terça-feira, 28 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 



O repórter Fábio Mozart às suas ordens entrevistando Maria Soledade, Oliveira de Panelas, Josafá de Orós e outros artistas presentes na Festa Literária do Extremo Oriental, a FLOR. O material será veiculado amanhã (quarta-feira) às 9 horas no programa “Estação cultura”, Rádio Comunitária Solânea FM http://play.radios.com.br/25151#google_vignette

Lula Ignacio fez 80 e eu fiz 70. O que me dá a esperança de chegar aos 80, desde que siga a receita de Lula: beber mé de tubiba, fazer raiva aos fascistas e se fazer de doido quando a coisa apertar.

Foi o que ele fez ao conversar com o doido americano que se acha o Napoleão do mundo. Pra um doido, só outro doido na porta.

Deus é de centro: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” (Provérbios 4:27)

O Senhor é meu pastor e tudo me falta, mas tenho onde cair morto.

"Não compre jornais, minta você mesmo". -- Jornalistas durante greve da categoria em 2014.

Advinha quem acordou com todo o gás? O botijão, porque vencedores e vencidos acordaram com vontade de dormir de novo.

Visto do Facebook, o ser humano não tem culpa de nada.

Na cadeia, Bolsonaro terá cardápio com frango xadrez.

Desde domingo que recebo esta mensagem: “espero que seu aniversário tenha sido alegre”. Todo mundo preocupado com minha euforia, mas ninguém quer pagar cerveja pra mim!

Aproveito para lembrar que tou recebendo pix também aos sábados, domingos e feriados.

Não adianta falar que eu sou bonito, lindo e excelente e não mandar a porra do pix. Manda o pix, zé ruela!

Estou com ligeira coriza e dor de cabeça. Não sei se é virose, gripe HiN2, Covid 19 ou rinite alérgica.

Em consulta virtual com o Dr. Penico Branco, ele assim explicou: 

“Se o paciente tá acometido do vírus da gripe h1n1n2m4r8L2, os sintomas são iguais: coriza, febre alta, dor de cabeça e de garganta, tosse seca e cansaço, liseu, dor na espinhela, catarro frouxo, sintomas respiratórios, falta de ar e falta de poder aquisitivo pra comprar os medicamentos que tá os ói da cara”.

“Se a febre subir acima de 70 graus, recomenda-se aproveitar o calor do corpo pra esquentar a água que vai tomar banho. Economiza o gás que também tá pela hora da morte”.

E querendo faz uma gambiarra, toma xarope caseiro de gengibre misturado com cachaça adulterada de metanol”.

Estarei no Festival Literário Internacional da Paraíba 2025 em novembro, relançando o livro “Artistas de Itabaiana”.

Também lançarei com o parceiro Sérgio o livro “Biografia de Sérgio Ricardo Santos, o homem da comunicação integrada”.

Reginaldo Alves de Araújo, um homem simples como simples são seus escritos. Mora em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. É nosso conterrâneo de Itabaiana.

Reginaldo foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Já escreveu poesias, crônicas, biografias e romances. Seu grande tema é Itabaiana, cidade onde nasceu e passou sua infância.

Reginaldo Alves de Araújo é um dos 120 artistas biografados no meu livro “Artistas de Itabaiana”.

Pedi um guia astrológico à minha vidente, madame Preciosa, uma senhora de seus 70 anos, ex-cigana do Egito, ex-cartomante e ex-fornecedora de horóscopo para magazines de meio de feira, os famosos almanaques. Agora, na flor da melhor idade, ainda fornece horóscopo.

Madame Preciosa é estudiosa dos astros, do Tarô e de outras ciências ocultas. Experiência não lhe falta nesse serviço de escutar as estrelas.

Hoje é dia de São Beda, coisa que ninguém sabia e esse blog comunica, graças à cultura de madame Preciosa. Digam aí, quem sabia que hoje era dia de São Beda? E alguém aí por acaso conhece o tal santo? Pois... Cultura é isso, saber o que ninguém sabe e arrotar importância.

Para os incultos, Beda, natural de Jarrow, Inglaterra, passou a vida estudando e ensinando, sabia todos os ramos da ciência conhecida naquele tempo. O santo era mestre em gramática, métrica, retórica, matemática, física, meteorologia, astronomia, música, poesia, hagiografia (biografia dos santos).

Pelo curriculum, São Beda só perde para nosso intelectual maior, o mestre Waldemar Solha.

O ascendente do Brasil é Aquário. Madame diz que você use a lua para ter sucesso em 2026. Quem nasceu de bunda para a dita cuja, sai em vantagem. Se és de Áries, terás favorecido o trabalho militar. Grande chance de ser preso, pelos motivos que bem sabes.

Sendo de Tauro, as operações financeiras serão favorecidas. Aquelas mutretas que comprometem o caixa de tua empresa não serão descobertas pela Receita Federal.

O restante do guia só amanhã, que já são três da matina, eu estou com insônia e sem assunto para postar neste blog. Por isso saiu esse Guia Astrológico de Madame Preciosa. Mas tem quem goste.

“Esse sujeito maluco escreve no blog Toca do Leão coisas corriqueiras, mas com um gosto bom de feijão verde com galinha torrada e manteiga de garrafa”. (Eliane Aguiar)

“Fui verificar a minha prova de vida no aplicativo do INSS e para minha grata surpresa, estou vivo”. (Lau Siqueira)

“O mundo celebra festivamente o 70º aniversário do velho Fabinho neste 25 de outubro. Sob os rigores dos anos, este cabra não mais persiste no hábito de engolir mé de tubiba, mas se dá o direito de levantar um brinde em seu próprio louvor, ato de tamanho cabotinismo no fundo do copo, cheio de uma ‘etílica brasilidade’, no dizer do poeta Jessier Quirino”. (João Mendonça de Jaguaribe)  

Tijolinhos amigos para Zé Maria Varela, colega ferroviário.

 

VERSO DO DIA

 

Passado o exato dia

e por seu aniversário

e por ser nosso confrade

tão irônico, tão hilário

resolvo pedir a todos

nesta nossa Academia

um sorriso, um aceno,

um carinho, um bom dia

pra este cabra arretado,

crítico de todo dia

que se esmera em dizer

não gostar de elogios

mas entre jardins e flores

entre gorjeios e pios

dos vários pássaros e vozes

que brotam em sua garganta

deixa o pomar encantado

e o quintal todo dança

com as suas ironias

vestidas de suas loas

provando que gosta, sim

de que seus amigos, pessoas,

admirando seus versos,

sua prosa, sua rima,

digam para este poeta

que ele é bom demais e repitam

palavras daquele outro

poeta de forte luz

que traduz a claridade

perfilada em uma réstia

e plantava com seus raios

sementes em sua horta

ao dizer que a modéstia

é apenas vaidade

escondida atrás da porta!

 

Chicco Mello

 

 

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Malásia. Aqui, o pastor Anderson Silva ora para que Deus mate Lula com um AVC fulminante. Deus faz ouvidos moucos e já projeta vitória do Sapo Barbudo em 2026.

O cara tem 37 títulos de doutor e dona Bebé, que não tem nem o segundo grau, chama Lula de analfabeto.

E o deputado Dudu Bananinha diz que ninguém está ameaçando sua família nos Estados Unidos. Era mentira dele. Mais uma.

As negociações bilaterais continuam, sendo que as relações bissexuais não entraram na pauta.

Conforme a Barata Press, Trump ficou encantado com a história pessoal de Lula, um homem que bebeu cachaça a vida toda e nunca confundiu etanol com metanol, provando que é profissional e capaz de fazer ótimo acordo com os americanos.

“Fábio Mozart é igual uísque envelhecido nos barris de carvalho do Zé Pinheiro, em Campina Grande: quanto mais o tempo passa mais o bicho fica ruim!” (Dalmo Oliveira)

"E quando eu lhe fecho a rua, você inventa uma esquina." (Astier Basílio)

Até os noruegueses acham que dona Corina é fascista e que foi um absurdo ela ganhar o Nobel da Paz. Cancelaram a cerimônia de entrega do prêmio a dona Corina.

Prefeito de Belo Horizonte sanciona “Dia municipal da fidelidade conjugal e do casamento monogâmico”.  O país morre de rir. Os mineiros morrem de vergonha!

Donald Trump calculou direitinho: invadindo a Venezuela, terá acesso direto ao petróleo da foz do Amazonas e fica na vizinhança das jazidas de terras raras da Amazônia. Dois gordos coelhos numa só cacetada.

Cinquenta por cento da cocaína produzida no mundo é consumida pelos americanos. Se não fosse os narizes dos gringos, o tráfico de drogas seria muito menor.

