Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART


José Francisco Araújo e Manoel Luiz Silva, um de Solânea o outro de Bananeiras. Dois escritores membros da Academia Solanense de Letras, do time dos que sustentam a cultura literária no interior da Paraíba. Pessoas que amam os livros e deixam sua marca editorial e no imaginário popular. Os dois já escreveram mais de 100 livros.

Os cordelistas Fábio Mozart, Chicco Mello, Kelson Kizz e Kauan Santtos compuseram o folheto “Homenagem a Zé Francisco Araújo Zui”, demonstração da estima de todos pelo escritor José Francisco, tesoureiro da Academia Solanense de Letras e um dos seus fundadores.

O coleguismo e a camaradagem de todas as confreiras e confrades da nossa Academia Solanense de Letras em relação ao nosso Zui está posto em forma de poesia popular, como forma de demonstração de nossa amizade e afeto, reconhecendo a dedicação de Zui pela nossa entidade.

O cordel foi publicado pela Editora Zé da Luz, com capa de Sérgio Ricardo Santos.

“A amizade é um amor que nunca morre”. (Mário Quintana)

O arroz e feijão entrando na lista de alimentos mais saudáveis do mundo. E ainda tem médicos e nutricionistas dizendo que eles são os vilões da sua alimentação.

Ruim mesmo é IA degenerativa. Ela vai destruindo seu cérebro aos poucos.

Isso não é fake: uma IA criada pela startup americana Anthopic ameaçou seus desenvolvedores para evitar ser desligado. Invadiu a caixa de e-mail e chantageou um dos seus engenheiros, ameaçando denunciar que ele traía sua esposa.

Enquanto o povo pede o fim da escala 6x1, o Senado quer enfiar a 7x0. Trabalho sem descanso, sem dignidade.

Vai ter luta.

UOL informa: taxar bilionários geraria R$ 1,5 tri por ano. No Brasil, temos cerca de 50 bilionários.

No Bluesky: “o bilionário que vai ser taxado não é aquele seu amigo que abriu uma firma, comprou uma Hilux e agora acha que é o Tony Stark da quebrada. Confia na tia aqui: você nunca viu um bilionário na vida”. (Senhora Rivotril)

Partido Liberal, o partido do Nikola Chupetinha e da família do inominável, quer dificultar a indenização dos aposentados do INSS.

Empresários chamam Hugo Motta de herói nacional após ele travar a taxação dos mais ricos no Congresso.

“Meus heróis morreram de overdose. Meus inimigos estão no poder”. (Cazuza)

Hoje é Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. O racismo é considerado crime e deve ser denunciado em todas as instâncias.

Hoje também é o Dia dos Incrédulos. Dia de São Tomé, que só acreditava vendo. Antecipou-se à dúvida cartesiana.

Fala memória: em 3 de julho de 2004, o Juiz de Direito da Comarca de Pilar intima Fábio Mozart para audiência onde foi réu por suposto crime de difamação contra a ex-vereadora Maria Lúcia da Silva Alcântara. No final, o Juiz mandou arquivar o processo por inconsistente.

Perdi meu título de eleitor. Gratifico a quem encontrar e não devolver.

Carina foi Testemunha de Jeová por vinte anos. Foi expulsa por casar com alguém de fora da seita, depois de passar por avaliação de uma comissão composta por anciãos. Perguntaram até que posições sexuais eles faziam. Ainda hoje sofre de depressão e ansiedade.

Minha atividade cívica de hoje é visitar a cidade de São José dos Ramos com os amigos Sérgio Ricardo, Thiago Alves e Nildo Andrade, em missão da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

Se você tem livros que já leu, encontram-se em bom estado e que gostaria muito que outras pessoas lessem, sugiro doar para o projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Zé da Luz.

Nosso ativismo é incansável para construção de um Brasil que lê. Não deixe livro parado em sua casa.

Ivaldo Gomes cobrando da TV: “Cadê o Prefeito de João Pessoa? Por que vocês não cobram dele a situação repetitiva dos mesmos alagamentos? Imprensa parcial. Falam dos problemas, mas não apontam os responsáveis. Por quê?”

Ivaldo perguntou à TV Cabo Branco se eles tinham rabo preso com o prefeito de João Pessoa, Ciço Lucena.

