O Dia da Língua Portuguesa é comemorado em 10 de junho, data da morte de Luiz Vaz de Camões. Autor de obras memoráveis como “Os Lusíadas”, Luis de Camões é considerado um dos maiores poetas da história lusitana.
Em agosto de 1979 circulou em Itabaiana o Jornal Alvorada, editado por
Fábio Mozart, auxiliado por Arnaldo Barbalho e Joacir Avelino, contando ainda
com a colaboração de Sósthenes Costa, Antonio de Pádua e Pedro Lourenço.
Lembrei deste meu jornal literário no dia da Língua Portuguesa.
Na
Difusora Nazaré de Itabaiana, meu amigo locutor Walter Florêncio, com sua
voz de barítono, comunicou a morte do Papa. Depois, quando soube que era boato,
corrigiu: "Lamentamos informar que, infelizmente, o Papa não morreu".
Donaldo Trump toca o terror e acende o pavio da guerra civil nos Estados Unidos.
"Todos temos um dever sagrado: colocar o país acima do exército e da glória militar. É esta a norma que deve prevalecer. A paz é mais nobre do que a guerra." - Marechal Foch. (Citação do livro Rommel - grandes biografias, de Lutz Koch, que acabo de ler.)
Aviso no Facebook: “Corto do meu círculo todo o tipo de gente idiota, preconceituosa, extremista, retrógrada, atrasada, fundamentalista de qualquer gênero, racista e os demais ignorantes de plantão. Não tenho mais idade nem paciência para tanta idiotice e estupidez! Tenho dito, se quiser ficar ofendido, problema seu!”
“Avimaria! Falsos profetas filhos da puta amplificam a demonização dos costumes e vivem da ideia do diabo, este sim um inocente que não tira um centavo da pobreza brasileira, amém.
O diabo é o único que não cobra pedágio, mesmo que o usem para roubar os pobres.” – Xico Sá, acrescentando: “Só respeito os orixás e os deuses que dançam”.
Eu acredito no ócio criativo. Todo dia é agenda livre.
Xico Sá inventou o “Homem de Ossanha”, baseado naquela cantiga de Vinícius de Moraes que diz: “O homem que diz vou/ Não vai!” Aquele que tira a maior onda no mundo virtual e, na hora agá, quase nada.
“Nunca roubei um centavo em nome de nenhuma divindade. Sou ateu, graças a Deus”. – (Jonas Tavares no Bluesky)
Quem trata religião como negócio é pilantra. Religiosos profissionais, façam como o padre Josiel, de Mari, que fez concurso para escriturário da Prefeitura e vive como simples funcionário público. A atividade paroquial é só devoção mesmo.
“Só os ateus não são hipócritas com Deus. Só os que não seguem a cruz não roubam Jesus.”
“Os ateus são mais humanistas, menos preconceituosos, amam Deus de verdade. Vocês fundamentalistas querem a morte de quem não pensa como vocês. Xô satanás!” – Mais uma de Xico Sá.
Bancadas da Bala, da Bíblia, da Bola e da Bunda se confrontam, fazem acordos, lutam e tramam no Congresso. A bancada evangélica é chamada “caçadora de bunda alheia”. A Bancada da Bala também é conhecida como a Bancada do Camburão.
No Congresso, a bancada da Bunda é atacada pela retaguarda e contra ataca com golpes de bundalelê. Tem também a bancada da Bela, que é ampla minoria. Como tem mulher feia no Congresso!
Está sendo organizada a bancada da Bula, que é a turma da indústria farmacêutica. A bancada da Besteira tem como líder o palhaço Tiririca, porque “pior não fica”. A bancada ruralista é conhecida como Bancada Boi no Pasto.
A bancada evangélica é quem comanda a Câmara, com o pastor Sóstenes Cavalcante acunhando em todos os maus costumes e pecados gerais, sob o dogma do “fora de minha seita não tem salvação”. Combatem o movimento gay e a flexibilização das leis antidrogas. Também querem a continuidade do aborto clandestino, mas topam um golpe militar na boa.
O rebanho é comandado de fora pelo pastor Silas Malafaia, líder do Movimento Orgulho Heterossexual, uma rapaziada que pensa em gay vinte e quatro horas por dia. Eu disse 24 horas!
Moral sexual é com essa turma mesmo. Sexo, só para efeitos de reprodução da espécie e com consentimento dos pais ou responsáveis. Gays podem viver juntos, mas casal só é formado por homem e mulher. Se tiver uma terceira pessoa na área, deverá obedecer às leis não escritas da hipocrisia geral.
Não se consideram uma ameaça aos direitos humanos e às minorias. Alguns acham que são enviados pelo próprio Deus para moralizar a zorra que é o Congresso. É algo assim como cavaleiros medievais discutindo agenda do século vinte e um.
A sociedade civil desorganizada é representada por tipos assim como o deputado Bibo Nunes, que se veste com a bandeira nacional. Longe dos discursos bem construídos, bem formulados, passam a opinião do cidadão comum. É a bancada do Embola Bosta.
O brasileiro Thiago Ávila e o grupo de voluntários do Madleen foram detidos pelos carniceiros israelenses. A imprensa brasileira não tá nem aí. Eles levavam comida para as crianças palestinas. O exército israelense envenenou os alimentos que estavam no barco.
O G1 deletou as matérias sobre a Flotilha da Liberdade. Apagão digital sionista.
Nos Estados Unidos, polícia toma bebê dos braços da mãe que é imigrante. Barbárie!
Em 1976, esse general Augusto Heleno tentou dar golpe no golpista ditador Geisel. Hoje ele está no banco dos réus, acusado de tentativa de golpe. Os militares brasileiros nasceram para tramar contra a democracia.
Tijolinhos de hoje seguem para Gorete
Holanda e Severino Batista de Mari.
VERSO DO DIA
Tijolinhos da
construção
Da nossa literatura
Alicerces do humor
Dessa brilhante figura
Tijolo, massa e parede
Armador, punho de rede
No balanço da cultura
Pelé deu aula de campo
No campo jogando bola
Trivela, chapéu, caneta
Driblou até o cartola
Foi o melhor jogador
Esse grande professor
Do campo fez a escola
Alexandre Araújo
(Solânea)
Nenhum comentário:
Postar um comentário