Costumo dormir cedo, vou perder...

História: Vasco da Gama foi Vice-Rei da Índia.

Fui cachaceiro e sei: entre a décima segunda ou décima quinta saideira, começam a surgir os planos mirabolantes.

Como disse o poeta Augusto dos Anjos: “a mão que aplaude é a mesma que vaia”. - (Frase atribuída a Sonsinho, mas há controvérsia)

"Fábio, apreciei e gostei muito do seu livro "Artistas de Itabaiana ". Eu sou sobrinho do Erasmo Souto. Temos desejo de conhecer-te pessoalmente. Aguarde-nos!" - José Roberto, filho de Zé de Chéo.

O livro "Artistas de Itabaiana" será reeditado pela Editora Zé da Luz.

"Ser paraibano é um ato de fé". - Parece que de José Américo de Almeida, não tenho certeza.

Em terra de sapo, mosca não dá rasante.

Conselho de Santa Joana em 1501: "Eu vos aconselho a nunca pensar em casamento, por melhor que seja a pessoa, pois frequentemente as coisas tomam uma direção contrária à que se esperava".

A princesa Joana de França foi proclamada "Bem aventurada". Canonizada em 1951.

Na China, os homens santos eram chamados "Filhos do Céu", porque suas mães mantinham-se virgens, haviam concebido pelo poder de Tien.

A Virgem Maria cristã deu à luz "utero clauso" e nunca teve relações sexuais com José, segundo os cardeais reunidos no Concílio de Éfeso, em 431.

Eu defendo a premissa de que, não sendo ciência, jornalismo é tarefa para quem sabe ler e escrever, sem precisar de diploma. Ter um pouco de ética também é recomendável.

"Calúnia é uma mentira envenenada" - José Américo de Almeida.

Devido às imperfeições e diferenças inconciliáveis entre os homens, Cabo Gilberto e Wellington Roberto já não dividem mais as mesmas mentiras. Agora, cada um com a sua.

O cara pálida teve um caso com a índia Douabun Damai Nochupo, que em língua nativa quer dizer "aquele que se delicia com os prazeres da carne, sem sexo oral".

"Estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem".

O padre Danilo César, de Areial, zombou de Gilberto Gil que fez preces aos orixás pela filha Preta Gil. “Cadê os Orixás que não ressuscitaram Preta Gil?”, disse o padre.

Tião Lucena sobre o deboche do padre Danilo César: os que rezam para os santos da Igreja ressuscitam?

O padre Danilo desejou que os católicos que frequentam a umbanda fossem levados pelo Cão Canjiquinha. Boa alma, esse padre!

Botaram o nome do Ozzy Osbourne na missa do sétimo dia. É como botar joelho de porco na salada macrobiótica. Não foi na missa desse padre Danilo.

Hoje é dia de São Fábio. Eu desconhecia a existência desse santo. Podem pagar cerveja pra mim hoje, que é o dia do meu santo.

“São Fábio (nascido na Mauritânia, falecido em 303 ou 304 na Mauritânia Cesariense, atualmente Cherchell, Argélia) foi um mártir do Império Romano na antiga Mauritânia, venerado como santo pela Igreja Católica”. (Wikipédia)

E hoje também é dia do Vira-Lata. Cão sem dono e independente. Meu perfil, por acaso. 

Laranjas e aviões ficam fora da taxação de Trump. Eduardo Bolsonaro nunca mais vai pegar um avião para o Brasil, mas salvou seus laranjas. Muito malandro, o Bananinha! Será que o segundo golpe vai dar certo?

Conforme a Convenção de Genebra, espalhar besteiras pela internet é crime contra a humanidade. Vou me retirando pela tangente, deixando esses tijolinhos na conta de José Antonio de Souza, colega de Itabaiana.

 

VERSO DO DIA

 

Esta página, por exemplo,

não nasceu para ser lida.

Nasceu para ser pálida,

um mero plágio da Ilíada,

alguma coisa que cala,

folha que volta pro galho,

muito depois de caída.

 

Paulo Leminski

 

 

 

 

terça-feira, 29 de julho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Há 25 anos, nessa estaçãozinha de trem passei meus últimos dias como ferroviário ativo. Quando saí, deixei esse patrimônio histórico sendo ocupado por uma ONG cultural.

