Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA – Fábio Mozart, Jacinto Moreno, Chico Tadeu, Ricardo Alves e Marcos Veloso estudando roteiro da peça “Mari, Araçá e outras árvores do Paraíso”, de minha autoria. O ano era 2018.

Em 2015, produzimos o documentário Boi de Menino, roteiro e música de Fábio Mozart, direção de Marcos Veloso, edição de Jacinto Moreno e reedição de Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, produtora do curta, baseado no espetáculo “cortejo de bois de carnaval” realizado em Itabaiana em 2015, a partir de projeto da folclorista Jandira Lucena, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura da Paraíba.

Marcos Veloso faleceu ontem (22), um dia após a morte do seu amigo Jacinto Moreno. Eu, Veloso e Jacinto fizemos rádio, teatro, vídeos, saraus, oficinas de cinema e mais um monte de projetos culturais durante mais de cinquenta anos 

Com Marcos Veloso, criamos o “Alô comunidade”, único programa transmitido por uma rádio pública, a Tabajara, com o tema “democratização das comunicações e mídias populares”, sob a responsabilidade de uma ONG cultural, há 15 anos no ar.

No ano passado, Veloso recebeu troféu destaque na mostra de cinema da XXV Semana José Lins do Rego pelo curta “Boi de menino”. O documentário foi exibido no encerramento do evento no dia 7 de junho, recebendo o prêmio especial através do Secretário de Cultura do Município, poeta Evanio Teixeira.

Foi a última homenagem pública a esse artista que nasceu em Mogeiro, na época distrito de Itabaiana. Ele está no meu livro Artistas de Itabaiana. Foi um dos raros amigos que conservei pela vida toda. Estou deverasmente muito triste.

Hoje eu iria para Mari, participar de um evento cultural na estação ferroviária, antiga sede da Sociedade Zé da Luz. Não vai ser possível. Estamos de luto duplamente. Duas perdas simultâneas, um momento de sofrimento dobrado.

Na Índia, a vaca é adorada como se fosse um deus. A vantagem é que eles podem provar que a vaca existe.

Samuel disse a Saul: — “O Senhor Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o Senhor Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos”. (1 Samuel, capítulo 15, versículo 1)

“É gigantesco o perigo quando se junta política e religião”. – (W. J. Solha)

"Jovem que atropelou agente em João Pessoa vai pedir indenização pelo parabrisa quebrado" - (Sensacionalista)

E o desembargador expediu um Salvo Má Conduta.

"Atrás de um grande homem há sempre uma etiqueta GG" - Madame Preciosa, ela mesma usuária de modelitos GG.

Tem a Lei de Newton e a Lei de Nelson. Esta última preconiza: “um corpo deitado em cama quentinha tende a permanecer deitado.” Não é o meu caso. Dou-me o luxo de dormir numa rede, própria de quem sabe que dormir é uma ostentação de pobre. Rico acorda cedo pra contar seus milhões.

Assange: “A internet é uma ameaça à civilização humana”.

Dalmo de Xangô me presenteando com uma revista de cultura chamada Jararaca. É de Brasília, terra onde se juntam as piores serpentes do país.

Nunca mais tinha lido uma revista impressa. É outro patamar!

Inteligência Artificial analisou o discurso de Donald Trump no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A análise revela um resultado misto: aproximadamente 12% das afirmações verificáveis são precisas, 35% são comprovadamente falsas, 18% são parcialmente verdadeiras ou enganosas e 35% requerem verificação adicional ou contexto.

Resultado: o cara mente mais do que um mudo que falou pro surdo que o cego viu um aleijado correndo.

"Se o Direito não serve aos frágeis, ele não serve para nada" – (Ministro Flávio Dino)

Hoje acordei às quatro de la matina soltando meu estilo fluente na laive da barata, mergulhando no âmago das questões mais importantes da humanidade, cativo das artimanhas de Ameba e das safadezas de Madame Preciosa, do abestalhamento do Sonsinho e da cretinice de Maciel Caju, a ferir os valores morais daquela dama super falsa e daquele misterioso e suspeito rapaz que anda falando horrores do velho Leão.

Apesar do momento de extrema tristeza, o espetáculo não pode parar.

O coletivo da Sociedade Zé da Luz retomará seu caminho e os projetos para marcar nosso cinquentenário. Agora em homenagem póstuma a Jacinto Moreno e Marcos Veloso, para manter suas memórias vivas.

A conferir nesta sexta-feira às 10 horas da manhã na www.radiodiariopb.com.br

“Eu praticamente desisti de trabalhar com tradução depois que as empresas passaram a contratar apenas uma pessoa pra revisar tradução mal feita de IA”. – (Sá Martins)

As pessoas estão descobrindo que pagar 10 mil reais de mensalidade num curso genérico de medicina não transforma seu filho burro em inteligente. Ele segue sendo burro. E perigoso, porque põe em risco vidas humanas.

Europeus abismados, achando um absurdo os Estados Unidos impor a força pra tomar território dos outros. Europeus nunca fizeram isso em países latinos, africanos e asiáticos.

Meu anjo da guarda me deu um cutucão: "não te mete nisso que não vai dar certo." Recuei.

Enquete da semana dos Tijolinhos: Você é um eleitor vendido ou um político comprado?

Rádio Barata no Ar, o filme, foi indicado para o Oscar de Melhor Presepada. Recusei. Não precisamos de validação de estrangeiros.

Tijolinhos de hoje para honrar a memória dos meus amigos Jacinto Moreno e Marcos Veloso. Partiram juntos como unidos foram em vida.

 

VERSO DO DIA

Dois amigos felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.

Pablo Neruda

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Faleceu ontem o amigo Jacinto Moreno, ator de teatro e cinema, videasta e meu parceiro em muitos projetos artísticos. É o cara do meio. O outro à direita é Marcos Veloso, que está hospitalizado em estado gravíssimo. Ambos, vítimas de acidente vascular cerebral.

Em nota, a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz disse que “Jacinto Moreno foi um artista de grande talento e dedicação, cuja trajetória marcou profundamente a cena cultural, deixando um legado de arte, sensibilidade e compromisso com a cultura popular. Sua presença iluminou palcos e inspirou gerações, tornando-se referência de paixão pela arte”.

Também faleceu ontem em Itabaiana o ferroviário Milton. Ele era aposentado e trabalhava como taxista. Mais um da minha geração que vai embora. Estamos chegando ao fim do nosso périplo existencial, como diria Maciel Caju em sua linguagem rebuscada.

Minha geração está pegando o beco. Em breve também vou tomar esse bonde em direção ao nada.

“Não existe mal que dure para sempre. Quando menos esperar, a morte chega!” – (Ameba, o realista)

“A vida, como todos sabem, além de curta, é pequena e perto” – (Millôr Fernandes)

“Em 1964, o DOPS invadiu a casa de Elza Soares e Garrincha, rendeu todos, revirou o imóvel e matou o mainá de estimação da família. Elza era amiga de JK e havia gravado uma música pró-João Goulart. A família fugiu para a Itália, onde ficaram amigos de Chico Buarque e Marieta Severo”. (Berobero Correia)

Mainá é um passarinho que imita outras aves. Garrincha é um passarinho pequeno e ágil que deu nome a um jogador de pernas tortas, vida torta e genialidade única.

Fala-se que a facada em Bolsonaro não sangrou. Observem a flechada de São Sebastião, também não sangra. Homens de pouca fé!

"Fui Secretário de Infraestrutura de Itabaiana. Só aguentei três meses. Meus assessores: Gaiola, Galo Preto, Nelson Cabeção e Pereba." - (Jessier Quirino)

"Política é como relâmpago: de longe é bonito, de perto dá medo." - (Jessier Quirino)

"Como diz Fábio Mozart, na casa de Jessier Quirino devia ter uma placa: faz-se arte". - (Jessier Quirino, na TV do Gordinho, de Fabiano Gomes em 2018)

Deputado Chupetinha vai caminhando de Minas até Brasília pra denunciar a Justiça que condenou o véi Bozó e meter cortina de fumaça no caso do rolo da igreja dele com o roubo dos aposentados. Faz parte do seu show.

Com ele caminham vários patriotas, entre os quais Gustavo Gayer, indiciado pela PF por peculato, falsificação, falsidade ideológica e associação criminosa.

Gayer usou documentos de crianças para forjar o quadro social de uma ONG e desviar verba pública. Pelos seus crimes, era pra caminhar até o solado do pé pedir meia sola.

“Jaguaribe nunca foi apenas um bairro. Foi, durante décadas, um espaço de reconhecimento – desses em que as pessoas não se cruzam, se identificam em vida cotidiana organizada pelo convívio”. – (Palmarí Lucena)

"Ele é demente. É, obviamente, maligno. Mas agora, além de ser muito mau, ele também é demente. Sempre foi um verdadeiro canalha. Tudo o que já fez é horrível em todos os sentidos”. – (Roger Waters sobre Donald Trump)

Faço um podcast chamado 10 Minutos no Confessionário onde desfilo “minhas verdades”, procurando ser autêntico e sincero.

Um ouvinte mandou recado curto e direto: “cara, larga desse papo de “minhas verdades”. Sua verdade é chata. Ninguém tá a fim de saber. Entregue entretenimento.

Ele quis dizer que eu pare de ser eu mesmo e pense como um personagem do meu cast.

É o caso do Sonsinho. Ele brigou com seu irmão e enviou uma carta. Uma folha de papel em branco. Por que mandar carta sem nenhuma palavra, Sonso? “É que eu não tou falando com ele”.

Imitando o deputado Chupetinha do Bozó, Sonsinho inventou de fazer uma caminhada de Bayeux a Cajazeiras, levando uma porta de carro. Por que a porta de carro?” “Se fizer calor eu abro o vidro”.

Nunca mais vi fotos de pessoas fazendo arminha com os dedos. O que ocorre? Faltou munição?

Meu último momento de felicidade: quando a professora autorizou deixar o lápis grafite e escrever com caneta esferográfica. De lá pra cá foi só na bad.

Bad é gíria que significa ruim, péssimo, horrível, desagradável. Tijolinhos também é cultura.

Lembrei dessa besteira lendo a manchete: “Anvisa proíbe canetas do Paraguai”. É um medicamento para emagrecer. 

“Fábio Mozart é um espírito septuagenariamente infantil”. – (João Dias)

De Miguel Lucena sobre Trump: “Não se deve desprezar ideia de doido; quando cisma, tenta transformar fantasia em realidade — e aí a tragédia chega com cheiro ruim”.

Em 1988, João Victor de Sapé editou o livro Além do poético, com tiragem de 500 exemplares. Um exemplar autografado deste livro está na estante do projeto “Biblioteca Viva” da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

João Victor escreveu: “Este livro foi escrito à prestação, editado à prestação e pode ser vendido à prestação. Mas, por favor, não leia à prestação. Daqui a uns anos as traças já podem ter devorado este meu filho amado”.

 "Solução está na água. Quer emagrecer? Beba água. Melhorar a pele? Beba água. Cansada do marido? Afogue-o". - Madame Preciosa


"Uma mente precisa de um livro como uma espada precisa de sua pedra de amolar." – (As Crônicas de Fogo e Gelo - George R R Martin)

 A gravidade foi inventada por Isaac Newton no século XIV. Depois foi que inventaram a gravidez, segundo Sonsinho.

O tempo passa. Jamais repassa.

Tijolinhos para o amigo José Francisco Zui, de Solânea, autor de mais de cem livros. Outro tijolo cibernético para Bento Júnior, que subscreve mais de mil folhetos de cordel. Falta só o reconhecimento do Guinness, livro de recordes.  

 

VERSO DO DIA

Pela cruz ou pela espada,

Por trinta tostões ou nada,

Desconfio de quem manda

Pelo vinho ou por carinho,

Pelo circo ou pelo pão,

Desconfia hoje e sempre

Do pastor e do patrão,

Pela ordem na desordem

Pelos malditos benditos,

Desconfia dos seus ritos,

Não confia nos seus mitos,

Pelo valor que te dás,

Pelo valor que te dão.

 

Sérgio Mendonça

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - "A peleja de Lampião com o Capeta", texto e direção de Fábio Mozart. Montagem do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. (1993) Em cena, Das Dores Neta e Adriano.

"A peleja de Lampião com o Capeta". Montagem do Grupo Massangana de Teatro Popular, assentamento do MST em Entroncamento, município de Cruz do Espirito Santo (PB) - 1996)

"O cordel é a maior expressão da alma nordestina. O Nordeste é o centro do mundo". - Professor Antonio Andrade, pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Chupetinha, Rachadinha e Bananinha. Que trio!

Se o seu médico foi formado na Unipê, Unifacisa, Famene ou Afya, é bom ficar esperto.

Cursos de medicina na Paraíba não passam na prova de eficiência do MEC. “A realidade é que hoje não se formam mais médicos humanistas, mas empresários da saúde, ou da falta dela”. – (Ulisses Barbosa)

Somos péssimos para avaliar nossas falhas. Você consegue enumerar cinco defeitos seus?

Na praia de Tambaba, o sujeito pode ser preso pelo crime de “estar vestido em local impróprio.”

Seis bilionários controlam as redes sociais; três concentram 90% da IA global. É assustador.

Sonsinho anunciando que está com seu curriculum no "pênis drive".

Em janeiro de 2015, o Grupo que comprou os Diários Associados queria contratar Samuka, Fabiano Gomes e Heron Cid, "os melhores do mercado", segundo executivo dos investidores.

Opinião de leitor do blog de Tião Lucena: "Não sou muito de fazer elogios, mas... pense em três bostas!"

Em 2015, somente dois governadores no país, Ricardo Coutinho, da Paraíba e José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul, recusaram aumento dos seus salários.

"Todos os anos surge algum besta por aqui dizendo que a Literatura de Cordel está morrendo. Muitos dos que disseram isso já morreram e o Cordel continua vivo." (Ariano Suassuna)

Já disseram de mim: “Esse Fábio Mozart não é poeta, é cordelista”.

"O sol nasceu para toldos". – (Humberto de Almeida)

Hoje, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em homenagem à Ialorixá Mãe Gilda de Ogum, para promover o respeito às diversas crenças, e também é o Dia Mundial da Religião, promovendo o diálogo inter-religioso.

