quinta-feira, 3 de maio de 2012

MÁFIA DE BRANCO

“Chá da meia-noite” e outros horrores

Fábio Mozart  

     Tenho uma sobrinha que estudou ciências médicas durante quatro anos na Argentina. Dela me veio o relato de um professor que se recusou a aprová-la em exame oral por causa do seu sotaque brasileiro. Essa mesma moça veio para o Brasil e está praticando sua profissão em alguns hospitais públicos na Paraíba. As notícias agora são de preconceito social, racial, ganância e corrupção entre os profissionais que antigamente eram chamados de “anjos de branco”.

            Um desses pequenos contos de horrores: paciente baleado chega a um grande hospital em João Pessoa. A equipe médica não faz os procedimentos de rotina nesses casos. O rapaz é um doente preferencial para morrer, como de fato veio a finar-se. A jovem médica, indagando dos colegas quais os motivos do descaso, soube que a vítima era o que eles chamam de AS, ou “alma sebosa”. Os classificados nessa classe são pretos, jovens, tatuados, mal vestidos e usando uma sunga. Por que a sunga é sinal de “alma sebosa”? Porque eles, os pretensos marginais, só saem de casa com essa indumentária, que é para não ficarem nus quando forem presos. 


            A expressão “máfia de branco” foi originalmente criada pelo jornal carioca “O Pasquim”, na década de 70. Nessa época, o jornal publicou uma série de reportagens sobre “as safadezas dos médicos”. No interior, são comuns os casos de assassinatos de velhos e doentes terminais nos hospitais sucateados. Chamam de “chá da meia-noite”. Pode ser o cloreto de sódio dissolvido no soro, ou outro método de homicídio. Sem falar nos enganos fatais, que “erro médico a terra cobre”. 


            Médico é uma classe igual a todas as outras, com seus bons e maus elementos. Tem seu código de ética e seu órgão disciplinador. Eles se protegem escandalosamente, essa é a controvérsia. Corporativismo que tem botado debaixo do tapete muita nódoa e incorreção envolvendo vidas humanas. Seria o caso da sociedade controlar também a profissão de médico? O Conselho de Medicina só suspende o médico quando a imprensa faz o escândalo. Geralmente são absolvidos. Saúde e sociedade precisam ter um encontro marcado, desde que seja sem os conselhos de saúde viciados e incompetentes que proliferam pelo interior.

3 comentários:

  1. ISSO SEM FALAR NOS DE BRANCO QUE SÃO DONOS DE FARMACIAS E LABORATORIOS E DONOS DE ÓTICAS, ISSO DEVERIA SER COIBIDO PELO CRM, OU PELA SECRETARIAS DE SAÚDE PELO BRASIL AFORA....ISSO TEM QUE ACABAR...

    ResponderExcluir
  2. Isso sem falar nos de "branco" que são donos de farmacias e laboratórios e óticas, uma vergonha e o CRM não faz nada, a vigilancia sanitária fecha os olhos... isso tem que acabar....Cadeia neles...

    ResponderExcluir
  3. agora querem barrar os médicos estrangeiros que chegam ao Brasil. Que vergonha Srs do CFM.

    ResponderExcluir