quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NOSSO EMBAIXADOR EM CAMPO GRANDE



Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, um homem acorda todo dia cinco e meia da manhã, liga o computador e recomeça seu depoimento sobre uma cidade longínqua, lá pras bandas do Nordeste, interior da Paraíba. Editou algumas obras sobre esse assunto e outros, chegando a ter o reconhecimento dos que privam de sua presença enriquecedora naquele recanto do Brasil. Por isso foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Já escreveu poesias, crônicas, biografias e romances. Seu grande tema é Itabaiana, cidade onde nasceu e passou sua infância.

O nome dele é Reginaldo Alves de Araújo, um homem simples como simples são seus escritos. Reginaldo é nosso embaixador no Mato Grosso do Sul. Lidera um processo de integração cultural com a perspectiva de valorizar sua terra, de mostrar aos seus atuais conterrâneos o valor de sua aldeia e dos artistas itabaianenses. Já veio aqui várias vezes, lançou livros, trouxe amigos de lá, apoiou eventos culturais e artísticos, enfim, consegue imprimir uma matriz de opinião segundo a qual somos um povo inteligente, altivo e dedicado às artes. Itabaiana tem uma ótima fama em Mato Grosso do Sul graças ao empenho de Reginaldo na transmissão de mensagens positivas a respeito da terrinha.

Na foto que ilustra a matéria do nosso blog, Reginaldo Araújo aparece ao lado da artista plástica Janete Ribeiro, de Mato Grosso do Sul. O nosso escritor foi prestigiar as obras da artista no espaço Saneartes. É assim sua vida, sempre disposto a dar sustentáculo aos criadores, aos que têm sentimento e gosto pela arte. A pessoa simples e desafetada que é já deveria estar coberta pelos louros da glória do reconhecimento em sua terra natal, pela estima e importância que dá às coisas itabaianenes em terras do Mato Grosso do Sul e em outras instâncias onde atua.

Interessante e peculiar o material que Reginaldo vem enviando para este humilde escriba, que fará parte de futuro livro de crônicas, mais uma vez sobre sua querida Itabaiana. O tema também invade um livreto que estou escrevendo, sempre remetendo a fatos e dados históricos da terra de Sivuca. Quem sabe, em 2010 estaremos juntos lançando os dois livros.

Aqui, dois cidadãos têm a honra de ser ponta-de-lança de Reginaldo, legítimos prepostos e mandatários do nosso embaixador em Mato Grosso do Sul. Um deles é o jornalista Geraldo Aguiar, editor do literário “Itabaiana Hoje”, o outro é Beto de Zé de Paulo. No que dependa dessas duas figuras ilustres, a criatividade e inteligência de Reginaldo, e seu amor pela terra natal, serão perenizados. De minha parte, já sou fã do seu texto. Estarei na retaguarda, ativo e solidário com meu confrade Reginaldo Araújo, aguardando o privilégio de conhece-lo pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário