sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ANOTAÇÕES MÍNIMAS


O Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, que fica na Av. João Machado, S/N, Centro, é o maior fórum da comarca de João Pessoa e do Poder Judiciário Estadual. O edifício também pode ser acessado pela Av. Monsenhor Almeida - que dá acesso ao seu estacionamento público.
Neste Fórum, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba está com expositor do projeto Biblioteca Viva, de troca livre de livros. Toda semana eu atualizo o acervo. Essa atitude simples me dá prazer. Nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros. Temos uma biblioteca com uma boa quantidade de livros à disposição. Recebemos de graça e de graça repassamos.

* * *

Meus cada vez mais raros amigos da Toca, sigamos na luta que a vida é curta. Quem sabe, num lance improvável, a galera resolva driblar nossa própria mediocridade e começar a construir um país decente. Fundamental é que não se perca a calma. Guerra civil é a puta que o pariu!  Andar com fé eu vou, a fé não costuma disparar.

* * *

O cara sair da história para entrar na lata do lixo de um grande e respeitável país cuja população não sabe o que ainda a espera. O golpe foi um golpe tão profundo que só daqui a uma década poderemos ter uma visão panorâmica do estrago na democracia, na economia e na credibilidade da República.

* * *

A proposta é esquecer os equívocos, corrigir os desencontros e exageros das vaidades. Bora?

* * *

Há no ser humano um prazer mórbido de descer a ripa no que está perto dele. Pus-me a pensar sobre isso. Meu jeito Fabinho de ser não permite violências gratuitas, mas, não resisto à eleição do “Pereba da semana”. O pereba é o Michel Temer que botou uma faixa de Presidente do Brasil sem legitimidade, conforme asseguram juristas e estudiosos do assunto. Foi golpe e dos mais baixos.  


* * *

Acredito no poder do livro de mexer com a vida das pessoas. Por isso, perco meu tempo atualizando o acervo do projeto Biblioteca Viva, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, na estante montada no Fórum Cível Mário Moacyr Porto, em João Pessoa. Queremos ter uma vida útil para a sociedade, embora alguns coloquem em suspeição nossa honestidade intelectual. Faz parte.

* * *

A diretoria do Fórum ficou muito interessada nos projetos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Já agendamos exposição dos pintores itabaianenses Otto Cavalcanti e Thiago Alves para este mês de setembro. O Fórum entrará com a produção dos folders e banner, além de coquetel para a vernissage, o evento de pré-lançamento que já foi realizado na Fundação Casa de José Américo e Fundação Espaço Cultural. Só na terra dos artistas ainda não conseguimos apoio para a exposição.


* * *

Tudo o que parece lógico não se encaixa na realidade burocrática. Na Fundação Espaço Cultural temos espaço para quase toda área cultural, menos para o cordel. Buscamos o aconchego de uma sede onde trabalharíamos oficinas de cordel e xilogravura e dinamizaríamos a produção dos nossos poetas. Até agora, só portas fechadas...

* * *

Com saúde mediana, quase nenhum dinheiro no bolso, e, tirando os problemas normais da vida, não estava vivendo nenhum drama espetacular. Só fica se analisando: anda traindo muito os amigos, conchavando com uns canalhas fardados, togados e endinheirados, olhando os outros com aquele olhar de peixe congelado, frio e calculista. Está vendo a hora acabar Presidente da República.

* * *

Ovo de codorna com caldinho de feijoada e uma lapada de brejeira! Quem me dera!

* * *

Brabo que só bode no escuro, meu compadre Ameba disse que não entrega o voto que deu a Dilma de jeito nenhum! “Quem quiser ser eleito, que vá procurar voto”, disse o eleitor enfezado.

* * *

O cara era tão tímido, com tamanho complexo de inferioridade que quando se olhava no espelho, ficava com vergonha da imagem por achar que era superior ao original.

* * *

O concílio ecumênico dos poetas de cordel se reuniu e decidiu: sarau de poesia só depois da eleição, que aqui na Paraíba do Norte, eleição é o momento máximo da discórdia paroquial. Todo mundo contra todo mundo e que se lasque a mulher de seu Raimundo.

* * *

Se os animais foram domesticados, por que também não os homens?

* * *

Por obra e graça da amizade, vou contar essa piada sem medo de retaliação. É que um amigo meu, metido a poeta, escreveu um livro. Ficou faltando o título. Pediu-me sugestão. Indaguei: “Seu livro fala de bosta de cachorro?” Ele, espantado, disse que não. Eu acunhei: “Seu livro fala de urina?”. Ele já quase fulo: “Não, meu livro não fala disso”.  “Pois aí está um título legal: sem merda e sem mijo”. Ele me mandou tomar no centro gravitacional e foi embora.

* * *

O senhor Michel Temer, Presidente uterino do Brasil, encontra-se na China, especializando-se em português ditatorial.

* * *

O safado do Ameba soube que um cientista americano descobriu que a virgindade causa câncer. Botou placa no escritório: “Dr. Ameba – Médico de moças – Tratamento preventivo do câncer.”


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário