Páginas

domingo, 29 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Hoje (30 de junho) é o Dia Nacional do Bumba Meu Boi. O Boi de Carnaval em Itabaiana, Paraíba, é uma tradição popular que faz parte do carnaval da cidade. Uma manifestação folclórica com raízes africanas. A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz realizou um festival de boi em 2013. O campeão foi o Boi dos Inocentes.

Considero o professor e rabequeiro Pádua El Gorrion, de Itatuba, um dos melhores poetas cordelistas da Paraíba. Mesmo não estando no radar da Inteligência Artificial.

E o garoto psicopata que matou a família para sacar o FGTS do pai? Seu genitor era CAC (Colecionador, Atirador e Caçador). Mais uma tragédia com arma de fogo, remetendo à febre armamentista de um tempo recente.

O Governo Lula peitou o Congresso de extrema direita, as poderosas bets (cassinos online) e o sistema financeiro, além dos milionários. Quem sairá vivo dessa guerra?

A Polícia Federal já tem mais de 40 inquéritos abertos sobre roubo do dinheiro público nas emendas da corrupção do Congresso. Por isso Hugo Motta ataca o Supremo e tenta dar rasteira em Lula.

O Congresso recentemente aprovou emendas para pagamento de salários em municípios. Ultra distorção. No entanto, é a mais leve.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que ajuste fiscal deve ser feito com igualdade social, com maior contribuição dos mais ricos. Os mais ricos discordam. O pessoal da extrema direita defende os mais ricos.

A extrema direita quer que a gente se lasque. Entendeu, pobre?

“Os eleitores são os culpados. Enquanto o povo não descobrir que representantes da direita consideram os imperativos do mercado acima dos direitos humanos, encaram a pobreza como nódoa incurável, julgam que existem pessoas e povos superiores a outros, nós estamos ferrados”. (Milton Ribeiro)

É verdade que o Congresso quer impor escala de trabalho de sete dias na semana sem descanso? A extrema direita e o Centrão discutem isso. Quem denunciou: o deputado Guilherme Boulos.

Boulos sugeriu que o Congresso tenta aliviar a política tributária em cima dos mais ricos, enquanto procura atacar os direitos dos trabalhadores. 

Manchete do terror capitalista: “Grávida é barrada de sair para dar à luz; bebês morrem ao nascer na empresa BRF”.

A multinacional BRF é responsável por frigorífico em Lucas do Rio Verde (MT).

Com todo o respeito do mundo, destruir um centro espírita para construir um centro de lazer para vereadores é de lascar!

Filme brasileiro Cidade de Deus é eleito pelo The New York Times como um dos 100 melhores filmes do século XXI no planeta. Comecei a ver esse filme, mas abusei logo da extrema violência.

Hoje é Dia da Mídia Social. Saudações às plataformas digitais de comunicação, em especial à DiarioPB, que comemora 16 anos de jornalismo independente. www.diariopb.com.br

Candidato a Governador, Romero Rodrigues subiu num touro. Ciço Lucena, também candidato, disse que cavalo derruba touro. Eu afirmo que vaqueiro derruba o cavalo e o touro. Quem será o vaqueiro nessa vaquejada chinfrim?

Vou acabar votando nesse Adriano Galdino, de tanto que esse abençoado tá virando esquerdista! Adelante, companheiro!

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ingressou com uma queixa-crime contra a comunicadora Teônia Mikaelly Pereira de Sousa, do Piauí. Ela se queixa de crimes de injúria e difamação, com agravantes pelo uso de redes sociais.

A blogueira chamou Michelle de “ex-garota de programa”.

Esse povo defende tanto a total liberdade de expressão, mas quando o pau cai nas costas, fica de mimimi.

“Flávio Bolsonaro ameaça dar golpe para libertar o pai preso por ameaça de golpe”. (Sensacionalista)

Geralmente não gosto de sonhar enquanto durmo. É como caminhar em piso incerto, confuso e complicado. Tem pessoas que acordam quando o sonho é desagradável. Essas têm o controle de suas mentes. São capazes de se proteger daquilo que as magoa. Nasceram com a sensibilidade exacerbada.

