Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Esta máquina de comunicação foi criada em 1838. É o telégrafo. Daí vem o nome “telegrama”. Fui um dos últimos profissionais a trabalhar com este dispositivo. Telegrafista é profissão extinta. Código Morse ainda soa no meu cérebro de velho ferroviário.

México alcança menor nível de pobreza em 40 anos e comemora avanço histórico.

Para Haddad, Brasil precisa de uma classe dirigente que não pense apenas em dinheiro. Tudo a ver com a manchete anterior.

Eu voto para João Pessoa abrigar a nova sede da ONU. Aqui o sol chega primeiro na terra de um povo hospitaleiro, com céu, mar e esgotos clandestinos.

“Quando a saudade bate, a pessoa faz o que? Apanha!” – (Sonsinho)

Ex-ministro da Agricultura é condenado à morte por receber mais de R$ 200 milhões em propina na China.

Ex-Ministro da Agricultura no Governo Temer, Blairo Maggi foi investigado pelo STF por suspeita de corrupção em 2017.

Procurador Geral da República denuncia Michel Temer por esquema que movimentou 587 milhões.

Nenhum desses senhores será condenado à morte. Nem mesmo a morte política. O ex-presidente Temer, aliás, virou conselheiro mor da República.

Não defendo pena de morte para ninguém. Só acho que seria justo confiscar seus bens e repassar a grana para mim, que dei a ideia.

Se eu fosse rico, seria um rico incomum. Excêntrico igual ao milionário italiano Salvatore ”Sam” Cerreto, 71 anos, cujo hábito era fazer cocô nas portas de estabelecimentos comerciais.

Na verdade, eu seria um rico mais próximo de Karl Rabeder. Ele cresceu pobre e achava que a vida seria maravilhosa se tivesse dinheiro. Porém, quando ficou rico, Karl descobriu que estava infeliz e decidiu dar cada centavo da sua fortuna de 8,12 milhões de reais.

Ele se mudou para uma pequena cabana de madeira na montanha. Todo o seu dinheiro vai para instituições de caridade que ele montou na América Central e América Latina, das quais ele não vai receber nem mesmo um salário.

Talvez eu sendo multimilionário compraria minha cidade, Itabaiana. Foi o que fez Scott Alexander, magnata solteiro de 31 anos. Por vaidade, ele comprou sua cidade natal na Bulgária e mudou o nome do lugar. Botou seu próprio nome.

Ontem, o governador Tarcísio, de SP, encontrou Bolsonaro para discutir “anistia e redução de penas". Um governador não tem poder de decisão algum sobre isso. Tarcísio finge que agrada ao véio Bozó e sua galera pirada.

Você tem livros em casa que já leu? Quer doar para que outras pessoas possam ler? Doe ao projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. Temos pontos de troca de livros em João Pessoa, Itabaiana, Mari, Bananeiras e Solânea.

Na cidade de Solânea, o ponto da Biblioteca Viva está instalado na sede da Academia Solanense de Letras, ao lado do Banco do Brasil.

No dia 2 de outubro, faremos parte de ação de distribuição de livros em Solânea, durante a IV Festa Literária de Solânea – Flisol, promovida pela Academia Solanense de Letras.

Vou falar com meu amigo Evanio Teixeira, de Pilar, para instalar um ponto da Biblioteca Viva na Secretaria de Cultura, onde ele atua.

Sobre Evanio, ele prepara um livro sobre a vida esportiva de Pilar. Lançamento previsto para novembro, pela Editora Zé da Luz.

Passando por alguns perrengues de saúde. Quem quiser me enviar suas orações, mandingas ou pensamentos positivos, eu agradeço.

Segundo a psicóloga americana Loise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. "Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão", afirma.

Muito prestigiado o lançamento do livro “Alma nua”, de Wagner Lins, no último sábado em Itabaiana. O ex-prefeito Lúcio Flávio Costa foi o primeiro a ter seu livro autografado.

Wagner Lins foi eleito representante da área de audiovisuais no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabaiana.

O escritor e jornalista Rubens Nóbrega iniciou campanha para mudar a bandeira da Paraíba, considerado um símbolo datado, feio, sem sentido e ainda por cima rubro negro. Para o vascaíno Rubens, essa bandeira anacrônica não tem futuro. 

