quarta-feira, 10 de maio de 2017



Rapaz, no Brasil tudo acontece. Eu sempre vi torcedor de time. Eu torço pelo Treze e sempre esculhambo o juiz. “Juiz ladrão! Fela da gaita!” Agora tem torcida pra o juiz. Nunca ouvi falar nisso. Tem cabra que cola até retrato do juiz no quarto, o ídolo. Já o bandeirinha, coitado, não é reconhecido. Em Curitiba, a torcida organizada do juiz da 1ª Implicância faz a maior escaramuça (gostou do escaramuça?) na partida entre o Sapo Barbudo e o Moro na Filosofia. Nas antigas, juiz era mais discreto. A nossa é uma terra de muitos juízes e pouco juízo.
*** 
Vi documentário sobre Janis Joplin, morta em 1970 aos vinte e sete anos, de overdose de heroína. Muitas músicas dela traduzidas no filme. Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Como não sei inglês, ouvia Janis como uma cantora de protesto. É rock psicodélico meio romântico, uma espécie de brega americano misturado com blues e soul.
***
Dona Sílvia Patriota sugere que quem vai comprar seus presentes do dia das mães, compre os presentes de pequenas empresas, das mulheres e mães empreendedoras, de artesãos, das lojas do bairro, dos doceiros que fazem doces artesanais, de quem tem uma banquinha na sua rua. Que tal cada um construir seu próprio presente para sua mãe? Vou fazer uma bengala de madeira para a minha que sofre de artrose. 
***
Vi ontem na TV Brasil, programa “Saideira”, com Antonio Pedro e Stepan Nercessian. Eles recebem amigos em uma mesa de bar. Bebem e conversam sobre assuntos diversos na maior informalidade. Uma clássica conversa de mesa de bar, formato que copiaram da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares no “Multimistura” comandado pelo Dalmo de Xangô no frequentadíssimo bar/estúdio 26.
***
Meu compadre Chico Mulungu me convida para o encerramento de curso de produção de folheto de cordel da Secretaria de Cultura de Guarabira que será no dia 19 de maio. O curso acontece no Casarão da Cultura, no centro da capital do brejo da Paraíba.
***
Em mãos, prospecto de divulgação do culto do Bispo Rodrigo Rosa. O Bispo informa que já foi no inferno sete vezes, morreu cinco vezes e se declara ex-aidético, ex-eleitor de Bolsonaro, ex-travesti e ex-líder do ministério dos gays gospel. A oferta mínima é de 150 reais.
***
Rua no Conjunto Residencial Ernesto Geisel, em João Pessoa, tem sete igrejas protestantes e sete farmácias. Sete é o número da mentira, mas pode acreditar! Sete são os pecados capitais. Na lógica do mercado, tem muita correlação esse fenômeno.
***
De um blog de notícias da fuleragem: “O presidente Michel Temer disse hoje que considera o seu “papel cumprido” e que sairá da vida pública no ano que vem. Analistas veem a afirmação de Temer como uma tentativa de aumentar a sua popularidade, que está em 5%.”
***
Eu criei o Prêmio Leonilla Almeida em Itabaiana para homenagear mulheres que têm um trabalho cultural e social merecedor de reconhecimento. O Prêmio é ligado à Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, do qual fui fundador e Presidente. Este ano, sob nova direção, a entidade adiou a solenidade de entrega da comenda, sem data para acontecer. Portanto, comunico que não estou mais à frente do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário