quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - Mãe Lúcia de Omidewá, doutora em religião de matriz africana, comigo em entrevista no programa “Alô comunidade”, em 2016. Ela disse, eu não sabia, que a jurema é uma bebida alucinógena usada no candomblé cujo potencial é 10 vezes maior do que a hoasca ou Ayahuasca, o chá da religião União do Vegetal.

Acenda um incenso cheiroso que é pra limpar o ambiente. “E kú odún titun”, feliz ano novo em yourubá. Viva Xangô, Kaô kabecilê! Eparrei Iansã e Odoyá para Iemanjá. Fé e luta em 2026.

Ninguém manda José Saramago usar vírgula, mas fica corrigindo o texto do zé ruela do grupo.

Quem não entendeu o “tijolinho” acima, leia algum livro do português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

Aliás, Saramago usava vírgulas nos seus textos, mas de maneira a desafiar as regras convencionais e forçar o leitor a uma leitura mais atenta.

É como se diz: Saramago tinha uma capacidade extraordinária de tirar o leitor da zona de conforto. Pretendo reler “O evangelho segundo Jesus Cristo” em 2026.

Confira quais sentimentos que abrem e fecham neste feriado de ano novo: abrem a dissimulação, a fome e sede da ganância e mesquinhez na hora de dividir a conta. Fecham: a franqueza, boa-fé e credo verdadeiro.

O jovem precisa entender que todas as idades são horríveis. Já fui moço e sei.

Para os coroas festeiros, quero lembrar que os seres humanos, tecnicamente, são vegetais com ansiedade. Recomendo ficar em local na sombra e tomar muita água.

No fim do ano, decore sua sala com uma samambaia. Purificam o ar, decoram com elegância e atraem boas energias.

Não sei quem disse, mas gosto desta afirmativa: “Uma boa biblioteca é composta principalmente por livros não lidos”. Essa é a ideia. Minha biblioteca funciona como um lembrete diário do que eu ainda não sei.

Tenho 46 livros na fila para serem lidos em 2026.

Uma ideia para uma lei maluca: acima de 30ºC é feriado. Certeza de que  o problema do aquecimento global seria resolvido na semana seguinte.

“Vou reclamar do calor como reclamei do frio. Porque a vida é curta demais pra eu não reclamar da merda que fizeram com o nosso clima”. (Paolo Costa no SkyBlue)

Temos candidato de extrema direita. Faltando o candidato de extremo centro. Ou será que Lula Ignácio preenche a vaga?

Flávio Bolsonaro virou pastor. O velho trambiqueiro pastor Pedânio terá forte concorrente.

Recebi convite para uma palestra com influenciador evangélico. Não posso deixar de perder.

Já organizou suas metas a cumprir em 2026? Que o próximo ano traga mais risadas do que boletos e decepções.

Poeta Vavá da Luz comemorou fim do ano com galinha de capoeira e peru na sua fazenda Senzala, em Ingá. O velho tá jovem e serelepe. Promete viver mais uns 30 fins de ano, no mínimo minimório, como diria Jessier Quirino.

Convalescente de recente cirurgia, Vavá confessou que está mais remendado do que buchada de bode velho.

“Como é que o Dorflex sabe a parte do corpo que tá doendo?” – (Sonsinho)

Hoje, 31 de dezembro, recebo mensagem de Ameba: “que em 2026 nós se lasque menos!”

Apareceu um saco com R$ 800 mil reais em dinheiro dentro da Igreja Jesus Salva e a Cannabis Cura. Pastor Pedânio alega que se trata de renda do tráfico ungido e tudo bem. Segue o jogo.

Acabei de receber da gráfica os 300 exemplares do folheto “Cordel para Zé da Luz”, com renda revertida para as comemorações do cinquentenário da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, de Itabaiana.

Pedidos para meu zap: 99960-6717. À venda no Celeiro Espaço Criativo, no Hotel Globo em João Pessoa.

Governo federal devolve R$ 2,8 bilhões a aposentados e pensionistas por descontos irregulares. Enquanto isso, Banco Itaú continua descontando parcelas de empréstimos que eu nunca contratei.

Encaminhei denúncia ao Banco Central do Brasil, ao Procon e às instâncias judiciais competentes.

O sistema financeiro é o maior ladrão, o maior bandido do capitalismo.

Ninguém me verá num bar literário. Acho coisa pra quem não gosta de livro e não gosta de bar.

E se nada der certo em 2026, ligue no automático e deixe a natureza obrar.

Estou acompanhando a série sobre o filho do pastor que ofereceu a esposa para o pai pecar. A ideia era a mãe descobrir, ele matar a mãe e colocar a culpa no pai. Assim, afastaria os dois da jogada, viraria o líder da Assembleia de Deus e botaria a mão no patrimônio e no esquema do dízimo. Haja jejum e oração!

O caso é verídico e se deu na Assembleia de Deus Missão em Marabá, no Pará. O pastor Sales Batista de Souza foi flagrado com a sua nora Luciana Salles, esposa do filho Kennedy Salles. O restante do enredo foi revelado e ganhou repercussão nacional.