Se o mundo durar por mais um ano, daqui a um ano estarei lastimando 71 anos de vida perdida.

A vida é uma calcinha de surpresas, como diria Ronaldinho Fenômeno (Entendedores entenderão)

Zezé de Camargo e Carla Zambelli afirmavam que sairiam do país se Lula ganhasse. Zezé não saiu e Zambelli fugiu da Polícia.

"Se Lula vencer, venderei a TV Record, fecharei a Universal e irei embora do Brasil!" (Edir Macedo)

“Vá e erre o caminho de volta”. (Margarete Bandeira)

“Seu Zé! O senhor não mata, porém intoxica meio mundo de barata doida!” – Goreth Ferraz

Barata eletrônica, a fuderosa, botando pra amassar e fazendo barba, cabelo e antena de barata: https://www.radiodiariopb.com.br/barata-sera-tombada-como-patrimonio-cultural-imaterial-programa-radio-barata-no-ar-edicao-no-534/

Registrar nos anais da barata meus agradecimentos aos caros e caras baratistas que me cumprimentaram por eu ter entrado na casa dos 70 com motor adaptado e carroceria reforçada, câmbio meia boca e pneu careca.

Elogio é igual peruca: você sabe que é falso, mas é bom pra autoestima. Compadres e comadres foram escandalosamente bondosos comigo. Gratidão.

“Fábio Mozart é a maior criatividade radiofônica do Brasil hoje. Dá prazer escutar a Rádio Barata no Ar”. – Bebé de Natércio

"Todo mundo é comunista. Menos a China Comunista, que é capitalista!" - (Sonsinho)

Alô alô marciano, aqui quem fala é da terra e pra variar estamos em guerra, como cantava Elis Regina com sua voz de guerra santa. E como dizia Margarida Maria Alves: medo nós tem, mas não usa.

"Eleição é feito casamento: não importa sua escolha, você sempre se lasca de qualquer jeito". - Atribuído a um tal de Pereba, primo de Ameba.

Errar é humano. Mas, tu estás humano demais, rapaz!

Ainda faltam 2 meses pro ano novo e já dá pra ouvir daqui o Roberto Carlos cantando... – Humor sustentável

Matheus Nachtergaele esteve na Paraíba e se revelou um cara muito simpático e atencioso. O poeta Chicco Mello deu a ele de presente seu mais recente livro: “Haicais balões, e leve-os e solte-os”.

Ganhei também este livro de Chicco, que já foi lido por mim e por outra pessoa. Vai entrar na ciranda do projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. Livro é como vento: precisa circular 

Registro meus agradecimentos à equipe promotora da 1ª Festa Literária do Extremo Oriental, que promoveu a arte, a poesia e celebração da palavra no centro histórico de João Pessoa.

Fui convidado para falar sobre literatura de cordel, juntamente com outros parceiros, como Thiago Alves, Bento Júnior, Chico Mulungu, Josafá de Orós, Arnaldo Mendes, Oliveira de Panelas e Maria Soledade.

Os tijolinhos da segunda-feira (27) eu mando para meu amigo Ercílio Delgado em Mari, porque hoje é o Dia do Engenheiro Agrícola.

 

VERSO DO DIA

 

E eu que não sou otário

Sou um malandro da nata

Todo dia de manhã

Nessa vida tão ingrata

Antes de me levantar

Eu agarro o celular

Pra escutar a BARATA

 

Bebé de Natércio

 

 

 

 

 

 

 

 

sábado, 25 de outubro de 2025

RÁDIO BARATA NO AR - 534

 


Barata será tombada como patrimônio cultural imaterial

RÁDIO BARATA NO AR – 534

https://www.radiodiariopb.com.br/barata-sera-tombada-como-patrimonio-cultural-imaterial-programa-radio-barata-no-ar-edicao-no-534/

TIJOLINHOS DO MOZART

 


FOTO MEMÓRIA – Fabinho Mozart, misto de Raul Seixas cover e caçador de passarinho na mata, nos arredores de Itabaiana, anos 70. Parecia que a vida ia ser qualquer coisa de extraordinária.

Cinquenta anos depois, é forçoso reconhecer que não foi fácil nem glorioso.  A espingarda não dispara mais. Faltou pólvora. Hoje completo 70 anos de idosidade.