O blogueiro Miguezim de Princesa desenhou um projeto de bandeira com ajuda de IA. Ficou xuxu beleza.

"Mistério da ciência: por que o credor tem a memória muito melhor do que o devedor?" - Ameba, o inadimplente.

"Sou ateu, mas gosto de trocar umas ideias com Exu Sete Encruzilhadas" - Jerry Oliveira.

“Se juntar esse povo da Rádio Barata e queimar, não dá uma colher de cinza” (João Jales)

Intrigas, fuxicos e prevaricações já tomam conta dos partidos políticos. É a famosa “festa da democracia” chegando. Sou mais a gafieira na casa de Madame Preciosa. Tem mais respeito, moralidade e decência.

“Político é igual a manga: quando está no período, faz a alegria do pobre”. – De um eleitor gaiato.

60% das pessoas não passam 10 minutos sem mentir. No caso de políticos em campanha, o tempo baixa para 3 minutos.

Fui multado no trânsito. Meu próximo adesivo: "Guiado por Deus, mas, as multas vêm no meu nome".

“Aviso a quem me ofender: sou fluente em palavrões”.  - Ameba, o chulo

Agressão gratuita de Maciel Caju: “Não se preocupe com as pessoas que morrem de inveja de você e da sua vida. Afinal, essas pessoas não existem.”

Dois ladrões roubaram um calendário. Cada um pegou seis meses.

Madame Preciosa revela que teve um sonho erótico com o E.T. Para ela foi um sonho, mas para o E.T. foi um pesadelo.

Em Brasília, prenderam um ladrão apelidado de “Tolete”. Aguarda-se outro “tolete” no mundo penitenciário, para a devida descarga histórica.

Registro com pesar o falecimento de Oscar Maroja, aos 79 anos, na cidade de Itabaiana. Oscar era proprietário do Hotel Estação.

Na quarta-feira, (01) a Rádio Comunitária Solânea FM transmite às 9 horas o programa Estação Cultura, com Fábio Mozart e Batista de Andrade. Edição de Sérgio Ricardo Santos.

Tijolinhos voam hoje pra riba dos peitos de Popó e Wanderley Silva, dois bolsonaristas que saíram no tapa porque um deles não aceitou o resultado da luta.


VERSO DO DIA


“A orquestra da vida é a cultura

O poeta é seu mestre de harmonia”

 

Dedé Monteiro

 

 

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Em agosto de 1979 circulou em Itabaiana o Jornal Alvorada, órgão da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, editado por Fábio Mozart, auxiliado por Arnaldo Barbalho e Joacir Avelino Silva Silva, contando ainda com a colaboração de Sosthenes Costa, Antonio de Pádua e Pedro Lourenço.

É bom viajar na linha do tempo e reconhecer que fizemos algumas coisas boas por nossa comunidade”. (Joacir Avelino, ex-Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz)

Circula uma tese sobre a epidemia de AVC: excesso de radiação das antenas de celular. Todas as empresas, Tim, Vivo, Claro e Oi, jogam em cima da gente 160 wats em cada torre, impactando o cérebro. Que tem poluição eletromagnética, isso eu sei que tem. Os efeitos disso, ficam na base da especulação.

Muito obrigado a quem votou e me colocou entre os jornalistas homenageados no Prêmio Barata do Ano, como um dos mais inconsequentes e babacas comunicadores na globosfera.

Devo tudo isso à Rádio Barata no Ar e ao site Barata Press. www.baratapress.com

Cresce o número de pessoas com transtorno mental. Ansiedade, psicose e depressão tratados com drogas que alteram o estado mental e viciam.

Antigamente, esquizofrenia e depressão não duravam seis meses. Hoje duram a vida toda. A indústria farmacêutica agradece e manda receitar suas drogas para todos os descontentes com a vida.

Em tempo: jamais tomei antidepressivo.

O Brasil não tem a menor tradição de guerra e nem se coloca em posição de ataque em relação a nada. A Paraíba não faz fronteira com país nenhum, portanto a possibilidade de uma guerra é zero. Então, por que temos tantos quartéis do Exército por aqui? Por que não colocam esses soldados nas fronteiras?

A sociedade acusa o preguiçoso de não contribuir para o progresso, de ser um parasita social. O preguiçoso paga pelo que não faz.