Se moço fosse, queria passar a virada do ano novo rezando como Santa Tereza D’Ávila. Os êxtases místicos de Sta. Teresa D’Ávila eram semelhantes a orgasmos. Ela gozava enquanto rezava. Não sei se fingia de vez em quando.

Não tenho mais idade para essas orações profundas e intensas. Só lembranças de uma antiga namorada que se chamava Maria Aparecida dos Mistérios Gozosos.

Metas para 2026: sobreviver ao verão paraibano, não ter AVC nem burnout ou ataque cardíaco e manter os tijolinhos por mais um ano.

Não posso beber, não posso fumar, não posso carregar peso, fazer força, andar, comer alimentos calóricos nem tocar violão por causa da artrite nos dedos. Muito menos ações ligadas ao amor físico. 

Não estou me divertindo muito carregando meus setenta anos, caso queiram saber.

“Em 2026, tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." – (Sonsinho)

Tijolinhos para o jornalista Jota Alves, de Mari. Tamo junto.

 

VERSO DO DIA

 

Depois que o tempo ensina

Sem discurso ou confusão,

A gente troca a corrida

Por passo firme no chão;

Descobre que a calmaria

Também é revolução.

 

O luxo perde o encanto,

Vira peso sem razão;

Pressa vira atropelo,

Grito vira distração.

Vale mais o dia simples

Que a fama em exibição.

 

Palmari de Lucena

 

 

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA – Em 2018, entrevistei o mais antigo radiodifusor comunitário da Paraíba, João Theotônio, seu Theo (in memoriam), então com 90 anos. Ele botou no ar uma rádio na década de 1950 na Usina de Açúcar São João, no município de Santa Rita, onde foi discotecário, locutor, apresentador, ator de rádio e noticiarista. Achando pouco, fundou um grupo teatral e trabalhava como uma espécie de animador cultural da comunidade.

Quando eu nasci, seu Theo já mexia com rádio comunitária e teatro amador.

A entrevista de seu Theo se deu no programa “Alô comunidade”, da Rádio Tabajara AM, já extinta. Seu Theo também “saiu da vida para entrar na história”, parodiando Getúlio Vargas.

A previsão era de que a terra não passaria do ano 2050 por causa das mudanças climáticas. Acho que estavam sendo otimistas. 

Voltando ao Silvinei Vasques e sua audácia de querer enganar os paraguaios com falsificações. Logo no Paraguai! Senhor Silvinei, respeita a história dos manos!

Melhor seria se ele saísse de peruca e calcinha pra disfarçar, como fez aquele pastor.

Todo lugarejo, por mais mínimo que seja, tem sempre um “Bar do Zé”.
E além do bar, tem sempre um campinho de futebol, uma igrejinha católica e um templo evangélico. No sítio Entroncamento só não tinha igreja de crente.

É assim em Sobragi, em Cotegipe, em Lagoinha, em Buriti das Mulatas, em Cachoeira Escura, em Entroncamento na Paraíba. Não estão no mapa, mas têm seus encantos.

Entroncamento é onde fica a antiga estação ferroviária Paula Cavalcanti, hoje abandonada. Trabalhei como radiotelegrafista por lá nos anos 90.

Conheço petista de direita e bolsonarista de esquerda. São raros, mas existem.

Piada do Sensacionalista em 2023: “Queda do preço dos alimentos no Brasil faz bolsonarista ir à Argentina comprar comida mais cara em protesto. (Sensacionalista)

Se tiverem uma prece, uma boa energia, pensamento positivo, por favor, não direcionem pra mim. Sou adepto da expectativa reversa.

Orei a Zeus, o deus grego da chuva, e choveu! Orei também a Huracán, deus maia da natureza. Choveu! Aliás, esse deus maia foi quem provocou a Grande Inundação, depois que os primeiros homens enfureceram os deuses.

Huracán supostamente viveu nas neblinas sobre as águas torrenciais e repetiu "terra" até que a terra emergiu dos oceanos. Seria um Noé mais consequente.

Em Bananeiras, temos o túnel da serra da Viração, como um monumento à estupidez dos nossos governantes que deixaram a ferrovia do brejo morrer. Um túnel que não leva a lugar algum, a não ser ao nosso passado lírico.

Em 2012 eu projetei ler "Guerra e Paz". Os dois volumes somam 2.528 páginas. Jamais li.

"É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." - (Carlos Drummond de Andrade)

A popular Cigana Sulamita afirmou que "nunca o Brasil chegou num buraco tão fundo como vocês vão presenciar já nos primeiros meses de 2026".

A Cigana leu isso no tarot e baralho cigano sobre o futuro do país. De acordo com ela, as visões são conduzidas por orientação espiritual. Madame Preciosa discorda das previsões de Sulamita.

Para Preciosa, em 2026 a vida do brasileiro será melhor. Ela se baseia nas cartas do tarot e em pesquisa que diz que 69% dos brasileiros acreditam que sua vida pessoal será melhor em 2026, um salto de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

60% avaliam que o país como um todo terá melhorias, contra apenas 47% no fim de 2024.