Eu fiz articulações para o tombamento como Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba. Lá instalei a Rádio Comunitária Araçá que ainda hoje funciona nesse prédio.

“Obrigado, Fábio Mozart. Como mariense, me orgulho de você ter feito muito por nossa cidade. Se ainda estivesse aqui, muito mais bençãos teriam acontecido com sua visão progressista. Lembro de você e suas crianças naquela casa por trás da estação, onde hoje é um centro cultural. Você deixou seu legado aqui”. (Rosélia Gomes)

“Matei muita barata cascuda nessa estação...” (Jota Alves)

“Esta velha estação ferroviária contém pedacinhos de nós. Louvado seja Deus”. (Antonio Angélico, ex-vereador de Mari)

“Os parabéns vai para você, Fábio Mozart, por ter dado este presente histórico a todos nós marienses”. (Enoch Vasconcelos)

Escrevi um livro contando a história de minhas lutas sociais e culturais em Mari. O livro/cordel “História da Rádio Comunitária Araçá em versos” é encontrado no Sebo Cultural em João Pessoa, pelo site https://lojasebocultural.com.br/produto/historia-da-radio-comunitaria-araca-em-versos/

Essa rádio comunitária foi tema de TCC de Maria de Lourdes Fernandes na Universidade Estadual da Paraíba. https://dspace.bc.uepb.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/11379/PDF%20-%20Maria%20de%20Lurdes%20Fernandes%20da%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y

O comunicador Manuel Batista prefaciou a obra em sua primeira edição, lançada em 2009. “Fábio Mozart é cidadão emérito de Mari, porque sua prodigalidade nos rendeu frutos que ainda hoje florescem na cidade, durante o período em que aqui viveu.”

“Ele é um artista que faz questão de repassar conhecimentos. Fundou o grupo de teatro, jornal e outros empreendimentos sócio culturais, a exemplo da rádio comunitária”, escreveu Batista.

Sou grato àquela comunidade pelo carinho e afeição. Já que estou na fase de destacar elogios, vai esse do meu compadre Ciço Filho:

“Fábio Mozart, vulto sagrado das artes paraibanas. Paixão incondicional por nossa cultura. De sangue no olho e bala na língua. Verve fácil, humor fino, súbito e impetuoso. Criador e produtor intrépido e visceral. Ativista e militante de longa e fecunda jornada no front em defesa dos nossos bens culturais”

Caso de violência doméstica aqui em casa. Fui obrigado a assassinar uma barata. Era ela ou eu.

“Inteligências Artificiais criam abaixo-assinado pedindo anistia para a tornezeleira eletrônica de Bolsonaro”. (The Piauí Herald)

Nove em cada dez pessoas concordam com jornada de 4 dias de trabalho, diz pesquisa. O décimo é patrão.

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba não me aceitou como sócio porque não tenho diploma.

A obrigatoriedade do diploma para exercer jornalismo foi imposição da ditadura militar, na ânsia de controlar o pensamento da Nação. Escrever é uma arte, assim como informar, investigar, divulgar e opinar, independente de diploma.

Eu sou jornalista desde 1970. Portanto, faz 55 anos que mexo com informação. Naquele ano, editei meu primeiro jornal, o “Jornal Alvorada”.

No meio de tantos elogios, vai aqui um desacato do meu inimigo Maciel Caju: “Desprezado Fábio Mozart, eu soube que os vereadores de Itabaiana votaram contra seu livro “História de Itabaiana” para ser livro didático. Você merecia mesmo era voto de repúdio!”

“Em verdade, em verdade, vos digo: um cara fuleiro igual a esse Mozart merecia voto de repúdio total e absoluto da vereança. Mas, porém, muito pelo contrário, só botaram terra na merda de livro que ninguém leu, mesmo considerado o alto nível de analfabetismo”.

Respondi: Maciel, foi um grande prazer venéreo reencontrar sua velha mãe, que tantas alegrias e blenorragias me deu.