O livro História de Itabaiana em versos, de Fábio Mozart, faria parte do conteúdo curricular dos alunos da rede pública municipal de Itabaiana, conforme estabelecia lei que foi apresentada na Câmara Municipal, propositura do vereador Semeão Rodrigues.

A obra seria objeto de estudo nas disciplinas português e história, e demais onde possa ser inserida, em caráter obrigatório e em todas as séries, conforme estabelecia o projeto de lei que foi votado em sessão da Câmara no dia 12 de agosto de 2014.

A proposição foi derrotada.

Dia 23 de janeiro (sexta-feira) estaremos em Mari lançando o folheto de Adauto Paiva no projeto Repente na Linha, da Associação Cultural Manoel Xudu.

A proposta da Editora Zé da Luz é produzir uma coleção de livros e folhetos voltados para o resgate de artistas e figuras públicas das cidades interioranas.

“Como são tristes as cidades sem livraria. Sobretudo as pequenas, onde qualquer um pegaria um livro e poderia comentar na pracinha. Sinto que um pequeno formigueiro de gente sem uma livraria é como uma espécie estranha, sem as antenas”. – (André Ricardo Aguiar) 

"Nordestino é o povo brasileiro que sobrou no Brasil." (Henfil)

Em 2014, um raio derrubou o dedo do Cristo Redentor para provar que Deus é imparcial.

Assim falou mestre Humberto de Almeida: “Nunca pense em mandar um diabo para o céu. O céu para o diabo é o inferno”.

Pensei nisso a propósito da ideia de botar Jair Bolsonaro para ler na prisão. 

Ontem fui submetido a um exame invasivo onde a pessoa fica inconsciente por algumas horas. Antes de apagar, pensei naquelas enfermeiras que matavam os pacientes com injeção de detergente em Brasília.

Presa por participação em três homicídios de pacientes no Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF), a técnica de enfermagem Amanda Rodrigues de Sousa, de 28 anos, se apresentava nas redes sociais como “mãe e cristã”. Satanás gospel.

Lula na famosa sinuca de bico: se apoiar Veneziano, perde Hugo Motta, mas se juntar os trapos com Nabor, perde Vené e Vital. Eu no lugar dele, trocaria os quatro por uma tapioca com ovo.

Tenho 70 anos, já vivi dois bilhões de segundos. Fiz as contas enquanto tentava dormir. Para cada humano no planeta, existe 1 milhão de baratas. Também pensei nisso. Melatonina não tá fazendo efeito.

O Procon de Campina Grande aplicou multas que somam R$ 250 mil contra instituições financeiras por irregularidades em empréstimos consignados e violações ao Código de Defesa do Consumidor.

Mandei carta ao Procon reclamando do Banco Itaú por cobranças indevidas. Espero estar vivo quando sair o resultado.

Igrejas evangélicas investigadas por fraude no INSS contra velhinhos aposentados. “Deus no controle”.

O deus dessa gente é chefe de máfia, só sendo!

Por que a igreja e a maioria dos cristãos se identificam com ditadores?

“O Deus bíblico nunca foi democrático e podemos provar isso historicamente”, analisa Ricardo Nêggo.

Constantino I, o legalizador, e Teodósio, o imperador que tornou o cristianismo religião oficial de Roma, lideravam um regime ditatorial. De lá pra cá foi na base da tortura e fogueira para queimar a oposição.

Tijolinhos aumentam o foco mental. Quem garante é o leitor Quelyno Souza.

Tijolinhos de saudação ao poeta Zuma Nunes que toma hoje uma brejeira em comemoração ao seu aniversário.

 

VERSO DO DIA

 

E quando Oxóssi passou

pelo planeta da fome

conheceu a negra sem nome

deu-lhe voz e abençoou.

A negra estrela encantou,

com seu canto de alquimia,

fez do trágico alegria.

Olorum, dono dos ares,

conduziu Elza Soares

pro seu ilê do bom dia.

 

Geraldo Bernardo

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Em 21 de janeiro de 2017, lancei minha música “Enquanto não arrebenta o derradeiro dilúvio” no programa Alô Comunidade, na Rádio Tabajara.  Composta por mim e por meu filho Arnaud Neto (foto), foi gravada pela Banda Sonata.

Depois disso, só a Rádio DiarioPB ainda toca minha música.

Em 19 de janeiro de 2017, a rádio comunitária Zumbi ocupou o prédio onde D. Pedro deu sua primeira cagada na Paraíba. Um século depois, voltamos pra terminar o serviço...

O prédio é da UFPB e fica na Praça Rio Branco, centro histórico de João Pessoa. Depois, veio o Reitor Valdiney Veloso e nos expulsou.

Agora, vou reeditar meu livro Artistas de Itabaiana e expulsarei Valdiney. Ele é itabaianense. Vingança tardia, infantil e babaca. São coisas minhas. O livro é meu e bye bye.