O otimismo é mais forte entre mulheres, nordestinos e pessoas de menor renda, indicando expectativa de inclusão social.

Nem precisa consultar os astros. No Nordeste, especialmente em estados como Paraíba, há expectativa de crescimento em turismo e infraestrutura, fortalecendo economias locais.

Na verdade, a Cigana Sulamita falou foi de desastres naturais, como chuvas "torrenciais e devastadores" já no início do ano. São as tais previsões previsíveis.

O advogado rábula Sonsinho explicou que usufruto é o direito real da pessoa comer as mangas do quintal do vizinho sem pedir permissão. 

Por falar nele, Ameba ligou o dia todo sem que Sonsinho atendesse. “Não atendi porque tava esperando sua ligação e não queria ocupar o aparelho”, explicou o maluco.

No domingo (28) o bombeiro militar Derivaldo do Nascimento Santos, de 47 anos, foi assassinado durante uma suposta tentativa de assalto em uma localidade conhecida como Inhauá, na zona rural de Sapé, na região da Zona da Mata.

Ele reagiu, matou um dos suspeitos e acabou falecendo. Era meu confrade na Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciência. Pêsames aos familiares.

O pernil de ano novo tá custando R$ 20. Sem tempero e com osso. O de vitelo custa R$ 120.

Passar o ano novo dormindo e acordar sem ressaca: não tem preço.

Um amigo disse que utilizar IA é cafona e acarreta muitas problemáticas.

Li o livro de Ailton Krenak, emprestado por Dalmo de Xangô. Uma frase forte dele: “O capitalismo requer crescimento infinito em um sistema finito. Na biologia celular, chamamos isso de câncer”.

Minhas sandálias Havaianas estão em fim de missão e ninguém me deu um par de presente neste fim de ano.

"O Estado-guerra se materializou em toda a sua brutalidade. De mãos dadas com o poder farmacológico, impôs as medidas mais indispensáveis de controle social". (Santiago López Petit)

O cantor João Gomes é formado em técnico em agropecuária no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em Petrolina. Ele agradeceu a Lula e disse que vai repetir o voto no seu conterrâneo.

Eu também.

Brigitte Bardot era a Regina Duarte da França. Racista, antigênero e antifeminista. Morreu, tá perdoada.

Ela lutava pelos direitos dos animais e condenava os muçulmanos.

Tijolinhos para o poeta Joan Saulo, de Pilar.

 

VERSO DO DIA

 

Sou dia que vem,

és dia que passa;

Aves Marias

cheias de farsa.

 

Joan Saulo do Monte

 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Encontro de três gerações. Minha mãe Iraci, no seu aniversário de 91 anos, meu filho Max Mozart e sua filha Flora Mozart.

“Finalmente o Silvinei, que impediu pessoas de chegarem aos locais de votação, entendeu como é ruim ser impedido de chegar a algum lugar”. – (Daniel Duncan)

Na realidade, todo poder é assimétrico, castrador e se manifesta pela força.

"Não preciso de ninguém pra me perturbar e piorar minha vida. Eu sou auto-suficiente." – (Ameba, o Horrível)

“Às vezes tenho a impressão de que meu anjo da guarda tá gozando licença prêmio". (Stanislaw Ponte Preta)

Tá fazendo tanto calor que eu vi um árabe falando: "Que saudade do meu Saara!"

Maior prova de que não dá pra confiar em humanos: até os cegos preferem ser guiados por cachorros.

Você até pode tentar correr, mas, uma bela hora os 70 anos de idade te alcançam.

"Vou fazer 70 anos e, por favor, prestem atenção, quero cumplicidade, porque estou no limiar de alguma coisa grave." - Afonso Romano

A tragédia é que 55% dos estudantes do Brasil, entre 13 e 17 anos, não sabem raciocinar diante de um texto escrito.

Muito pior do que uma besta quadrada, é uma besta esférica. Porque, se você analisar bem, uma besta quadrada é menos besta ali nos cantinhos do quadrado, enquanto que a besta esférica não, a besta esférica é igualmente besta de qualquer ângulo que você a observe.

A teoria acima é do sábio Ameba.

Com o pensamento voltado para outras coisas, outro dia esqueci de vestir as calças. Constrangedor. Isso tem cara de ser aquela doença que as pessoas começam a esquecer tudo... como é mesmo o nome?

Jesus sobre o capitalismo selvagem: "Porque aquele que tem, se lhes dá, mas aquele que não tem, até aquilo que tenha lhe será tirado".

Mentir é uma arte, que quando levada a sério e exercida com talento, torna o mentiroso um escritor, teatrólogo, poeta, novelista, político ou mentiroso mesmo, desses que servem de "laranja" para negócios escusos.

“Infelizmente necessário para assegurar a sobrevivência da espécie, o sexo deve ser praticado com nojo, melancolia e sentimento de culpa e de pecado, porque é coisa do diabo.” – Santo Agostinho.

30% do tráfego da internet é dedicado à pornografia. O restante é conteúdo para o nível de Sonsinho.

Morre mais gente de medicamento do que de doença. A medicina não perdoa nem se arrepende.