Os indivíduos são diferentes e vivem as suas alegrias de maneira diversa e plural. Sou da galera dos entocados, elemento bisonho, escabreado e introvertido, que odeia ser o centro das atenções. No dia do meu aniversário fico encolhido.

A IA afirma que a rejeição ao próprio aniversário geralmente está ligada a experiências emocionais complexas, marcas da infância, questões com o envelhecimento e até sintomas de transtornos mentais.

Para quem lida com timidez intensa, fobia social ou simplesmente não gosta de estar sob os holofotes, o próprio aniversário pode se transformar em um verdadeiro campo minado emocional.

Em vez de alegria, o que surge é ansiedade: o simples fato de receber parabéns, ser marcado nas redes sociais ou planejar uma festa pode provocar um desconforto real, quase físico e, por vezes, exaustivo.

Isso é real e acontece comigo. Prefiro me isolar completamente no dia do meu aniversário.

Em 1998, a galera da Rádio Comunitária Araçá de Mari organizou uma festinha para marcar meu aniversário. Fui o único que não compareceu. Qualquer pessoa "normal" ficaria feliz com uma festa em sua homenagem. Daí deduzi que não sou normal.

“De perto, ninguém é normal” – (Nelson Rodrigues)

Hugo Motta tem imagem positiva para só 3% dos brasileiros. Todos moradores de Patos.

“Presidente da Câmara, por sua conduta corporativista e prioridades antipovo, é visto negativamente por 83% dos cidadãos, aponta pesquisa AtlasIntel”. (Revista Fórum)

Você sabia que as galinhas têm tendências comunistas? A tese é da deputada Júlia Zanatta, do partido do véi Bozó. Aquela das florzinhas fascistas na cabeça.

A Galinha Pintadinha virou militante do Partido Revolucionário Comunista do Galinheiro Vermelho. A galinha defende a jornada de trabalho 6X1, o que é um absurdo, disse a deputada Zanatta.

Emenda Pix de Júlia Zanatta paga contratos suspeitos de fraude. É disso que dona Júlia tem medo, e não da Galinha Pintadinha.

Vou fazer entrevista com a galinha Sem Nome da Rádio Barata para saber o que ela acha da fala de dona Zanatta.

Conheço um cara sem noção que foi buscar a filha dele na escola fantasiado de Galinha Pintadinha. Até hoje a filha odeia o mané.

Melhor sair fantasiado de Galinha Pintadinha do que de papagaio patriota.

Estados Unidos enviam o maior porta-aviões do mundo para a América Latina em mais uma escalada de tensões com a Venezuela e Colômbia. Pode sobrar para o Brasil, conforme desejo do senador Flávio Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro é o político mais rejeitado em Santa Catarina. Desistiu de sair candidato a senador.

Hoje tem Oliveira de Panelas e Maria Soledade no programa “Alô comunidade”, com Fábio Mozart e Sérgio Ricardo. Às 11 horas na Rádio Tabajara: https://radiosaovivo.net/tabajara-joao-pessoa/

Nos últimos 20.000 anos o cérebro humano diminuiu de tamanho. Cada vez mais estamos chegando perto do padrão “Sonsinho”.

Saudade é um substantivo tão abstrato, mas tão abstrato, que só tem na língua portuguesa. Sinto saudade de mim quando era mais besta.

Pessoal de um coral foi pedir ajuda ao prefeito Zé de Melo, de Mari, para uma viagem. O prefeito negou: “Aqui não tem pra ajudar a quem chora, quanto mais a quem canta!”.

Minha programação de aniversário: na minha rede velha, sem ressaca e lendo “A mulher que escreveu a Bíblia”, de Moacyr Scliar.

Tem gente errando pra consertar um erro e brigando pra desfazer uma briga. Outros mascarando decisões pra driblar a responsabilidade.

Tem gente trocando tudo o que importa pelo que cada vez vale menos.

Um camarada mandou mensagem de aniversário. Caiu na caixa de spam.

Símbolos do oportunismo, do atraso, do fisiologismo e da corrupção cada vez mais assumem o comando de nossas vidas. Motta e Lucena são eternos. 

“Sempre juntei no mesmo prato / as espinhas dos meus peixes / e o sobejo dos meus sonhos.” – Ledo Ivo, poeta alagoano.

Câmara aprova urgência de texto que cria bancada cristã. Será aliada das bancadas da bunda, da Bíblia e da Bala.