“Gosto dos tijolinhos que são sempre uma tijolada na nossa alma. Parabéns Mozart!” – Merlanio Maia

Professora Aparecida Cardoso, de São João do Rio do Peixe, é poeta do cordel brasileiro e mestra em letras. Vai levar hoje os tijolinhos como homenagem.

 

VERSO DO DIA

 

Não saberia eu viver

Num mundo sem poesia

Tristemente eu viveria

Sem um poema pra ler

A arte de escrever

E a vida versificar

É uma forma de amar

De sentir a natureza

Ser poeta é ver beleza

Até no que faz chorar.

 

Aparecida Cardoso

 

 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Ser mãe nunca é fácil. Minhas congratulações à amiga Das Dores Neta e seu esposo, Antonio Carlos Cariri, pela chegada da filha Maria Liz. Foram muitos os desafios, físicos e emocionais, na viagem da filha de Das Dores a este mundo.

Maria Liz passou 41 dias internada, após nascer. Gravidez de alto risco. Das Dores agradece ao corpo médico do Hospital de Itabaiana, Hospital Edson Ramalho, Hospital Metropolitano e Hospital Arlinda Marques, por onde a mãe circulou para salvar sua filha.  

Vou confessar um pecado: não gosto de criança nem de heave metal. Os dois são pauleira! Berram, incomodam os vizinhos, não têm hábitos de higiene, tentam se comunicar por sons guturais, não ligam pras convenções sociais e são hostis a pessoas fora da tribo.

Criancinhas são punk demais!

Li o livro com a correspondência pessoal de Madre Teresa de Calcutá. Até o fim da vida, ela duvidou da existência de Deus. Sem muita fé no paraíso celestial, Madre Teresa se dedicou a cuidar das pessoas.

Respeito todo tipo de fé, reconheço alguma virtude em quase todas as religiões e desconfio de todas as igrejas.

Ninguém deve ficar on line muito tempo se tiver juízo.

O Profeta Gentileza, ao longo de sua vida, desenvolveu uma visão única do mundo, baseada na compaixão, na solidariedade e no respeito ao próximo.

Pare e pense: quando foi que você fez uma gentileza? Não falo em doar para instituições de caridade, plantar árvore, distribuiu flor na praça, doar cabelo para fazer peruca para crianças com câncer. Gentileza simples, como dar bom dia ao gari.

Ando triste, pensativo e chateado, e o velho Botafogo ainda me perde para o Palmeiras! Traga-me uma garapa!

O negócio é voltar a rir de mim mesmo, rir do outro, rir do país e alimentar a autoestima que anda muito fraquinha.

Quinta-feira, conhecida como amanhã, irei a São José dos Ramos com a comitiva da Sociedade Zé da Luz para falar com o pessoal da prefeitura sobre projeto em homenagem ao poeta Manoel Xudu.

Aqui eu divido o quarto com uma barata, o banheiro com uma perereca, o sangue com as muriçocas, e as formigas são sócias da despensa, que já tem pouca comida.

A inexorabilidade do tempo que passa, a decadência da carne em todas as suas formas mais abjetas, a evidente constatação da própria mediocridade, tudo isso bate quando a pessoa bate os setenta. E do nada, vem mensagem de um amigo velho: “Setenta anos é um luxo!”

Polícia Federal na cola de muitos deputados envolvidos com os podres esquemas das emendas parlamentares. Tem um tal de Félix Mendonça, da Bahia, que tentou dar o pulo do gato Félix, mas foi pego no contrapé.

Uma empresa chamada Universo Consultoria de Conteúdo entrou em contato pedindo para utilizar meu folheto “Cordel para Bananeiras” em material didático para o ensino fundamental da Editora Casa de Letras.

Respondi: poderia esclarecer melhor esse projeto? O cordel seria publicado no todo ou em parte? A cidade de Bananeiras será contemplada com esse material didático? O autor receberia remuneração por uso do seu trabalho?

Prometeram pagar 500 reais como direitos autorais ínfimos. Mesmo assim, até agora não recebi nada.

“É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que rico pagar impostos no Brasil” - Dão Real Pereira dos Santos, Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal.