Uma certeza consoladora: meu complexo de inferioridade não é inferior ao de ninguém.

E pra acabar de lascar a tampa do tabaqueiro, chegou fim do ano e eu tou sem dinheiro.

Entreouvido no Mercado Central em João Pessoa: “É melhor votar num ladrão já comprovado e certificado do que em novato, amador sem muita prática.”

Entreouvido na calçadinha da orla: "Com honrosas e raríssimas exceções, o político brasileiro é conservador e canalha ao mesmo tempo." (Citado por Petrônio Souto)

De Ameba sobre Maciel Caju: "É homem, mas não é dos mais fanáticos."

Madame Preciosa não é bruxa porque excede em peso à categoria. Se montar na vassoura, quebra o cabo.

Índice de Opinião Pública é tão relativo quanto a virgindade de Madame Preciosa.

Moda agora entre as mulheres é imitar Madame Preciosa. Todas querem ter celulite na bunda.

O mundo está cheio de protozoários. Transbordam pelas repartições públicas, pelas câmaras de vereadores. O mais famoso é meu amigo Ameba.

Maciel Caju não é um cara assim tão chato, mas podendo evitar é melhor.

“Diabético não tem lua de mel. É lua de adoçante”. (Anco Márcio)

"Se existisse manual para a felicidade, ia continuar todo mundo triste. Ninguém lê manual." - Humor sustentável.

"Há em Cantares de Salomão, a afirmação de que a genitália da esposa era o copo de vinho do marido. Mas o pudor dos ‘tradutores’, mudou a zona descrita para uma região uns poucos centímetros acima da genitália, e traduziram por “umbigo”. – (Pastor Caio Fábio)

"Um crente verdadeiro deixa sua casa de portas abertas a noite inteira, aos cuidados de Deus. Se fechar as portas é porque sua fé é falsa". – (Pastor Carlos Couto)

Em 2008, o subsecretário de Cultura do Estado, David Fernandes, garantia que a implantação do Memorial Sivuca seria na cidade de Itabaiana.

No ano seguinte, a imprensa garantia que o Governador José Maranhão seria o maior entusiasta do projeto Memória Sivuca, mas em João Pessoa.

Ainda em 2009, Flávio Tavares, Secretário de Cultura, disse que "a musicalidade de Sivuca está mais ligada à Serra da Borborema, e será lá em Campina Grande o Memorial Sivuca."

Esse Memorial Sivuca seria uma espécie de arte conceitual, onde se valoriza mais a ideia da obra do que o produto acabado, sendo que, às vezes, este (produto) nem mesmo precisa de existir.

Agora, o Governador João Azevedo garante recursos orçamentários para o Memorial de Sivuca no centro histórico de João Pessoa.

Se eu ganhar na mega sena da virada, vou montar uma rádio comunitária e ressuscitar o movimento de rádios livres. Seria minha última peripécia no mundo da comunicação alternativa.

Tijolinhos sertanejos para Valbam Lopes que mora na beira de um açude em Princesa Isabel e é poeta do cordel brasileiro.

 

VERSO DO DIA

Eu também tive um sonho que passou
Também sou feiticeiro e cantador
Eu também ouço histórias na voz do tambor
Eu também tive um rio que secou
Também sou guerreiro e sonhador
Eu também sei cantar pra não gritar de dor.

Sérgio Pererê

domingo, 28 de dezembro de 2025

10 MINUTOS NO CONFESSIONÁRIO - 236


 

A última confissão de 2025

10 MINUTOS NO CONFESSIONÁRIO - 236

https://www.radiodiariopb.com.br/ultima-confissao-de-2026-podcast-com-fabio-mozart-episodio-236/


Estão voltando as flores

 


Na aurora do último domingo, dia 14 de dezembro de 2025, encontrava-me em Itabaiana, no repouso noturno de uma pousada, quando despertei de um sonho fleumático. Num curto espaço temporal me vi nos verdes anos, juntamente com dois ou três amigos notívagos, de posse de uma vitrola portátil, na porta de uma paixão, um vinil a tocar: “Noite alta, céu risonho/A quietude é quase um sonho/O luar caia sobre a mata, qual uma chuva de prata/De raríssimo esplendor/Só tu dormes, não escuta o teu cantor/Revelando à lua airosa/A história deste amor...”

De repente, ao meu lado ela fala: “Acorda amor, você está tendo um pesadelo. Desperta para a realidade.  Vem escutar um som de verdade.” De meu quarto, dava para ouvir um coro a cantarolar: “Boêmia, aqui me tens de regresso/E suplicante te peço/A minha nova inscrição/Voltei pra rever os amigos que um dia/Eu deixei a chorar de alegria/Me acompanha o meu violão...”

Já passava das duas horas da madrugada, quando da brecha da porta deu para enxergar um seleto grupo de saudosistas seresteiros, composto por mulheres e homens de espírito juvenil, a exibir pelas ruas da provinciana rainha do vale do paraíba, um acústico a despertar lembranças e emoções latentes. 