Obra dos mesmos canalhas que perseguiam professores acusados de "doutrinação". Que tal um projeto “igreja sem partido?”

Estado laico para essa mundiça não existe. Só na Constituição, mas aí é letra morta.

Saramago: “Os donos do mundo não querem cidadãos, querem consumidores silenciosos e endividados”. Eu acrescentaria: e religiosamente alienados.

Walter Góis, o poeta Vavá da Luz, o homem que mata a cobra e mostra o pau, já no comando do Senadinho, reunião de fofoqueiros, bebedores e pessoas inteligentes na fazenda Senzala. Ele esteve adoentado, mas voltou a escrever no seu blog.

Meus tijolinhos de aniversário para Jorge Mariano, de Bananeiras, que escuta o “Alô comunidade” pela Rádio Tabajara.

VERSO DO DIA

 

Segredo de poeta:

no plano da palavra

é torta a linha reta.

 

Lau Siqueira.

 

 

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Nem todo dia é fácil, mas na sexta-feira dá pra sintonizar a Rádio Barata no Ar e fingir que tá tudo sob controle. Rádio absolutamente tóxica e sem medo de ser ridícula, produzida por minúsculos hominídeos, treinados para mandar os gorilas prepotentes tomar no monossílabo. O pirão da Barata estará no ar às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

Porque, na verdade, hoje em dia simplesmente não temos um podcast igual a esse, o canal detonador, aquela coisa inovadora e besta, com verdadeiros ases do microfone sujo, que te ajuda a levantar da cama e suportar o tenebroso buraco dos infernos da realidade. E sem metanol.

O povo da Indonésia fez festa quando soube que o presidente Lula estará no país deles. Esse cara é um grande estadista, amado dentro e fora do Brasil.

Amanhã, se quiser, pode enviar fluidos positivos para mim por completar setenta anos. Mas, não mande mensagens. Suas energias amigas já bastam. Odeio frases de parabenizações, a maioria falsas e estereotipadas.

Dizendo que este locutor que vos ronca é realmente inesquecível e digno de todo louvor, porque, se não te deixo com saudade, te deixo com ódio, mas tu não me esqueces.

É como diz o velho Ameba: “A vida é como papel higiênico: vai diminuindo a cada cagada”.

Por isso a gente se encontra aqui todo dia. Tenho tantos fiéis que penso em abrir uma igreja.

Eu vou abrir minha igreja, mas o pastor será meu amigo Beto Quirino da Rádio Vira e Mexe Cultural. Ele fica pregando e eu vou recolhendo as ofertas. Tá bom não?

Safado do Ameba fez curso por correspondência para pastor picareta e já abriu sua igreja. Madame Preciosa é a sacerdotisa para assuntos sexuais gospel.

Não atenda telefonemas de números desconhecidos. Pode ser o pastor Mozart cobrando o dízimo.

Amanhã, no lugar de parabéns, mande pix para a causa! É mais conveniente.

“Quem precisa ser liderado por um pastor, só pode ter a inteligência de uma ovelha”. (Marília Gabriela)

“Cuidado com a coisa coisando por aí. A coisa coisa sempre e também coisa por aqui”. (Renato Russo)

A citação acima é de minha coleção "Os piores versos do cancioneiro popular".

"Depois do começo o que vier vai começar..." - Este verso da Legião Urbana é considerada a frase mais idiota do rock nacional. Eu acho genial.

"Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha "doze". - - Totonho e os Caba

Comecei a escrever uma paródia: “minha terra tem palmeiras / onde canta o tico-tico / se não gostou da quadrinha / pode tomar no...”. Achei por bem descartar.

Agradeço as mensagens com alguns conselhos sobre os Tijolinhos. Mas, e sempre há um porém: a panela é minha e eu cozinho nela o que quiser e como quiser.

E antes que me esqueça: Paraíba é meu país, minha seleção é o Treze de Campina Grande e meu santo de devoção é Dom Helder Câmara.

Meu primeiro filho chama-se Helder.

"Estamos discutindo a regulamentação da mídia, que no Brasil está concentrada em mãos de apenas seis famílias”, disse Lula em Buenos Aires há treze anos. Até hoje esperamos essa regulamentação da máfia da imprensa.  

O senhor Capitão Caverna cada dia some do noticiário. Começo do fim de um episódio lamentável para a nação.