Aliás, tem outras figuras mofinas que foram retiradas do livro. Desinfecção preventiva depois de dez anos da primeira edição. 

"Enquanto houver, neste país, um só homem sem trabalho, sem pão, sem teto e sem letras, toda prosperidade será falsa" (Tancredo Neves).

O velho Fábio Mozart, ex-locutor de parque de diversões, cuspidor de microfone em rádios comunitárias e comunicador improvisado no programa Alô comunidade, agora é presidente do bloco As Cuecas. Não é pra qualquer um.

Há 217 anos nascia o escritor Edgard Allan Poe. Fã de absinto, tinha alucinações. Antes de morrer, vou tomar duas doses de absinto.

Estou fazendo dieta líquida para exame dos intestinos.

Dieta radical: alimentar-se apenas de sonho. Os mais gulosos possíveis. Não engordam nem causam câncer.

"O que me restava de inteligência, gastei na prova de matemática." - Sonsinho, o rudimentar.

"O que me restava de carinho, desperdicei no cachorro do vizinho." - Ameba, o rude.

O nativo de Peixe era um peixe insurgente. Nadava contra a corrente. Agora, esqueceu o anarquismo e virou peixe de aquário.

Maciel Caju era um falso rico. Às escondidas, alugou sua zona de conforto.

Toda pessoa é a favor da liberdade de expressão de quem pensa igual a ela.

Não mande convite nem solicitação de jogos. No momento, só aceito pix.

"Fiquei na ociosidade e, pra sair do ócio, comecei a fazer poesia". – Poeta Carlos Aires, comprovando que poesia é coisa pra pessoas desocupadas.

"Fiéis devem pagar dízimo, pastor não deve pagar imposto. É bíblico, irmão!" (Pastor Pedânio)

"Pra não chorar o leite derramado, tome direto na teta da vaca." - (Ameba, o repugnante)

Ontem, 19 de janeiro, foi o dia do terapeuta ocupacional. Quando teremos o dia do terapeuta da vadiagem?

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute e a barata esculhamba.

Nasci em Pernambuco, mas digo que sou paraibano porque tenho mania de grandeza.

Acabei de ler "A volta de Simão Bacamarte", do mineiro Annibal Augusto Gama. Enredo surpreendente de um autor idem. Recomendo.

"Descobri que andar engorda. Quase todo mundo que caminha é barrigudo". - Ramalho Leite

O primeiro programa de 2026 da Rádio Barata no Ar, intitulado “Zé Barata e Sérgio Tubarão abrem 2026 no desenho dos Simpsons”, bateu recorde de ouvintes no site da rádio DiarioPB.

A edição entrou para a história como a mais ouvida desde a criação do programa, há cinco anos, período em que já foram produzidos 545 episódios.

A edição contou com a participação especial de Homer Jay Simpson, patriarca da família Simpson e um dos personagens mais reconhecidos da história da televisão americana, o que impulsionou significativamente os acessos ao player do site do programa, que já ultrapassou a marca de oito mil cliques.

Certa vez, em Itabaiana, a madame disse: "Em minha casa, preto e pobre só entram pra trabalhar." Fugi dali antes que ela me mandasse faxinar os banheiros.

Em poucos meses na Presidência, Jânio Quadros decretou que toda agência dos Correios deveria ter um vidro de goma arábica para selar as cartas dos usuários. Essa grande obra para o progresso da nação ainda se vê hoje em dia.

Bolsonaro saiu sem deixar uma única marca. Não colou.

“Rádio Barata no Ar é o programa mais vira lata do planeta. Os meninos são treinados. Eles são garotos de programa.” – (Félix Di Láscio)

Blocos alternativos de João Pessoa devem ganhar cinco litros de cana e quatro cajus pra brincar o carnaval.

Bloco As Cuecas desistiu de desfilar. Prefere ficar no Mofados Bar curtindo shitcore, grindcore, noisecore, goregrind e todo tipo de barulho irritante que você possa imaginar, mas com o apelo underground.

Meus mais sinceros tijolinhos para o amigo Napoleon Soares do Rego, embaixador dos tijolinhos em Londres, e para nossa amiga Clévia Paz, comemorando hoje seu aniversário. Mais tijolos para El Gorríon de Itatuba.

VERSO DO DIA

 

Estrebuchemos

Por uma questão de ajuste

Em lógica que nos assuste

Para não comprometer

A harmonia do mundo

É preciso ter mais gente

Insistente e renitente

Diga sempre não à paz

Não obedeça, rapaz!

Toda força à intolerância

E à não observância

Faça rom-rom, torça a cara

Estrebuche, mande a vara

Diga não à paz armada

À luta, camarada!

Com pilhéria e bofetada

Agitemos a manada

Cuspa a moral de fachada

Que não nos resta mais nada

Escarneça do seu chefe

Cujo poder é um blefe

Construa seu inimigo

A partir do próprio umbigo

Tudo isso é uma grande farsa

Que a própria alma esgarça

Resista a cada momento

Ao discurso fraudulento

Diga não à lei e à ordem

Antes que os nazi acordem

Zero grau de disciplina

Ao menino e à menina.