“O ocioso não é propriamente quem se opõe ao trabalho. É quem sabe usar a inteligência”. (Jerome K.) Trabalho é castigo divino. Deus me livre!

Segundo Adauto Novaes, o trabalho deixa como herança neurose, depressão, excesso de ruídos artificiais e técnicos, alienação, desastres ecológicos, apressamento e economia de guerra. O ócio produz poesia...

O poeta Eliel foi chamado para servir de intérprete para um estrangeiro que falava inglês. “Pergunta se ele está gostando de Itabaiana”, dizia a anfitriã. Eliel perguntava: “O mister está gostando de Itabaiana?” O americano respondia: “Estou gostando muito.” Eliel traduzia: “Ele disse que está gostando muito.” A anfitriã: “Pergunta se ele quer comer comida brasileira.” Eliel: “Ela perguntou se o mister quer comer comida brasileira.” O americano: “Yes, gostaria muito de experimentar.” E assim foi a conversa, com Eliel na maior cara de pau traduzindo do português para o português.

Minha imortalidade intelectual está bastante afetada. Afastei-me de três academias de letras.

Aeronave com prefeito de João Pessoa sofre pane elétrica e faz pouso de emergência; Cícero Lucena voltava de Sousa, no interior, do Estado, quando a aeronave começou a perder potência.

Cícero Lucena constata que valeu a pena seu investimento, percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. Pediu proteção às divindades.

Cícero disse que colocou nas mãos de Deus as definições políticas que precisa tomar. Se Deus disser que não, ele não disputará o Governo da Paraíba em 2026. 

Com um cabo eleitoral como Deus, até eu disputaria a eleição!

Cabo Gilberto chamou Efraim Filho de “frouxo” porque não segura o que come. Recomenda-se um probiótico para restaurar a flora intestinal e voltar a despachar o que come.

O deputado Cabo Gilberto realmente tem cara de quem comeu e não cagou.  

Rússia inaugura escola para treinar crianças a usar drones para a guerra. Fim do mundo começando no fim do mundo.

Vi um rapaz vestido com camisa onde a marca do fabricante era destaque. A pessoa paga para anunciar o produto da empresa. Idiotice máxima do consumismo.

Acusam Luiz Couto de ser “velho demais” para ocupar o cargo de deputado. Etarismo idiota. Dignidade não tem idade.

Hoje é dia de Miguel, Rafael e Gabriel, os arcanjos.

Tijolinhos para W. J. Solha que vai lançar seu novo livro, “Um poema acontece”, e para nossa amiga Rosineide Cecília, de Mari, aniversariante de hoje.

 VERSO DO DIA

Coleciono poesia ruim. Recebi o livro “Escravo da Lua”, escrito por um marinheiro que cismou que era poeta. Uma pérola do poeta dos mares:

 

O meu primeiro amor

Não gosta de muita trova,

Fala mal da danada da saudade a toda hora

E logo vai embora.

 

 

sábado, 27 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Ativista cultural Clévia Paz, da região de Itabaiana, entrevistada no “Alô comunidade” deste sábado (27) na Rádio Tabajara, às 11 horas. https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

Clévia foi eleita em 25 de setembro para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabaiana, juntamente com o poeta Wagner Lins, representantes da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

Crivella é condenado em R$ 100 mil por recolher quadrinho da Marvel com beijo gay por discriminação contra obras LGBT. Ex-prefeito do Rio de Janeiro foi condenado por danos morais coletivos; valor será destinado a políticas públicas de combate à discriminação por orientação sexual.

Leia esta notícia sob o ponto de vista da Barata Press: https://baratapress.com/bispo-e-condenado-por-condenar-beijo-gay-em-quadrinhos/

“O sistema eleitoral melhor é aquele em que não perguntamos "em quem você vai votar?" A pergunta deveria ser: " em que você vai votar ?" Em que proposta você vai votar. As pessoas  (os candidatos) viriam em segundo plano”. (Sosthenes Costa)

"Eu conheci Madame Preciosa antes dela ser virgem." - Sonsinho.

"Depois de morto, espero não ser importunado por parente querendo falar com meu espírito em mesa branca."- (Ameba, o obituarista)

O escritor que escreve às cegas pode ser um iluminado”, acredita o poeta itabaianense André Ricardo Aguiar. E quem lê às cegas, corre o risco de penetrar aleatoriamente no mistério das coisas, até, quem sabe, chegar a um grau de maravilhamento a ponto de viajar no pavão misterioso sem maiores perplexidades.

É por isso que serei sempre aprendiz, sendo que minha meta é aguçar a capacidade de ver mais o singelo e trivial com algum encantamento. Cuido mais do conteúdo, como bom leitor cego que acho que sou.

Tentei escrever sob fluxo de consciência. Só saiu barata no meu pensamento. Meu universo psicológico precisa de uma boa dedetização.

O cordel é uma arte que tem receitas. Sem o domínio de certas regras, não funciona. Como em toda forma artística, tem muita empulhação e produto ordinário por aí, mas, na forma, precisa seguir os preceitos da métrica e rima.

Depois de certa idade, a gente sente saudade até das aflições antigas. (João Batista de Brito)

Em 27 de setembro do ano passado, Rafinha Banana, da cidade São Bento, comprou um bolo no leilão por R$ 104 mil. Ele é candidato a vice-prefeito. O bolo é de banana com cheiro de alvejante.

"Sou a favor do ensino religioso nas escolas. Crianças devem aprender a fazer rituais pra os Orixás desde cedo". - (Ameba Ojuobá)

"Ao nascer, aproveite seu próprio umbigo e estrangule toda a equipe médica. É melhor não deixar testemunhas. Não vá se entusiasmar e matar sua mãe. Até mesmo supervilões precisam ter mães".  – (Joca Reiners Terron)

Ouvindo "Casa das Máquinas". Na época eu era jovem, tinha a vida toda pela frente. Que bosta, acabei ultrapassando a vida!

"Rock é um passarinho que já nasce voando sem asas" - Casa das Máquinas

Há oitenta e nove anos, Graciliano Ramos era preso, sob a vaga alegação de que seria “comunista”. Em carta a sua mulher, Heloísa Leite de Medeiros, da prisão, declara: “Estou resolvido a não me defender. Defender-me de quê? Tudo é comédia e, de qualquer maneira, eu seria um péssimo ator.”

Ricardo Coutinho apoiou o projeto de lei que municipalizava outorga de rádio comunitária em João Pessoa, quando era prefeito. Depois, as rádios comerciais contestaram na Justiça.

Quando eu e o companheiro Marcos Veloso fomos presos em 2002 por operar rádio comunitária sem licença do Governo, o então deputado Ricardo Coutinho foi o único parlamentar a enviar uma carta de solidariedade.

“Como militante do movimento de rádios livres e comunitárias, voto em Ricardo Coutinho. Um voto anarquista estratégico”. (João M. Sena)

O Deputado Luiz Couto sempre colocou seu mandato a serviço dos comunicadores populares. Comprava a briga no nível federal.

O então vereador Eduardo Fuba foi autor do projeto de lei municipalizando a concessão de rádio comunitária em João Pessoa.

Será que ainda pulsam a criatividade, vontades e desejos nas cabeças de minha juventude ou até isso foi suprimido? A geração Tik Tok tem a mente esvaziada pouco a pouco?

Não ouço falar de movimentos sociais e aquele caldo cultural das periferias, dos arrabaldes, tão rico e transformador, já não se tem notícia. Os caboclinhos do mestre Josa não dançam mais ao som do pífano de Mané Risadinha. Teremos salvação?

Recebi mensagens de compadres e comadres preocupados com a possibilidade de eu vender um rim para pagar as contas do empréstimo que não fiz ao Itaú.  “Pelo amor de Deus, não sacrifique um órgão tão importante, embora tenha dois. Seus amigos, entre os quais me encontro, tenho certeza que todos estão dispostos a lhe ajudar a sair desse sufoco”, acudiu uma comadre minha.

É tudo lorota, meus caros e minhas caríssimas! Não vou vender rim nem qualquer parte deste corpo velho. No máximo, posso ceder temporariamente a consciência, mesmo sem prestabilidade aparente.

O velho Leão está com uma virose de lascar, e com água no joelho, artrose, artrite nos dedos, bucho inchado e espinhela caída. Pense num velho acabadinho... Mas, ainda não vendi o rim. Nem os testículos, que dizem valer um milhão no mercado de órgãos.

Como eu sou uma pessoa de coração puro, vou relevar as agressões das pessoas que mandam mensagens detratando o velho Leão de guerra. Como pecador convicto de culpa, suplico o perdão desses nobres, que estabelecem a si mesmos como modelos de virtudes.

Você quer tirar desforra, se vingar, ajustar contas, retaliar, com seu espírito rancoroso está disposto à represália? Não faça isso. Aceite minha escusa, seja tolerante, vamos para o esquecimento e a reconciliação, me absolva, peço anistia, com a sua generosidade vamos quitar geral, pacificar os ânimos que a vida é breve.

Mas, anistia pra golpista, não!

Embora o cotidiano pareça cheio de absurdos, as perspectivas são boas no longo prazo. Até lá, todos estaremos mortos e felizes.

Valorosos tijolinhos para a produtora cultural Valeska Asfora.


VERSO DO DIA


A poesia viaja

Para um lugar distante

Leva com ela um amante

Que decidiu ir embora

Se despede nessa hora

Dizendo: volto outro dia

Que a sua alegria

Precisa ser renovada

Pra voltar sendo rimada

Por quem lhe fez fantasia.

 

F. Mozart

 

 

 

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Mocinhas no coreto de Itabaiana na década de 40 do século vinte. O coreto centenário chamava-se antigamente de “gazebo”. Nosso coreto abrigou a banda 1º de Maio em concerto e muitas outras festas no jardim público. Um espaço de lazer e encontro da população que atualmente está esquecido. 

Bora se encontrar e botar as mentiras em dia nós dois. Esquece aquele tal de véi Bozó que o bicho tá só o pito”, disse Luiz Ignácio Lula para o velho Pato americano. Confira na RÁDIO BARATA NO AR desta sexta-feira (26) às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

A legenda acima é ficção. Aliás, a Internet já é 100% uma obra de ficção.

O malandro Donald Tripa recebeu comunicado da CIA: “Esse tal de Lula da Silva, com seu charme e jeitinho paraíba de ser, o povo vota nele, seja voto eletrônico, impresso, tatuado, telepático, extrassensorial ou metafísico.

Donald Trump já decretou que jamais será dada cidadania americana a Lula, temendo que o “Sapo barbudo” venha a se candidatar para Presidente da América do Norte.

“O Presidente Bolsonaro luta contra as elites financeiras, políticas e judiciárias deste país”. (Paulo Figueiredo, neto do ditador General João Batista Figueiredo, escudeiro do deputado Eduardo Bolsonaro)

Esse Paulo é o espírito obsessor do Eduardo Bananinha.

Anistia disfarçada de 'PL da Dosimetria' pode reduzir pena de Bolsonaro para 16 anos. Com as vantagens legais, ele vai ficar em casa no máximo dois anos e meio. Cadeia, nem ver!

Próxima quarta-feira (31) às 9 horas, mais uma edição do programa “Estação cultura”, com Fábio Mozart e Batista de Andrade, na internet e na Rádio Comunitária Solânea FM.

“Em 2018, cena aterradora, na estação Saenz Peña, no Rio. Homem grita para o lado de dentro do vagão reservado às mulheres: “Bolsonaro vem aí, cadelas! Essa mamata vai acabar, cambada de piranhas, vagabundas!”. E entrou às pressas no trem que ia na direção contrária”.

"...me pergunto sempre de onde essa gente horrível saiu para a luz. Eles são o meu amigo, o vizinho de andar, seu colega de trabalho, o professor do seu filho, seu dentista, o motorista do táxi, o feirante... sempre estiveram ali. Nós é que não sabíamos que eram assim." (Morfeo)

"Você não deseja nem catolicismo nem monarquia nem nobreza, mas você quer ter um deus, uma religião, uma ditadura, uma censura e uma hierarquia. Mas, eu nego o seu deus, a sua autoridade soberana, o seu Estado judiciário ditatorial e todas as suas mistificações." (Proudhon)

"Sou porta-voz da incoerência e o meu pensamento lhe atrapalha" - Alceu Valença

O Renato Russo era claramente comunista, caso contrário o nome seria Renato Americano”. (Uma dondoca bolsonarista)

Último aviso: se você se acha sério, respeitável, reacionário, discreto, religioso, fingido e mal-humorado, não acesse a Rádio Barata no Ar HOJE, às 10h na Rádio DiarioPB www.radiidoariopb.com.br

Nesta quinta-feira, a cordelista Vera Adelino, de São Miguel de Taipu, levou poesia aos alunos da Escola Maria Lins. “Nessa escola, a poesia me tocou pela primeira vez. Eu tinha por volta de 9 anos quando ouvi, na voz da professora, o cordel "Viagem a São Saruê" e a partir desse momento, me apaixonei pela literatura de cordel”, disse Vera.