Fico devendo um pleito de gratidão ao Capitão Caverna por ele ter nos proporcionado tantos momentos de humor, tantas gafes e merdas que ele falou esses anos que foi o manancial de nossa conversa fiada, e isso não tem preço!

Obrigado, Capitão Caverna, por você existir e pela sua estupidez sincera e sua ignorância hilária. A Barata doida agradece.

Os filhos do inominável continuam a missão de espalhar fezes. O senador Flávio Bolsonaro sugeriu que os Estados Unidos ataquem barcos supostamente com drogas no estado do Rio de Janeiro. O bicho ultrapassou o irmão Dudu Bananinha em canalhice e traição à pátria.  

O Treze vai contratar um jogador chamado Bruno Ré. Para um time que está na quarta divisão, quase pulando para a divisão zero, considero maus presságios.

Agradeço a leitura diária dos Tijolinhos, mandando um salve para a poeta Jandira Lucena, em Mangabeira City.

VERSO DO DIA 

Que coisa feia
complexo de Édipo
com a mãe alheia!

Xico Sá.

 


quinta-feira, 23 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


FOTO MEMÓRIA - O fotógrafo aprisionou esse momento de encontro de quatro políticos decentes, numa tarde ensolarada de João Pessoa, aeroporto Castro Pinto. Arnaud Costa (meu pai), Ulisses Guimarães, Candinho e Waldir Bezerra. Todos já falecidos.

“Andei de rádio em rádio na Paraíba, pedindo pra tocar meu disco. Só ouvi propostas de jabaculê". – Zora Lira, compositora e cantora de Itabaiana.

"Ensinar é um ato revolucionário. Apaixonar-se pela poesia é a própria revolução" - Lau Siqueira

Walber Virgolino, qual é sua ligação com o meio cultural de João Pessoa? “Quando fui superintendente do Sistema Prisional, incentivei o artesanato entre as presas”.

Já se passaram muitas luas e ninguém comprou nenhum exemplar do livro “Inverno”, coletânea de contos da Academia Solanense de Letras onde tenho dois trabalhos. É deste jeito que vocês querem ganhar a eleição?

30% das operações da Polícia Federal em 2025 miraram crimes de abuso sexual infantil. Mais de 2.400 operações foram realizadas este ano, e centenas de abusadores já foram presos. Os dados chocam.

“Pelo Brasil eu morro, mas pelo Ceará eu mato” – Ciro Gomes

Ainda temos camisas da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz para venda. Contato (83) 99960-6717.

Wilson Pontual, poeta de Pilar, faleceu em 1989. Após 36 anos, sua poesia foi levada para os estudantes pilarenses. Os verdadeiros poetas são imortais.

Eleição do Sindicato dos Vigilantes da Paraíba pegando fogo. O atual Presidente, Roosevelt Batista, acusa o portal DiarioPB de promover enquete dirigida.

O responsável pelo portal, Sérgio Ricardo Santos, exige “uma retratação pública, reafirmando sua postura de respeito e seriedade com o público e com o exercício da comunicação responsável”.

Deus não é vegetariano. “Ocorreu uma visão na qual o apóstolo Pedro viu o céu aberto e que descia um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra, no qual havia de todos os animais quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro! Mata e come”. (Atos 10:11-13).

Mulheres da poesia lamentam o falecimento da professora e poetisa Maria Aparecida de Santana, Vice-Presidente da Academia Paraibana de Poesia – A.P.P., “cuja partida deixa uma lacuna irreparável no cenário literário de nosso Estado”.


Faleceu ontem meu amigo Solón Almeida, primo de Sivuca, voz seresteira que marcou época nas velhas serenatas itabaianenses. Era a personificação da música romântica dos anos 50/60/70.

As possibilidades são quase nulas de minha pessoa não seguir esse caminho com destino à finitude. Já me encontro com a ficha na mão, só esperando o chamado. Eu e os de minha geração.

A 1ª Edição da FLOR, Festa Literária do Extremo Oriental, que acontece neste final de semana em João Pessoa, será aberta nesta quinta-feira, (23) com show de Renata Arruda e Juzé e a Banda 5 de Agosto, às 19h, no Centro Cultural São Francisco.

A FLOR (Festa Literária do Extremo Oriental), acontece de 23 a 26 de outubro no centro de João Pessoa, com muita literatura, música, cinema, cordel, teatro, artes visuais, virada cultural sustentável e muito mais.