Meu livro “Cordéis antológicos” está em pré-venda. Ao comprar na pré-venda você recebe um desconto sobre o preço que o livro será vendido quando ficar pronto. Quando você compra na pré-venda, ajuda o autor nos gastos com a publicação. Custa apenas R$ 20,00. Contato pelo WhatsApp (83) 99960-6717.

Solidão é a dor por estar sozinho. Solitude é o prazer de estar sozinho. Você se encontra em solidão ou solitude?

Eu não sabia, mas tomei conhecimento de que o Hino Nacional foi plagiado de uma música do Padre José Maurício Nunes Garcia, compositor que foi professor do Francisco Manuel, pretenso autor do “ouviram do Ipiranga”.

“Melhor faz quem melhor copia”, já dizia Raul Seixas.

Mais uma noite unindo poesia, xilogravura, repente, música e gastronomia. Trata-se do segundo sarau poético da exposição Pinturas & Poesias – Cordel Ilustrado que integra o projeto cultural do restaurante Canoa dos Camarões. O evento será na próxima quarta-feira (09/07), a partir das 20h, com a participação especial do poeta Oliveira de Panelas. 

Quero mandar os tijolinhos para o escritor alagoano radicado em Bananeiras, meu estimado amigo Manoel Luiz Silva. Peço ao nobre amigo Oséas Almeida Neto para ser o mensageiro dessa saudação, já que Manoel Luiz não transita pela internet.

 

VERSO DO DIA

 

O poeta e o passarinho

são ricos de inteligência

simples como a natureza

eternos como a ciência

estrelas da liberdade

peregrinos da inocência.

 

Herdeiros da providência,

um no chão, outro voando,

um pena com tanta pena,

outro sem pena penando,

um canta cheio de pena,

outro sem pena cantando.

 

Otacílio Batista Patriota

 

 

 

terça-feira, 1 de julho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Foto memória: Marcos Veloso, Marcos Rangel e Fábio Mozart na Praça da Cachaça em Itabaiana, antiga Praça 24 de Maio. (13 de maio de 2013). Veloso acaba de receber troféu destaque da Mostra de Curtas na Semana Cultural José Lins do Rego, em Pilar, pela direção do filme “Boi de menino”.

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente vive nos Estados Unidos, fez uma publicação sugerindo que o governo de Israel elimine o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Eduardo Bolsonaro fez uma postagem criminosa. É difícil imaginar algo mais repulsivo. Mesmo o ser humano mais degradado ainda carrega alguma centelha de dignidade, mas esse sujeito...

“Esses tijolinhos estão cada vez mais politiqueiros. Humor, que é bom, tem cada vez menos”. (Alda Gomes no Bluesky)

Alda: questão de ponto de vista. Um blog de humor é mais bem humorado quando menos humor contiver. Mas, estamos evoluindo. Estamos cada vez mais inúteis. (Assina: Os Tijolinhos)

Tijolinhos são a imprensa super nanica eletrônica trash. Gostou da definição, Aldinha?

“Política é a arte de enfiar a mão no excremento”. (Otto Lara Resende)

Meu livro “Cordéis antológicos” está prestes a sair do prelo. Está na fase de diagramação, revisão e prova de impressão. Será lançado em 26 de julho, no Espaço Cultural em João Pessoa, sob os auspícios da Editora Zé da Luz.

Este famoso escritor de versos de meio de feira terá satisfação em ver você na referida tarde de autógrafos. Será meu décimo terceiro livro publicado.

A obra de todo escritor famoso é como uma cagada: os primeiros a sair são os maiores e são obrados com mais esforço.

Um cara que é o sexto cordelista mais importante da história desse gênero literário, segundo a Inteligência Artificial, não faz por menos. Modesto, eu? Só um pouquinho.

Os meus tijolinhos mostram que sou inteligente, espirituoso e um loroteiro de primeira classe. 

Cátia de França é eleita Artista do Ano no Prêmio Profissionais da Música. Aos 78 anos, Cátia reafirma sua condição de uma das maiores artistas da Paraíba. E não foi a Inteligência Artificial que atestou.

“Meu amigo Mozart, quero dez exemplares desse seu livro. Vindo de você eu assino até cheque em branco. Principalmente agora que não existe mais cheque. Aceita pix?” (Vavá da Luz) 

Microconto: “Foi preso o falso proctologista Demétrius Finger. Antes de ser recolhido ao xadrez, examinou as hemorroidas do carcereiro”. (Claudio Feldman)

“Você sabia que 1 a cada 6 pessoas nasce na Índia? Então, se você tiver 6 filhos, 1 vai nascer lá e você vai ter que ir buscar.” (Sonsinho)

O ônibus queimou a parada porque tinha “apenas” um velhinho. Eu vi. Aliás, eu era o velhinho.

Os malucos do véi Bozó não compareceram ao comício do pastor Mala Falsa. Ficaram proferindo palavras de baixo carlão (é carlão mesmo) nas redes sociais imorais. Tiveram medinho da galera do skate.

“Bolsonaro, é melhor você se afastar pra pegar o auxílio doença. Deixa a bola pro Tarcísio”. Recado do Centrão Direitão.

É porque deixei de beber. Se eu bebesse como nos velhos tempos, domingo passado eu beberia tanto que o Zé Delivery ia entregar numa carreta. (Pra comemorar a queda do urubu).

Por quê você não tolera Bolsonaro? Sim, por quê? Bolsonaro e sua corja afundaram o Brasil, negaram a ciência e empurram cloroquina goela abaixo do povo, entregaram nossas riquezas, dilapidaram os direitos da classe trabalhadora, destruíram a educação pública, alcançaram a pior inflação em 25 anos, desemprego nas alturas, economia arrombada e, pasmem, chegaram a negar absorvente para mulheres carentes e se lambuzaram em 15 milhões de leite condensado.

O bagulho é tão doido que o bicho queria dar um golpe nele mesmo, depois tentou dar golpe no Lula e agora só dá golpe contra seus malucos adeptos, o golpe do pix verde e amarelo.

Entreouvido no ônibus: “Eu tenho 51 anos. Não tenho filho. Não tenho mulher. Deus também não teve mulher. E daí?”

Eu sonhei que morri, fui cremado e ninguém quis ficar com as cinzas. Achei uma desconsideração.

O pesquisador Flaviano Batista está no Rio Grande do Sul trabalhando seu doutorado sobre prostituição feminina. Ele escreveu um livro sobre a região da zona boêmia da cidade de Itabaiana. Em agosto o livro será lançado em João Pessoa.

Falei com o professor Flaviano ontem. Ele incomodado com a temperatura de 1ºC, baixando para zero.

Flaviano me pede para relembrar velhas cenas da vida cotidiana de nossa cidade nos anos 60/70.

“A vida não é o que se viveu, mas o que se lembra, e como isso é lembrado para ser contado.” - Gabriel Garcia Márquez

"O trabalho do poeta é dar nome ao inominável, apontar fraudes, escolher lados, iniciar discussões, moldar o mundo e impedi-lo de dormir." - Baal, o poeta, em Os Versos Satânicos, de Salman Rushdie

Entre altos e baixos, o presidente Lula, meio que contra a vontade, consolidou o capitalismo no Brasil e por isso os pobres tiveram um acréscimo na sua renda, sobrando para os ricos a grande fatia do bolo. Ricaços nunca ganharam tanto como agora, debaixo do manto de Lula.

Juízes do Mundial de Clubes usam câmera corporal. O futebol é uma caixinha de bala, disse Tarcísio de Freitas, Governador de SP e inimigo das câmeras corporais.

“Tarcísio, Zema, Caiado e Ratinho Jr tiram RG canino para provar que ainda são cachorros de Bolsonaro”. (The Piauí Herald)

Tijolinhos para José Cleofas, companheiro ferroviário sindicalista.

VERSO DO DIA

 

Barata de Charles Bukowski

 

A barata se arrastou

No chão sujo do banheiro

Sem perceber que estava

Em território estrangeiro

Foi mortalmente ferida

Acabou perdendo a vida

Atingida por um morteiro.

No derradeiro suspiro,

Tremulando entre dejetos,

Encarou o inimigo

Com seus olhos abjetos:

Podres humanos blasfemos,

Um dia nós nos veremos

No inferno dos insetos!

 

F. Mozart