A cena nos faz mergulhar em uma forte nostalgia, revivendo numa espécie de “flash back” a entoar a conexão entre o amor e a juventude, a evidenciar a união entre os diversos estilos musicais a expressar sentimentos universais de saudade e finitude. Todo gosto musical cabe em uma seresta.

Na manhã do domingo, fiquei sabendo que A Serenata da Saudade teve início em frente a Igreja Matriz, com pedido de bençãos à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Depois, percorreu as principais ruas do centro de Itabaiana, num encontro de paz, alegria e harmonia, tudo isso retratado em belas canções do universo seresteiro.

Antes que eu esqueça, o animado coro encerrou a celebração com uma melodia, numa despedida da primavera e abraço a um novo verão: “Vê, estão voltando as flores/Vê, nessa manhã tão linda/Vê, como é bonita a vida/Vê, há esperança ainda/Vê, como é bonita a vida/Vê há esperança ainda...”

Garotos e garotas, peçam bis, a seresta não pode parar.

 

                                        Joacir Avelino, itabaianense da gema.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

O repórter Sérgio Ricardo (Rádio DiarioPB) entrevista Humano Melo, da banda Macumbia, no “Alô comunidade” deste sábado, às 11 horas na Rádio Tabajara. https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

Sérgio Tacunaré, secretário da Rádio Barata, passou o Natal tomando destilado e destilando filosofia anárquico-acanalhada-político-debochada.

Quando criança, Ameba foi até o presépio, pegou a estátua do menino Jesus e trancou na gaveta. E escreveu: "Caros José e Maria, sequestrei o filho de vocês. Para tê-lo de volta, eu exijo que me mandem uma bicicleta!"

Greve dos coveiros em Olinda. Cemitério virou condomínio privado: ninguém entra, ninguém sai.

A prefeitura, sem saber o que fazer com os defuntos acumulando na fila, tomou uma medida inédita: proibiu oficialmente as mortes até segunda ordem.

Leia essa notícia na Barata Press: www.baratapres.com.br

Tive um pesadelo onde um defunto me agredia com palavrões em latim, uma língua morta.

Tá querendo se ligar num besteirol sadio e fedorento e não sabe como? Acesse RÁDIO BARATA NO AR e fim de problema. https://www.radiodiariopb.com.br/category/podcasts/radio-barata-no-ar/

Papa Francisco foi um dos homens mais odiados do mundo. E quem mais o odiava não eram ateus, protestantes ou muçulmanos, mas alguns dos seus próprios seguidores, correntes de direita da Igreja Católica.

O celular de Bento Júnior só atende com hora marcada. Quando atende!

"...Tão lindo o mar da Paraíba e tão delicadas as pessoas... Nem bem pisei na escada do avião e já estava saudoso daquela gente e paisagem..." – (José Carlos Oliveira no livro ‘Terror e êxtase’)

Sonsinho só foi esperto quando era espermatozoide. Depois, nunca mais.

O pior ainda está por vir. A hipocrisia farisaica terá seu momento maior nas tais “entradas”. O caos nas estradas deve piorar. Seu crédito estará nos limites extremos do negativo, só que você terá que entrar ainda mais no vermelho para pintar de novo o ano velho e fingir que chora arrependido pelas besteiras cometidas e consumidas no Natal, tomar seu champanhe, postar mensagens bestas no Facebook e fazer sua lista de boas intenções, decretando que a partir de janeiro as coisas vão mudar, além do calendário na parede.

"Conquanto amante da brochura, ainda tenho fé na capa dura. E tudo pelos textículos." - Brazílio.

Ano que vem tem contas demais pra pagar: IPVA, IPTU, tratamento de saúde do Bozó...

"O espírito natalino baixou aqui e aumentou 2 cm da minha pança." – (Madame Preciosa)

“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio”. – (1 Timóteo 2:10-15, citado por Michelle Bolsonaro)

Sonsinho: "Eu tenho muitas dúvidas, mas nenhuma delas certa.

O radialista Sérgio Ricardo, da Rádio DiarioPB, vai estrear em janeiro de 2026 o programa “Pulso cultural”, um espaço de escuta, memória e conversa com pessoas que fazem da cultura um modo de vida.

Previsão de Madame Preciosa para 2026: Bebé de Natércio vai se converter ao evangelho segundo Pastor irmão Goipeba, e vai promover sessões de descarrego no quiosque da poesia, tudo em rima e canções no gospel agalopado.

"Eu não sou da informática: eu sou da invencionática. Só uso a palavra para compor meus silêncios."  - (Manoel de Barros)

Aviso aos navegantes: o blog Toca do Leão continuará no ar em 2026 para encher o saco, tirar onda, cobrar, escrever besteiras e louvar os amigos.

Fico aqui torcendo que 2026 seja um ano de menos encenação social e que se levante o dissimulado manto de feliz natal e próspero ano novo, e os cães e gatos assumam seus verdadeiros papéis, sem falsas emoções.

Papai Noel e Maciel Caju, o bom velhinho e o bom velhaco, foram vistos no bar de Zé tomando conhaque de alcatrão e falando mal dos patrões, das mulheres e dos políticos.