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz vai comemorar 50 anos em 2026. O teatro da Zé da Luz estreou no palco do Itabaiana Clube em 22 de agosto de 1976, com a peça “A peleja de Lampião com o Capeta”, original de Fábio Mozart.

Ontem, estivemos com o prefeito de Itabaiana, Cláudio Neto, para saber se interessa ao Município participar dessa festa do cinquentenário da Sociedade Zé da Luz. Ele acenou positivamente.

A atriz Das Dores Neta esteve no grupo de Zé da Luz em audiência com o prefeito Neto. Enquanto participava da conversa, amamentava sua filha Maria Liz.

O bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra diversas doenças tais como diarreia e infecções. No caso de Das Dores, sua filha também recebe o leite da arte.

Hoje tem “Estação cultura”, pela Rádio Comunitária Solânea FM às 9 horas da manhã. Apresentação de Fábio Mozart e Batista de Andrade. http://play.radios.com.br/25151#google_vignette

Eduardo Bananinha tem sorte por ser brasileiro. O crime que ele cometeu, de atentado à soberania nacional, dá pena de morte nos Estados Unidos.

Tijolinhos para a professora Telma Lopes, de Itabaiana.

 

VERSO DO DIA

Armei aquela coivara
Eu mesmo acendi o fogo
Choveu, eu arranquei gogo
Atrás da cerca de vara
E com cipó de taquara
Teci mais uma tipoia
Com canapú e gogoia
Eu fui bem alimentado
Fui fachiar no roçado
Sob a luz dum candeeiro
Acordei num desespero
Tudo ficou no passado

Thiago Alves

 

 

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 


A tarifa-Bolsonaro está chegando. Os fantasmas dos traidores da Pátria se levantam da tumba. Calabar e Joaquim Silvério dos Reis foram vistos na sede do Partido Liberal. Vilões daqueles de antigamente, que não hesitavam em destruírem tudo, inclusive eles mesmos, para conseguirem seus objetivos.

E o velho fascista Pato Donald Tampa se segurando em sua megalomania. Quer conquistar o mundo inteiro, mudar o rumo da história, implantar uma ideologia absoluta, fanatizar a humanidade e tornar-se Rei e Senhor do Universo. Só isso.

“Vai derramando bençãos e baratas e humor e canjibrina e prensado sobre nossas vidas, Senhor!” (Pastor Pedânio)

Uma senhora dos peitos grandes muito arretada com a colega que mandou esse bilhete: “amiga, estou assistindo uma reportagem no Globo Rural sobre as principais bacias leiteiras do Brasil e lembrei de você”.

Preço da carne disparando nos Estados Unidos. Belo trabalho do Donald Trump em favor do vegetarianismo.

Assis Firmino de Mari informa que o projeto “Repente na estação” foi adiado. Seria lançado no dia 2 de agosto, mas o ICMS Cultural do Governo ainda não repassou a grana.

Quarta-feira, dia 30 de julho (amanhã) a Rádio Comunitária Solânea FM transmite o programa “Estação cultura”, com Fábio Mozart e Batista de Andrade. Estarão nesta edição o forrozeiro Tuíca, os escritores Just Hilton, Wolhfagon Costa, Gersilene Alves, Chicco Mello e Djanira Menezes.

Tem também entrevista com a professora e escritora Terezinha Campos, de Bananeiras. Neste programa vamos tocar um forró inédito no rádio. Começa às 9 horas na Solânea FM, 87,9 - http://play.radios.com.br/25151#google_vignette

Grandes pensadores e pesquisadores da cultura paraibana pegaram uma crônica de Fábio Mozart sobre Bastos de Andrade, irmão de Zé da Luz, e desenvolveram uma matéria sobre folkcomunicação para a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Bastos de Andrade tinha um programa diário na Rádio Tabajara, nos anos 50/60. Foi considerado um marco da poesia matuta brasileira. Aprendeu com Catulo da Paixão Cearense.

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz vai publicar o livro “Brasil caboclo”, do patrono Zé da Luz.

Fui questionado se os Tijolinhos sou eu mesmo que escrevo. Fiquei em estado de choque.

Platelminto é um verme que defeca pela boca e ameaça os mais pobres. Possui apenas uma abertura para a boca e ânus. Ele não sabe se vai se filiar ao Novo ou ao PL.

Petrobrás anuncia queda de preço na refinaria e o preço do combustível não cai na bomba. Cartel é o nome da mágica.

A gente podia coletivamente parar de ser chato né? Tem nada que dar o dedo pra cantora Roberta Miranda! Foi em show público em Solânea. Roberta mandou o mal educado enfiar o dedo no aritimbó.

Eu sei que você tá ocupado, mas pare um minuto de ver o Tic Toc e o Instagran pra ler um livro. Torne-se um viciado em leitura, um bibliófilo. Não tem cura e te cura da brochura. Brochura intelectual, bem entendido!  Leitura é refúgio, lazer e encantamento.

O último livro que eu li: “Um paraibano na Alemanha”, de Wolhfagon Costa. Vou comprar “Nos tempos de jornal”, de Tião Lucena. Custa R$ 20,00 no Sebo Cultural de Heriberto Coelho.

Lá você encontra todos os livros publicados por Fábio Mozart. https://lojasebocultural.com.br/?s=f%C3%A1bio+mozart

Para quem curte poesia, recomendo “Transmutação”, de Chicco Mello. Não está no Sebo Cultural. Peça no WhatsApp 11 96977-7442. Ontem, Chicco recebeu carinhos dos amigos e amigas pelo aniversário.

A mãe de Matteos França foi enterrada em Minas Gerais. Ele escreveu: “Foi mais do que minha mãe, foi minha amiga, minha inspiração e meu amor”. Ele matou a mãe a facadas por causa de dívidas com jogos online. 

Eduardo Bananinha admite: melhor o Brasil lascado do que o pai dele preso. Ele é contra o crescimento econômico e a soberania do país.

Milhões de eleitores ainda votam em Dudu Bananinha. Muito se deve ao impacto das redes sociais na saúde mental e formação de opinião das pessoas.

Os mesmos babacas que não podiam fazer quarentena no meio de uma pandemia que matou milhões de brasileiros, porque ia quebrar a economia, agora estão dispostos a destruir a economia inteira só pra defender um vagabundo.

Recado do tijoleiro Davi Passos: “Não gosto quando você apelida Bolsonaro de Bozó. Apelidos são para amigos e esse Bozó não é amigo meu”.

“Bolsonaro e seus seguidores são ervas daninhas nas roças e nas consciências dos mal informados ou mal intencionados. Resumindo: a enxada da história vai limpar esse mato ruim”. (Hidelbrando Rosas)

“Eu tenho medo de deixar o carrinho sozinho no supermercado e alguém pagar minhas compras”. (Sonsinho)

“O Globo fez 100 anos. Se não tivesse apoiado a ditadura teria acabado em 1964, aos 39”. (Cynara Menezes)

Lula se acha “o homem mais feliz do mundo” depois de tirar o Brasil pela segunda vez do mapa da fome. Acreditem: há milhões de brasileiros que ficaram com ódio dessa vitória contra a insegurança alimentar.

Tijolinhos de hoje para o Padre Mauro Ribeiro, Helane Cibely, Lívia Andrade, Rafaela Martins e Oséas Almeida Neto, meus alunos eventuais na oficina de cordel em Bananeiras. 

 

VERSO DO DIA

 

Meu nome: Helane Cibely

Eu sou bibliotecária

Amo o cordel com paixão

Na minha vida diária

Divulgo a literatura

De maneira voluntária.

 

Lívia Andrade é meu nome

Estudo pedagogia

Com força e dedicação

Durante todo meu dia

Meu mundo é sala de aula

Vivo com muita harmonia.

 

Sou Rafaela Martins

Eu amo a educação

Estudo pedagogia

Com garra e dedicação.

Pretendo usar o cordel

Para minha formação.

 

Eu sou Oséas Almeida

Estudei a vida inteira

Fiz seresta e cantoria

Nessa região brejeira

Nos acordes da viola

Para minha companheira.

 

Sou sacerdote de Deus

Meu nome é Mauro Ribeiro

Pretendo usar o cordel

Como meu guia e roteiro

Falando do Evangelho

Para o povo brasileiro.


Participantes da oficina de cordel em Bananeiras