Na ocasião, Vera Adelino exaltou o importante trabalho realizado pela professora Beth Baltar, de salvaguarda do cordel brasileiro. Ela declamou meu folheto sobre Beth. Grato a Vera pela divulgação. 

Edgard Roquette-Pinto é conhecido como o fundador da radiodifusão no Brasil. Ele nasceu em 25 de setembro, data em que celebramos o dia da radiodifusão. Criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira rádio legal em operação no Brasil, que viria a se tornar a Rádio MEC.

É mentira de Donald Trump. Nota técnica do Ministério da Saúde esclarece que paracetamol não causa autismo e segue liberado sem receita.

Ando conversando papo sem sentido com pessoas sem nexo. Talvez saia alguma ideia sem lógica.

Procuro um candidato não votável para que eu possa exercer meu direito líquido (de preferência destilado) de não votar na eleição.

Hoje é o Dia Nacional dos Surdos. Para refletir sobre os direitos e a inclusão social das pessoas surdas. A data também é o Dia dos Primos no Brasil, para celebrar esses parentes.

Tijolinhos para minhas primas Raquel Rodrigues e Laís Costa. Um tijolo para Zé Maria Varela, companheiro ferroviário que sumiu do meu mapa há mais de 30 anos.


VERSO DO DIA

isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além

Paulo Leminski

 

 

 

 

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O maior encalhe editorial do século vinte, este livro foi lançado em 2017 e não foi vendido nenhum exemplar.

Em 360 páginas, o livro fala do maior empreendimento cultural popular em Itabaiana do Norte, promovido pela Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz no começo do século 21, buscando potencializar a arte e a cultura na comunidade.

“A corrupção nas Forças Armadas está tão grande que a única solução para o Brasil é fazer a abertura à democracia”. (General ditador Ernesto Geisel)

Guardo rancor na geladeira, não vou mentir. Já para os amigos, sou uma mãe de leite. Quando Madame Preciosa perdeu sua virgindade, fui atrás, achei e coloquei de volta." - Ameba, o odiento.

“Fechar um bar é cuspir no progresso social da humanidade". (Beto Palhano, in memoriam)

"Por essas e outras, nunca mais quero ser velho" - Erasmo Souto (In memoriam)

Privilégios da "melhor idade" são o ressecamento da pele, a osteoporose, as placas de gordura no coração, a pressão lembrando placar de basquete americano, a falência dos neurônios, as baixas de visão e audição, a falta de ar, a queda de cabelo, a tendência à obesidade e as disfunções sexuais. Ou seja, nós, da "melhor idade", estamos com tudo.

“E o pulso ainda pulsa” – (Titãs)

"Melhor idade" é quando o singelo ato de dar o laço no pé esquerdo do sapato equivale, segundo o finado João Ubaldo Ribeiro, a uma modalidade olímpica.

Tou pensando daqui a 50 anos, sem minha presença física, o que será da humanidade?

Bovespa dispara e ultrapassa os 147mil pontos pela primeira vez na história; Dólar cai novamente para R$ 5,28. O Brasil, definitivamente, não vai virar Venezuela. Para desgosto do bolsonarismo e demais urubus.

Hoje é Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão e Dia Mundial do Sonho. O rádio sempre foi meu sonho. Sonhei com um rádio livre e comunitário. Militei nesse movimento de mídia alternativa. Perdemos a guerra.

Livros e folhetos de Fábio Mozart estão no Celeiro Espaço Criativo, Hotel Globo, em João Pessoa.

Dia 27, próximo sábado, lançamento do “Alma nua”, primeiro livro de poemas do amigo Wagner Lins, de Itabaiana.

“Alma nua” apresenta poemas que transitam entre o romântico, o erótico e as paisagens do sertão.  O autor despido de si mesmo, como diz o release.