"Toda alegria é assim: já vem embrulhada numa tristezinha de papel fino." - Millôr Fernandes.

"Hoje eu percebi que não preciso de dinheiro. Quem precisa são os meus credores." – (Ameba, o inadimplente)

Previsão de Madame Preciosa para 2026: "Funqueiros e pagodeiros serão banidos da música e seus bens serão leiloados em prol do tratamento psicológico das crianças que tiveram de crescer ouvido aquilo.

“História do futebol pilarense, do Modena a José Lins do Rego”, de Evanio Teixeira, sairá em janeiro, com o selo da Editora Zé da Luz.

O livro de Evanio tem apresentação de Fábio Mozart, ex-craque do grande time Mangueira Futebol e Cachaça, de Entroncamento.

Nosso companheiro Marcos Veloso já se encontra em casa, recebeu alta. Recupera-se de uns perrengues de saúde.

A galera da extrema direita sempre flerta com a extrema burrice. Guardam minuta do golpe no guarda-roupa, violam tornozeleira com solda, tentam fugir fingindo ter câncer pra não falar espanhol...

Além de passaporte falso, Silvinei meteu atestado falso alegando uma condição que o impedia de falar e que ele só poderia se comunicar por escrito. Não fala espanhol e portava um passaporte do Paraguai.

Silvinei comprou um passaporte paraguaio, mas como não sabe falar espanhol, levava um papel onde estava escrito "Es verdad este billete". – (Karat no BlueSky)

Ele tava levando o cachorro justamente porque tava querendo fingir ser cego e surdo.

Se eu ganhar na mega da virada vou enfiar tudo no Banco Master” – (Sonsinho)

Hoje, 27 de dezembro, minha mãe completa 91 anos de idade. Parabéns para dona Iraci.

Abraço com tijolinhos simpáticos para todos os que se dispõem a dar atenção ao que escrevo, quando há tantas outras coisas no mundo para se prestar atenção.

 

VERSO DO DIA


Quero uma flor artificial

porque posso dominar

e determinar sua primavera

e cultivar em campo estéril.

As flores de plástico não morrem nunca.

Têm a eternidade venenosa da falsidade,

proibindo a inflorescência verdadeira.

 

F. Mozart

 

 

 

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - David Fernandes, Mestre em Ciência da Comunicação, e Fábio Mozart no estúdio da Rádio Tabajara da Paraíba em 2016, no programa “Alô comunidade”. O professor David levou de cortesia meu livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”. Ele me chama de “guerrilheiro cultural”, mas o que sou mesmo é um tuareg perdido no deserto.

“Trump tem muita coisa de covardes. Quer guerrear com a Venezuela, um gato morto. Por que não provoca a China?” – (José Maria Almeida Filho)

"As verdadeiras rádios a serviço da liberdade e do novo são as rádios livres. O resto é rádio “Jovem Pan” de fundo de quintal, alto-falante politiqueiro, difusora de igreja ou caixa de som para evacuar música de péssima qualidade. Com as exceções de praxe." – (Jonas Elias Figueiredo)

"Desejo um merencório e sorumbático Natal pra você" - (Mensagem de Ameba para Sonsinho que agradeceu, emocionado)

O sol morrerá em 5 bilhões de anos e destruirá a terra. O que estamos esperando? Vamos aproveitar o tempinho que resta e beber!

"Pelo bem de sua saúde mental se faça de doido de vez em quando" - (Ameba, o falso doido)

Tem escrotidão maior do que forçar as pobres mocinhas vendedoras de lojas a usar aqueles gorrinhos ridículos do papai noel, quentes como o diabo no nosso clima tórrido de dezembro? E haja mamãe noel, cachorro noel, gato noel, enfim, uma zorra total de mal gosto e colonialismo cultural.

Cartão de Natal: “Esqueçamos as dívidas em nome da fraternidade. Sem mais, subscrevo.”

“João Pessoa nunca foi um herói. A verdade é que ele foi um grande filho da mãe”, diz Flávio Eduardo Ribeiro, conhecido como Mestre Fuba.

Deus existe... aposta quanto?

A Paddy Power, empresa de apostas da Irlanda, criou um jogo no qual se podia apostar na existência de Deus - que seria comprovada por experiências feitas no LHC (maior acelerador de partículas do mundo). Nada foi descoberto, e a casa devolveu o dinheiro a todos os apostadores - tanto crentes quanto ateus.

"Largos são os caminhos da Galileia e curta a piedade dos homens." - Eça de Queiroz

"Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira." - Manoel de Barros

Mandando um recado de bom ano para todo mundo. A família de Madame Preciosa, o Bactéria, o Sonsinho, o poeta maldito e mal encarado Maciel Caju, o Ameba e demais mentecaptos da Toca mandam saudações de fim de ano.

Não comemorei este Natal, esperando passar a embriaguez de mil vaidades, o inebriamento falso de duas mil hipocrisias e a podridão do braço secular de uma Igreja velha e doente.