Sujo, confuso e arredio

Que seja assim nosso rio

Para nadar de braçada

Em busca do tudo ou nada.

 

F. Mozart

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

No começo do século, Eliel José Francisco veio de Paulista para visitar Itabaiana, sua querida terra natal. Chegou trazendo debaixo do braço um catatau de versos que traduzem seu bem querer nativista, invocando o passado e tomando cachaça nas barracas do Carretel e do Cochila.

“O passado é uma carga pesadíssima, e para carrega-lo tem que tomar cachaça com caju e pitomba”, acreditava o poeta Eliel. De vez em quando ele sentia a urgência de visitar Itabaiana, ver seu rio Paraíba onde nadou feito piaba nas cheias de antigamente.

Como nas epopeias antigas, Eliel queria perpetuar em seus poemas, por todos os tempos, o destino de um povo sem muito destino. “Minha poesia é ‘Os Lusíadas’ do pé-rapado, do fuleiro que toma cana e leva tapa da polícia, do zé-ninguém que leva chifres da mulher e se vinga no mel podre da ponta de rua”.

Professor de inglês, Eliel José Francisco falava mesmo é a língua da Maloca, do Cochila e do Apertado da Hora. “Passei a escrever versos fesceninos, porque em geral o povo gosta de sacanagem”, explica o poeta. “A prova disso é que votam sempre nos mesmos políticos filhos da puta”, raciocinava.

Fiz uma compilação dos poemas de Eliel e publiquei “Eliel, o poeta fluvial”, pela Editora Zé da Luz. Como quase ninguém gosta de ler, muito menos poesia, foram poucos os leitores dessa antologia do meu amigo poeta, que morreu em 2015.

Pastor garante ao seu rebanho (gado de corte) que Deus é de direita.

"Já o Papa diz que o comunismo é todo baseado no cristianismo. O fato é que política e religião, quando se misturam, dá fezes". (Comentário no Skyblue)

"O mal é contagioso, mas o bem é contagiante". MC Bill

"Salmonella é o Salmo preferido da irmã Damares" - (Ameba, o sacrílego)

Bilhete de Sonsinho para a namorada, em inglês: “I love you como nunca I loviei ninguém”.

Quase nada que se diz aqui nessa bosta de programa é verdade, mas poderia ser. Zé Barata e Sérgio Baiacu são personagens fictícios que fazem paródias de si mesmo, como jornalistas de ficção. Dizendo ainda que este programa foi eleito três vezes consecutivas como um dos maiores dejetos jornalísticos da América Latrina. https://www.radiodiariopb.com.br/tutorial-de-como-torturar-uma-barata-comunista-programa-radio-barata-no-ar-edicao-de-no-545/

"Mais falso do que esse prefeitinho, só família em festa de fim de ano". - Ameba, o sarcástico.

Silvia Federici é uma filósofa e ativista feminista, cuja tese central é que o capitalismo não se sustenta apenas na exploração do trabalho assalariado, mas depende estruturalmente do trabalho reprodutivo não remunerado, realizado majoritariamente por mulheres.

Se as donas de casa pararem, o sistema capitalista cai. O capitalismo desvaloriza e torna invisível o trabalho doméstico.

No dia 31 de outubro é comemorado o dia desta “superescrava”, que luta diariamente para manter a ordem familiar e o funcionamento da residência, sem ao menos receber salário ou tirar férias.

O ar condicionado que torturava Bolsonaro já entrou nos arquivos da Comissão da Verdade?

Se o Brasil fosse um país sério, teria Rádio Barata no Ar todos os dias em todas as rádios da nação.

O Cão Canjiquinha, no gozo de suas atribuições, não aceita cancelamento do pastor Sóstenes Cavalcante e da irmã Damares.

"Fui remover o pendrive do computador e apareceu escrito: 'remover com segurança'. Mas eu não tenho nenhum segurança, nem vigia, nem porra nenhuma aqui. Posso remover sozinho ou é perigoso?" (Sonsinho)

"Você é a letra X da palavra 'amigo'" - (Sonsinho)

"A Paraíba está precisando de poetas. Ela tem tudo: do lixo marginal ao oficial, menos poetas." (Arturo Gouveia em 2017)

"Se eu tiver te incomodando avisa, pra eu continuar." - (Ameba, o desprezível)

Os ladrões do INSS, incluindo os pastores, descobriram o truque do capitalismo: é mais fácil tirar um real de 100 milhões de aposentados do que tirar 100 milhões de uma pessoa só.

E eu não espero que os maus sejam punidos e os bons recompensados. E nem as coisas vão começar a dar certo quando chegarem ao fundo do poço.