Irado, Eduardo Bolsonaro chama Hugo Motta de “paraíba”. O crime de Motta: não se empenhar para dar status de “deputado virtual” para o Dudu Bananinha.

O dinheiro, às vezes, faz uma falta... Queria ter grana pra resolver um problema de saúde urgente.

Hoje tou tipo assim: eu não queria ser eu esta semana.

Me amarguro de inveja do senhor Bolsonaro que tem um esquema de segurança muito bom e aparato de saúde em nível de hospital decente, em sua própria casa.  

Prezados, não se encabulem. Esses tijolinhos são uma espécie de diário. Tem muita informação sem interesse, a não ser para mim mesmo.

Não consigo mexer em aparelhos eletrônicos. Tenho muita resistência ao mundo virtual, por exemplo. Ganhei um leitor digital de livros e não sei usufruir dele.

“É mais difícil aprender após os 50 anos porque a moleira já tá fechada, o que impede o conhecimento de entrar”. (Besteira anônima)

Senado rejeitou por unanimidade a PEC da bandidagem. Político tem medo de povo nas ruas.

Qual a semelhança entre “Construção”, do Chico Buarque, e “Robocop Gay”, dos Mamonas Assassinas?

Deputado bolsonarista defende separar país em Brasil do Norte e Brasil do Sul. Eles nos odeiam.

Só não odeio esse povo de volta porque são criaturas muito pequenas para merecer minha aversão de nordestino radioativista.

É claro que nem só de elogio vive o velho Fabinho. Tem sempre aquele espírito de porco para chutar sua canela. Quando lancei o livro “Microcontos reiterados”, a última bestice literária de minha lavra, recebi o seguinte recado do inconveniente e sacal Maciel Caju: “Se você voltar a escrever livros, favor não me dirigir mais a palavra.”

Golpista pode reduzir pena se aceitar ouvir todo dia a RÁDIO BARATA NO AR. Amanhã (sexta-feira) tem nova edição do inseto eletrônico.

Tijolinhos para nossa amiga Gorete Ferraz e pra nosso amigo comum, Napoleon do Rego, na Inglaterra.  

 

VERSO DO DIA

 

Palavras inúteis

de um poema imundo

pichado na parede hipócrita

de uma rua irrisória.

 

Sentença apócrifa

de uma triste raça

com fé em deuses extraterrestres

e pouquíssima convicção

da redenção de si mesmo.

 

Falsas arengas

em púlpitos dissimulados

palavras de ordem

em meio ao desarranjo geral

silenciando o racional.

 

Fatais discursos

sujeitando cabeças de cadáveres

submortos, intestinos à mostra

de insolência contida. 

 

F. Mozart

 

 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O herói macunaímico Biu Penca Preta no papel de Madame Preciosa no carnaval de Itabaiana (à direita).

Esse homem da cabeça grande é personagem do meu livro de gracejos “Aventuras de Biu Penca Preta no reino da fuleiragem”, edição esgotada.  

Eu pensando aqui: esse Eduardo Bananinha é um sujeito mais burro do que Sonsinho, porque decidiu ser um criminoso lesa pátria que pode perder o emprego na Polícia Federal e o mandato de deputado, em troca de não deixar Alexandre de Morais ir pra Disney.

Por falar nisso, Eduardo Bananinha deve ter tido um dia de bosta ontem, quando o mito dele, Donald Trump, elogiou Lula.

Donald Trump inventou novo fake News anticientífico: o Tylenol torna as pessoas autistas. O paracetamol, princípio ativo do Tylenol, só tem efeito para reduzir febre e dores leves.

No meio dessa fala absurda, o maluco Donald Trump disse que gostou de Lula. “Dei um abraço nele e senti uma química”, disse o “dono do mundo”. Lula sentou o pau no lombo do galego em seu discurso.

Um “especialista” olhou pra mim e disse: “você é autista”. Vou tomar Tylenol todo dia porque eu preciso me manter autista.

Hugo Motta disse que Dudu Bananinha não pode ser líder da minoria na Câmara, vivendo nos Estados Unidos. No máximo, pode se candidatar a líder da torcida do Auto Esporte Clube.