Faltei às ceias de Natal para as quais fui convidado, evitando abraçar figuras falsas, fúteis, abjetas. Lá não encontraria pessoas verdadeiras e francas, que se dão pelos outros sem mandar cartão de Natal nem aparecer nas redes sociopatas com segundas ou terceiras intenções.

Talvez porque eu tenha sido diagnosticado com Autismo Nível 1, onde a pessoa tem dificuldade de comunicação e interação social.

Não sou ateu nem sou crente. Apenas um neurodivergente.

A PF encontrou celulares jogados pela janela durante operação de busca e apreensão no apartamento funcional do deputado federal Antônio Doido (MDB-PA).

O deputado é um dos alvos da Operação Igapó, que investiga suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro através de desvios de emendas.

Esse doido joga celular fora, mas não rasga dinheiro.

Nossa missão cartorial para restabelecer a vida fiscal da Sociedade Zé da Luz está quase cumprida. Falta pouco. Precisamos mais uma vez reunir esforços conjuntos para complementar o processo.

Estou vendendo o folheto “Cordel para Zé da Luz” para investir nas despesas e pagamentos de taxas, multas e honorário de contador. Quem puder contribuir, desde já agradeço.

A Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, da Sociedade Cultural Zé da Luz, tem o projeto "Biblioteca livre", que leva livros usados para serem distribuídos em feiras e escolas. Doe livros para nosso projeto.

O poeta inventa o silêncio, lambe as palavras e as lança no mar de memória antiga.

Escreveu longos romances que ninguém jamais leu. Veio a internet, ampliaram-se os conteúdos vazios. A superficialidade mexeu com os hábitos de leitura. Passou a escrever microcontos. Ninguém entende nada das suas narrativas curtas, exceto os antigos leitores analógicos. Para esses, meia palavra basta. (Do meu livro "Microcontos reiterados")

As pessoas matam cerca de 1.776 animais para alimentação a cada segundo de cada dia.

“Que a magia do Natal faça aparecer cem reais no meu bolso hoje”. (Ameba, o cínico)

Tentei fazer um bico de Papel Noel, fui rejeitado porque meu biotipo tá mais pra Pai de Santo.

Leitoa, pernil, peru, arroz, maionese, tutu. Tudo isso não havia na minha ceia.

"A magia do Natal fez desaparecer 300 paus do meu bolso. Foi o quanto paguei por um peru" (Ameba)

O podcast natalino da RÁDIO BARATA NO AR desta sexta-feira não contém piadas infames envolvendo peru de Natal e pênis. Pode consumir sem problemas. Às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

Donald Trump é eleito a pior pessoa de 2025. Ameba ficou em segundo lugar.

“Eu jamais poderia participar do crime organizado. Sou muito bagunceiro.” - (Ameba, o sem quadrilha)

"...e eu queria também que nesse Natal Maciel Caju fosse comemorar ao lado de Jesus." - (Ameba, o esperançoso)

Tenho que parar com essa mania de deixar tudo pra última hora, mas depois eu vejo isso, agora não.

O Estado da Paraíba é, ao mesmo tempo, sólido, vaporoso e líquido.

Cachaça é reconhecida como produto exclusivo do Brasil. A cirrose hepática é patrimônio da humanidade.

Parabéns à turma da campanha "Natal sem fome". Agora é pensar no começo de ano sem fome, né? E carnaval sem fome também seria uma boa.

Não esquecer a Semana Santa sem fome e pra completar, o São João de barriga cheia.

Venturosos tijolinhos para Daniel Duarte e Felix Andrade.


VERSO DO DIA


Esse Jesus do natal

Que anda nas chaminés

Inverteu todos papéis

Do nosso amor fraternal

Tá no papel principal

Do verdadeiro Jesus

Mas nunca morreu na cruz

E nem vive o comunismo

É Jesus do consumismo

Tem led, nas não tem luz

 

Bebé de Natércio

 

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O trabalho danifica o homem. Estou de férias. Talvez volte a trabalhar em 31 de janeiro de 2026, pra organizar uma festa em Itabaiana e lançar meu folheto “Cordel para Zé da Luz”. Depois, volto à ação coordenada de não fazer nada. (Capa de Sérgio Ricardo Santos) 

Fim de ano, tempo propício para pseudociências, crendices, mistificações e pensamento mágico, tudo com muito molho de picaretagem.

Pesquisa: se a humanidade acabasse e só restasse você e Flávio Rachadinha Bolsonaro, em quem você não votaria?

Religião ou irreligião não definem caráter. Não tenho preconceito contra qualquer religião. Só combato canalhas, que podem ser até ateus.

"Rádio Barata é uma aberração na comunicação da Paraíba. Tem professor fazendo aula com base na barata. Essa barata é diferente, uma coisa nova no rádio. Total ausência de hipocrisia disfarçada de moral e bons costumes. Tamo junto". - (Marcos Fernandes, estudante de comunicação da UFPB)

Os homens são todos iguais, já sabemos. Alguns, no entanto, são bem mais perigosos que os outros. Os que constroem Rádio Barata No Ar, por exemplo. Corra dessas criaturas!” – (Gabriela Mendes)

"Estou inscrita na cesta do Natal sem Fome, cadastrada no Bolsa Miséria, Bolsa Passa Fome e Bolsinha Rodada, que é a bolsa puta." – (Madame Preciosa)

"Feliz Natal pra Madame Preciosa, aquela que começou puta e vai terminar santa, igual a Maria Madalena" - (Bucycleide)

“Que o ano novo lhe traga um ano 2026”. Esse 2025 foi um ano suave como uma injeção de benzetacil na bunda.” – (Sonsinho)

“Que em 2026 seu coração vibre sobretudo na paz. A paz que vem de dentro vai promover a paz fora. Quando você vomitar depois de um porre da porra, você estará lançando a paz de dentro pra fora. Vai aliviar seu coração de bêbado. Em 2026, olhe para dentro da privada e transforme tudo o que é bolo fecal em sentimentos nobres”. (Ameba, o estraga festa) 

A grande descoberta científica de 2025 foi na China. Cientistas chineses desenvolveram um teste de gravidez que mostra até a foto do pai. Só que lá na China isso não deu muito resultado: são todos iguais.

Para uns, Natal é tempo de união, partilha e reflexão. Para outros degenerados, Natal é quadrilha, distribuição de botim e difamação.

A festa é antiga. Antes de Jesus nascer, já se comemorava o Natal.

“Sou cristão, católico apostólico romano, pagão, filho de Iemanjá, o mais ecumênico dos ateus, brasileiro por fatalidade, temperamento e vocação”. – José Carlos Oliveira, escritor baiano.

Li ontem “As vidas de Chico Xavier”, de Maciel Souto Maior, biografia do médium mineiro que fez muito sucesso nos anos 70/80. Na época mais cruel da ditadura, tempo de Médici, Chico abençoou os militares. Os espíritos tinham opção preferencial pelos poderosos do dia.

Não vi, mas alguém me disse que viu peru no supermercado com aviso no rótulo: “Abate humanizado”.

Conhecido meu postou o cardápio da sua ceia de Natal. A ceia será às 23 horas. Será que eu estou sendo convidado dissimuladamente?

Penso em comparecer a essa ceia com uma coca 2 litros. É de bom tom levar qualquer coisa.

Imagina aquele tiozão bêbado na ceia de Natal, o cara falar pra ele que o coração é de esquerda, ele enfiar no peito a faca de cortar o peru pra tentar botar o coração dele à direita.

Criança acreditar em Papai Noel é normal. Estranho é adulto acreditar no véi Bozó.

"Estamos todos, filosoficamente, condenados à solidão”. Não deixa de ser verdade; mas, uma boa companhia, de preferência à sombra da mangabeira, ajuda a aliviar a angústia existencial, né não?

Se eu fosse um presente de Natal, teria esta etiqueta: “Pode causar dependência física e emocional”.

Existe um Papai Noel que não seja falso?

O ano não foi bom pra você? Vista sua roupa de sapo e dê seus pulos. Procure se melhorar pra não piorar o mundo. E cuide dessas crises de soluço.

Cheguei naquele estágio da vida onde os filtros sociais desaparecem. Recebendo mensagens de Feliz Natal e respondendo: “não gostei do seu presente. Da próxima vez, coce o bolso e me dê uma camisa do Corinthians, custando R$ 699,99, para eu repassar para uma queridinha corintiana fofinha”.

No caso, eu não recebi presente nenhum.

Morreu Chico Pereira, membro da Academia paraibana de Letras, escritor e defensor da nossa cultura popular. O corpo ainda não desceu à cova e alguns “intelectuais” já rondam acadêmicos para cabalar voto.

Se vivo fosse, “Caixa D’água” poderia pleitear a vaga. Ou o tribuno “Mocidade”.

Se votasse, eu escolheria W. J. Solha para acadêmico imortal.

Merlanio Maia seria o primeiro cordelista a vestir o fardão da APL. Não descarto esse voto.

Tentando entender porque os bolsonaristas tão rasgando o “ás de copa” por causa das havaianas. O chefe deles prefere os chinelos Rider.

Vou te contar um segredo: de certa forma, gostei de ver as sandálias Havaianas apanhando do gado direitista.

Alpargatas, fabricantes das Havaianas, pertence às famílias controladoras do banco Itaú, aquele que me cobra todo mês uma prestação por empréstimo que jamais contratei.

Manchete do blog “Camarote da República”: ‘Jair Bolsoluço, soldador amador e golpista condenado, passará por cirurgia durante o Natal, a partir das 9h’.

Hoje assentarei os tijolinhos para a poeta Sheilla Virgínia, de Cabedelo, e para o amigo Osório Cândido, em Campina Grande.


VERSO DO DIA


Uma criança nasceu

Sem nenhum plano de vida;

Darei sentido ao Natal

Oferecendo guarida?

Guarida na minha casa,

Abrindo incertos destinos,

Fugindo do medo insano

Que temos desses meninos.


F. Mozart

 

“Um país que tem medo de suas crianças, realmente enlouqueceu.” (Fábio Mozart, na peça “Cantiga de Ninar na Rua”)