Quando a vida me faz uma sacanagem, começo a botar as pessoas em julgamento. Jamais se deve fazer essa maldade.

A vida nos pregando peças e a gente envelhecendo mais amargo.

Ninguém pode matar as ilusões das pessoas. Penso nisso lendo desatentamente as poesias vazias de um amigo comum, que pensa que é poeta.

Até Michel Temer achava que era poeta. Usurpador vampiresco da nobre arte de fazer poesia.

O tempo passa e um belo dia você descobre que tem apenas poucos anos de vida útil. Aí não adianta filosofar. A velhice se instala de vez e você, com a perspectiva de viver cada vez menos, vai se despedindo da vida com um assombro quase sereno, resignado.

O leão reina em seu território e depois morre. É inevitável. Para mim, o sujeito morre no momento em que deixa de ter liberdade total de pensamento e controle dos seus atos.

Missionário Valdomiro criou o trízimo: 10% para o pai, 10% para o filho e 10% para o espírito santo.

O americano Bob Dylan ganhou o Nobel de literatura por ter escrito muitos livros falando da beleza da rosa, aliás, da manga rosa.

Já o escritor maldito Charles Bukowski não teve a mesma sorte.

Acreditava que a vida não tem um propósito definido, mas que a arte e a escrita podem dar algum sentido à existência. Mas, era bom mesmo de copo. Bebeu até a última gota.  

Merecia o Prêmio Nobel do Niilismo e da Cachaça Pitu, aquele uísque vagabundo americano.

O melhor livro de Bukowski é Misto quente, que em Portugal saiu como Pão com Mortadela. O niilista Sérgio Ricardo pretende ler o poeta cachaceiro neste ano.

Niilista é quem não acredita em Deus, moralidade, verdade e até mesmo na linguagem. Manda tudo se lascar e fica só na dele, indiferente e alcoolizado.

Como diz Sonsinho: “"Um beijo pra vocês e ostensivo a toda sua família".

Um tijolinho radical para o niilista Robson Albuquerque, de Itabaiana e outro para dona Mad Mana Vieira, de Olinda, que faz aniversário hoje. E para meu neto Ravi que faz 11 anos. 

 

VERSO DO DIA

 

Ah, essa arte cruel de juntar versos
Desfolhando imagens e aventuras
Formatando o vigor das amarguras

Com desejos por rigores submersos

Sentimentos ambíguos, controversos
Enche-lhe a alma de marcas e fissuras
E com saudade vai tapando as rachaduras
Dores herdadas dos amores mais perversos

Sua cota de saudade é sem medida
Seu labirinto do sofrer é sem saída
Seu contato com o prazer é tão sutil

Sempre ferido sem jamais poder ferir
Só sendo mãe pra dizer, ver e sentir
Que a dor maior foi um poeta que pariu.

 

Marcello Piancó  

 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Neste sábado (17), também conhecido como hoje, eu e Bento Júnior vamos entrevistar Flauber Santos, líder do bloco carnavalesco Elefante da Torre no Alô Comunidade, 11 horas na Rádio Tabajara. https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

Minha avó me chamava de priziaca. O que significa priziaca? E priziaca se escreve com Z?

Priziaca" = Radialista, torcedor do timbu pernambucano, escritor e poeta fake. Melhor exemplo: Fábio Mozart” – (Quelyno Souza)

“Priziaca é o nome de um bloco carnavalesco em Guarabira. Os Priziacas”. – (Tarcísio Pereira)

Michelle e Allan dos Santos tão quebrando os pratos. Allan disse que Michelle não liga pro Jair. Michelle chamou Allan de "demônio".

Até eu que sou besta já notei que as fraudes do INSS, a mutreta gigante do Banco Master e o esquema do PCC na Farinha Lima estão muitíssimo interligadas. 

O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos inocentes e o barulho dos crentes.

Uma curiosidade de Sonsinho: “Quando não tinha computador, o que vocês faziam para entrar na internet?"

Abaixo, alguns vocábulos do meu “Dicionário Ameba de Besteiras e Ideias Afins”

AMOR – Sentimento de atração física entre animais de sexos opostos. Tem o amor livre e o amor manietado. O dos cães começa livre e termina preso por correntes naturais, que se desfazem naturalmente. O dos humanos começa livre e termina em sentença de prisão perpétua. (Dicionário Ameba de Safadezas e Ideias Afins)

CERVEJA – Bebida fermentada feita de cevada, lúpulo e outros cereais. Acelera o mecanismo mijatório quando ingerida abundantemente. Consumida além da conta do freguês, provoca situações constrangedoras e até pedido de casamento a uma freira. (Idem) 

PARAÍBA – Estado de coma? Estado febril? Estado falimentar? Depende de quem fizer o relatório do governo que toma posse. (Idem ibidem)

VIDA – A dos outros é maravilhosa. A nossa só começa a ficar interessante depois do terceiro copo. (Do mesmo dicionário)