Barata Press teve o maior número de acessos ontem, cobrindo a reunião da ONU e descobrindo os “perebas” da política. www.baratapress.com

Discurso de Lula na Assembleia da ONU em Nova Iorque causou um impacto positivo não só no Sul Global, mas também no mundo. Esse meu conterrâneo só dá orgulho à galera do Nordeste.

“Com meu pai fora, eu sou candidato à Presidência”, ameaçou Eduardo Bolsonaro. Antes, dizia que, sem seu pai na chapa, não haveria eleição em 2026.

Lula distribuindo paçoca de Pernambuco com os caras na reunião da ONU, é uma cena que mostra como esse Luiz Ignacio é gente boa de se conviver. Até o galego doido americano se derreteu todo com o carisma do sapo barbudo.

“Ele parece um homem muito agradável. Eu gosto dele”. (Donald Trump sobre Lula)

“A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota o ovo.” - Millôr Fernandes.

RÁDIO BARATA NO AR é escolhido o melhor podcast em língua morta já produzido no mundo. Agora ameaça se apresentar como o único programa de rádio cujo locutor não fala. Sexta-feira é dia de conferir na www.radiodiariopb.com.br

“Rádio Barata no Ar é um rádio verdadeiramente popular à esquerda, no meio, de banda, de riba, de baixo, de lado, de koo pra cima, atrepado, de cabeça pra baixo e de quina pra lua”. (Seu Ciço)

O Brasil só vai ter jeito no dia em que os dois magistérios forem tratados da mesma forma, com o mesmo respeito e consideração. O “magistério” formado por juízes, delegados e promotores do sistema prisional punitivo e o magistério formado por professores do sistema educacional formativo.

No dia em que um professor ganhar tão bem e ter os mesmos privilégios de um juiz, deixar de ser desprezado, o Brasil vai mudar. Neste país, vale mais punir do que educar. Esse raciocínio troncho rege a conduta de um país sem futuro.

“O petróleo é nosso (e também de chineses, de franceses, britânicos e holandeses)” – Manchete do Correio Brasiliense em outubro de 2013.

Algumas dicas para você não morrer, ou pelo menos adiar o “bota fora”. Por exemplo, não coma pão. Pesquisas indicam que todo aquele que um dia comeu pão, veio a óbito.

Aquele deputadozinho tem feição furta-cor na política. Abraça todo mundo, sobe em todo palanque, é de todos e não é de ninguém.

Estou lendo sobre psicopatas. Você sabia que 3% da população é psicopata? Ele pode ser seu vizinho, seu chefe, sua namorada. Ou você mesmo...

Frase que eu queria ter escrito: “Entrei no meu quarto, a solidão estava na cama lendo Dostoiévski.” É de um cara que esqueci o nome, num desses blogs pretenciosos.

"Pedro Osmar disse que gostaria mesmo era de fazer uma música como as que Reginaldo Rossi fazia." – (Humberto de Almeida)

“Quase todo objeto artístico que presta é feito de dor.” – Ricardo Alfaya

"Metade de mim é insuportável, a outra não aguentou e foi embora". - Humor sustentável

A vaca foi pro brejo? Se foi, será que vai sair? Quando a vaca foi pro brejo, tava gordinha? Como estará a vaquinha agora? Será a vaca transgênica, de chocadeira, emprenhada por meios artificiais?

Conforme a filosofia de botequim, cada cabeça é um mundo. Eu pouco me conheço, mas você, quem é? Não sabe. Não sei. Andando por aí, a gente esbarra na vida dos outros e acha tão estranha! E vice-versa.

Hoje, 24 de setembro, dia do mototaxista. Mandando tijolos especiais para os mototaxistas de Itabaiana: Luciano, Jonas, Eliseu, Elias, Ricardo e Sérgio Isidro, Presidente da Associação dos Mototaxistas. Goodbye e até tomorrow.

VERSO DO DIA

Se eu pudesse prever
O meu algoz de antemão
O nobre pânico revelado...
Num pérfido sopro do dragão.
Se eu fui teu alvo escolhido
Aperta logo o gatilho
Na boca o gosto da pólvora
 
Se porventura eu resistir
A esse infame atentado
Conquistarei minha alforria
No teu fracasso selado.
Hastearei a bandeira branca
Do infortúnio, da desgraça
De um falso acordo forjado
Por sobre a tua carcaça.

 

Evanio Teixeira