No sábado (25) estarei às 9 horas com meus cordéis no Polo do Cordel Zé Limeira, no Casarão 34, com os poetas Quelyno Souza, Jota Lima, Chico Mulungu e Thiago Alves. Teremos palestra com Bráulio Tavares, escritor e pesquisador da literatura de cordel.

Levarei camisas da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz pra vender.

O objetivo da festa literária FLOR é democratizar o acesso à cultura, estimular novos leitores e valorizar autores, artistas e agentes culturais da Paraíba.

O Ministério Público da Itália deu parecer favorável pela extradição de Carla Zambelli ao Brasil. Será uma presidiária binacional. Não é pra todo mundo.

A frase é: “não confio em quem não bebe”. (Ameba)

A escória dos insetos estará no ar amanhã (sexta-feira) às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

Ainda estou lidando com grande instabilidade mental, por isso continuo produzindo a Rádio Barata no Ar que nasceu na pandemia.

Se o Brasil fosse um país sério, teria uma lei liberando a galera do trabalho nas sextas para ouvir a Rádio Barata no Ar.

No sábado vou aproveitar a companhia de Quelyno Souza e tomarei umas doses sem metanol. Motivo: estarei lamentando a chegada dos meus 70 anos de idade.

O velhinho com setenta anos nas costas e ainda é charmoso e ligado nas paradas. Só pode ser inteligência artificial.

Tou brincando. Não bebo mais. O máximo que posso fazer é botar gosto ruim no tira gosto. Feijoada que eu não posso comer, meto o dedo pra azedar.

O ator Mateus Nachtergaele recebeu a medalha Augusto dos Anjos na Assembleia Legislativa da Paraíba, ontem.

O deputado João Gonçalves, conhecido por frequentar enterros, disse a Mateus que era pra ter sido convidado pra o enterro da cachorra do Auto da Compadecida, com direito a missa em latim e testamento falso.

Uma obreira da Igreja Jesus Salva e a Canabis Cura se apresenta como influenciadora com o nome de “Ervoafetiva”. Foi presa pela Polícia na Bahia.

Bolsonaro deve ser preso antes do Natal. Passará o Natal em uma prisão de luxo no quartel, depois volta pra casa. Após dois anos, ficará livre.

Quando olho a foto desse homem, lembro do poeta maldito, Bukowski: “Me dá a impressão de ser um palhaço descomunal, uma criatura insípida, com o poder de decidir sobre minha vida, e nossa falta de dignidade foi que colocou esse homem no poder”.

Estou lendo “A mulher que escreveu a Bíblia”, de Moacyr Scliar,

Os tijolos hoje para Joacir Avelino, em Maceió. Como ex-presidente da Sociedade Zé da Luz, Joacir estará em Itabaiana para confraternizar com a nova diretoria no dia 28 de novembro e receber diploma de honra ao mérito cultural.

 

VERSO DO DIA

 

Se rolar revolução

O regime é anarquista

Bakunin sendo o guru

Metendo o pau em fascista

Toda rádio era pirata

Abaixo a Globo golpista!

 

Dalmo Oliveira

 

 

 

 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Recebi este livro do meu amigo maestro itabaianense Carlos Santorelli, “o mais completo guia teórico musical editado no Brasil”. Carlos é autor do hino do União Esporte Clube de Itabaiana e do hino da Barata de Mozart. Ele é professor universitário em São Paulo.

São 433 páginas de pesquisa teórica científica sobre música. Fará parte da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

Está na pauta da Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei do Governador Tarcísio Gomes de Freitas que propõe a extinção da Fundação do Remédio Popular, que produz medicamentos de baixo custo para o SUS.

Esse Tarcísio quer ser presidente da República. Vade retro!

Liu Chang, uma médica da província chinesa de Shandong, acusou pela primeira vez o ex-marido, que também é médico, de envenená-la lentamente em 2019.

Na época, Liu postou nas redes sociais que seu marido, Gao Zhisen, vinha administrando secretamente medicamentos hormonais a ela desde 2016, e que eles lhe causaram deficiência física e ferimentos graves de segundo grau. O casal se divorciou em 2017, e Liu luta para levar o ex-marido à justiça desde então.

Na Paraíba, Doutora Paula, deputada estadual, esposa dedicada, eleva a índole fiel do marido Zé Aldemir: “Ele me traiu, mas nunca traiu um correligionário”.

Em 2019, a deputada Joice e o deputado Eduardo Bolsonaro brigavam na internet. Ele chamou ela de porca, ela disse que ele é veado, isso na parte de melhor nível da competição por causa do cacau do fundo partidário que a briga é por toco, e muito!

Eu só peço que Eduardinho da Banana Nanica não chame dona Joice de puta. Aí é demais! Ameba já diz: nunca chame uma mulher de puta que você não sabe o passado de sua mãe nem o futuro de suas filhas!

Vamos organizar essa porra. Vou pedir às autoridades competentes que encerrem esse mês de outubro e comecem logo novembro que eu já tou liso!

Por falar em arrocho, vida ruim era do ex-presidente Bolsonaro quando fingia governar. Ele gastava 19 mil reais por dia no cartão corporativo. Não é brincadeira não! Você gastar 19 mil por dia não é pra qualquer um. Necessita muita imaginação e esforço. Por isso que o Bolsonaro não tinha tempo para trabalhar!

Quando pensam que minha criatividade acabou, eis que anuncio mais uma produção do espírito, doida para ser transformada em pura mercadoria. É o livro Cordéis antológicos, na luta em defesa da valorização dos escritores ordinários e mequetrefes.

"Tem pessoas que fazem as coisas acontecer, as que veem as coisas acontecer e as que perguntam o que aconteceu. Qual delas é você?" - (Kubitschek Pinheiro)

Eduardo Galeano já disse: toda guerra é crime hediondo. Matam para roubar.

Galera do blogueiro Tião Lucena: Chico Rola, Zu de Vitalina, Wilson de Maria Buchim, Mariano de Vitalina, Zé de Odilon, Lula Bulachão, Dosca de Maria do Ó, Maria de Tia, Arnaldo de Parajara, Lurdes de Zé de Totô, Preta de Luizinho, Terô de Zé de Vigó, Zé Lambreta, Terto do Cabaré de Terto e Maria Mumbaça, além de Zeca de Zé de Zefinha de Zezão.

Como reescrever bula de remédio como escrita criativa. Pegue um produto qualquer, digamos, cloridrato de fexofenadina, eu começaria examinando logo o nome do princípio ativo. Esse tal cloridrato lembra o quê? Fexofenadina poderia ser uma mulher, dona de uma grandeza paradoxal que reúne absoluta falta de juízo e horror à mediocridade.

Ninguém que se chame Fexofenadina é uma pessoal normal. Dado o efeito antihistamínico, essa moça não tem alergia a nada. Sua função reguladora na fisiologia intestinal preserva-a do mau hábito de espirrar, evacuar e tossir sem motivo aparente.

Nada de cólicas abdominais, dor de estômago, diarreia, flatulência, prurido e urticária, dores de cabeça, asma e dificuldade para respirar, nariz entupido, irritação e sensação de coceira nos olhos, taquicardia e tonturas. Dona Fexofenadina é uma pessoa quase perfeita, se esquecermos seu nome esquisito.

Todos têm altos e baixos, mas Fexofenadina está acima da média. Enfim, uma mulher sem intolerância.

Quem não deve usar esse medicamento? Todos os que fumam, porque o fumo acelera o fígado e as enzimas que metabolizam as substâncias. Os que não fumam, porque não conhecem as propriedades químicas dos fármacos e as bulas não esclarecem quase nada. Podem rolar interações perigosíssimas.

É expressamente recomendável que você não se intoxique, pare de se sentir clinicamente ou psicologicamente doente. Jamais confie em dona Fexofenadina e outras malandragens da indústria dos remédios.

Há 50 anos Aldous Huxley já disse que “a investigação médica está fazendo um progresso tão extraordinário, que em breve nenhum de nós ficará bem.”

Gostei dessa prosopopeia farmacológica. Acho que vou convidar o contista Chicco Mello pra gente compor um livro conjunto sobre pequenos contos irracionais e quase imorais.

Hoje é o Dia Internacional do Rádio Amador, por isso envio os tijolinhos para Marco Di Aurélio. Estou em QAP.

 

VERSO DO DIA

 

"Ah, Várzea do Paraíba!

Fertilidade erudita

Nas letras cor de Zélins

No cinema cor Zezita

Delineando a ribeira

Que a mise-en-scène palpita"

 

Sander Lee