PRIVADA – Lugar de meditação e sossego. Tem um papel importante. (Da mesma fonte suja anterior)

“Estou lendo um livro quente demais. Tem magia negra, sexo, assassinato, traição, incesto, estupro e genocídio. Um pouco apelativo, mas bem quente!” – (Ameba, o leitor da Bíblia)

"Se aparecer um vírus que faça a gente ficar bonita, vou fazer feito Bolsonaro: vou torcer pelo vírus". (Madame Preciosa)

Em 2021, um deputado federal da Paraíba pediu ao Presidente Jair Bolsonaro pra botar um militar na Procuradoria Geral da República. Teria mais controle naquela procuradoria que denunciou o dito cujo deputado por organização criminosa e corrupção passiva porque desviou dinheiro da construção de uma adutora no sertão da Paraíba.

Ele argumentou: “Presidente, é apenas um problema de rachadinha, o senhor entende. É que no sertão da Paraíba é muito seco, e a terra fica toda rachada. É a rachadinha sertaneja, nada demais. Veja isso aí que eu sou do centrão e tou com Bolsonaro e só tomo vacina se for misturada com cloroquina verde oliva”.

"Não conheço Vavá da Luz, e quero conhecer essa figura, discípulo do deus Eros que na mitologia grega era o deus da paixão, do sexo, da safadeza, deus da putaria que os eruditos chama de erotismo." - Madame Preciosa.

“O sujeito ‘politicamente correto’ abre a reunião saudando ‘todos e todas’, quando chega em casa, tasca o pau na mulher”. (Ricardo Sérvulo Fonseca)

Ameba de chapéu na mão: “Senhor Doutor político, o senhor quer comprar meu voto?” “Passe aqui em outubro. No momento estou sem trocado”.

Maciel Caju foi convidado para trabalhar como piloto de provas em fábrica de supositórios.

“82% dos mamíferos machos nunca faz sexo. Portanto, não sou um esquisito”. – Maciel Caju

"A prisão é o ponto extremo da cadeia de opressão dos socialmente mais frágeis." - Mauro Malin

Dos 11 mil presidiários na PB, mais de 3 mil já poderiam estar soltos. Dependem apenas de advogados.

Prisão de rico é o sonho de consumo dos lascados. Eu trocaria tranquilamente minha liberdade pelas mordomias de Bolsonaro na cadeia.

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, presenteou o presidente dos EUA, Donald Trump, com sua medalha do Prêmio Nobel da Paz. E mais não deu porque não lhe pediram.

Donaldo Trump agora é Prêmio Nobel de segunda mão. Só lhe falta a medalha de Imbrochável de Bolsonaro.

O tal do Guaidó deve estar muito deprimido por não ter conseguido nem o título de maior capacho dos EUA da história da Venezuela.

Nobel da Paz hoje em dia vale menos do que o Troféu Barata de Ouro da Rádio Barata no ar.

Rádio DiarioPB vai retransmitir a programação diária do famoso blog ICL Notícias. Jamil Chade, Jessé Souza, Leonardo Boff e Xico Sá são alguns dos colunistas. Grande salto de qualidade na radiofonia online da Paraíba. www.radiodiariopb.com.br

Em dezembro de 2013, Rubens Nóbrega contou em sua coluna a história de um cigano que foi parar em Cabedelo e lá enterrou uma caveira de burro, justificando o azar daquela cidade.

As redes sociais formam um Homo digitalis triste, solitário, invejoso.

Religião ou irreligião não definem caráter. Não tenho preconceito contra qualquer religião. Só combato canalhas, que podem ser até ateus.

Ronald Bigg, "o ladrão do século", roubou apenas uma vez. Comparado a certos prefeitinhos, é um inocente.

Eduardo Rickrot: “acho que um ateu deve valorizar e aproveitar melhor a vida, pela consciência de que ela é única e não merece ser desperdiçada se reunindo em grupos para tentar conversar com um amigo imaginário tímido.” 

“Se você não é o melhor, que seja o pior, porque assim aparece também”, acredita o torcedor do Íbis Futebol Clube, considerado o pior time do mundo, saindo de sua humilde condição de saco de pancada do futebol pernambucano para a fama mundial.

Eu reivindico essa glória para o meu time Mangueira Futebol e Cachaça, de Entroncamento. Disputamos um campeonato onde jogamos 20 partidas, perdemos todas, levamos 108 gols e só fizemos 3. 

Tijolinhos para Dida Fialho, aniversariante de ontem.

 

VERSO DO DIA

 

Ando muito completo de vazios.

Meu órgão de morrer me predomina.

Estou sem eternidades.

Não posso mais saber quando amanheço ontem.

Está rengo de mim o amanhecer.

Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.

Atrás do ocaso fervem os insetos.

Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu

destino.

Essas coisas me mudam para cisco.

A minha independência tem algemas.  

 

Manoel de Barros