Nos Estados Unidos não tem público local para futebol, não tem ambiente político para ter público estrangeiro, não tem estádios com grama adequada e, aparentemente, não tem condições climáticas. Por que fazer Copa do Mundo nos Estados Unidos?

Vou comprar um carro HB20 usado, com bom custo-benefício, econômico e motor eficiente.

Os ricos estão comprando Rolls-Royce e BMW, porque os carros bons estão se tornando populares e acessíveis. É necessário alimentar a divisão de classes adquirindo e fetichisando coisas que pobre não pode ter.

Obrigado ao pessoal do projeto “Repente na linha” por nos convidar para sarau poético com a galera da Sociedade Zé da Luz em Mari, Duas Estradas e Guarabira, nos dias 2, 16 e 30 de agosto, respectivamente.

Bolsonaro chama os seus apoiadores de malucos. O apoiador patriotário chama Bolsonaro de mito. Um dá uma de migué, enquanto o outro não passa de um mané.

“Bolsonaro só não é mais cagão porque a prisão de ventre não permite”. (Daniel Duncan)

Se liga, doido! O músico nigeriano Seun Kuti dando orientação ao público durante show da sua banda em Zagreb, na Croácia: "Vocês querem Palestina Livre, Congo Livre, etc... libertem a Europa da extrema direita, do fascismo, do racismo e do imperialismo!"

A gente passou a vida esperando que o fim do mundo viesse com zumbis e dragões vomitando fogo e o que aparece? Trump, Bolsonaro, pastor mirim, Hugo Motta, bebê reborn e as high tech.

Doutor Penico Branco recomenda ao torcedor rubro-negro: para aliviar a dor, tome Flanax da Bayer. Se é Bayern, é bom...

Tijolinhos seguem na direção da festa de Walter Florêncio, no Rio, e Rita de Cássia Gomes, em João Pessoa, com a zabumba de Pedro Osmar marcando o compasso. Os três fazem aniversário hoje.

 

VERSO DO DIA

 

a barata rastejou
sobre os ladrilhos
enquanto eu estava mijando e
ao virar minha cabeça
ela enfiou o traseiro
numa fenda.
peguei o inseticida e disparei o aerossol
e disparei e disparei
e finalmente a barata saiu
e me lançou um olhar muito nojento.
então desabou dentro
da banheira e fiquei assistindo à
sua morte
com um prazer sutil
pois eu pagava aluguel
e ela não.
recolhi-a com
um tipo de papel higiênico
azul-esverdeado e joguei-a
na descarga. era tudo o que se
tinha a fazer, exceto que
nas redondezas de Hollywood e
Western temos que seguir
fazendo isso.
dizem que algum dia essa
tribo herdará
a terra
mas faremos com que
esperem mais
alguns meses.

Charles Bukowski

 

sábado, 28 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Inteligência artificial merece confiança? Não acho que é garantido achar que as respostas e "decisões" do sistema de IA sejam seguras em qualquer situação. De qualquer modo, às vezes o comportamento da IA pode ter efeitos colaterais, como inflar o ego de pessoas incrédulas como eu. Senão vejamos essa notícia sobre dois elementos empenhados na produção de folhetos de feira, eu e Merlanio Maia: https://tribunadovaleonline.blogspot.com/2025/06/inteligencia-artificial-aponta-poetas.html

Vou treinar o sistema de Inteligência Artificial para reconhecer também outras pessoas geniais na arte de compor cordel brasileiro, como Ismael Freire e Francisco Soares de Lima (Chico Velho). Botar na lista mestre Baraúna, Geraldo Abrantes, o poeta beradêro, e a professora Vera Periassu, de Bananeiras. Bento Júnior entra como o que mais se ampara na IA para escrever folhetos, e já está quase chegando no título número mil.

O cidadão é de esquerda ou direita até quando lhe convém, raciocina o eleitor no grupo, sobre o “esquerdismo” do deputado Adriano Galdino, que tenta colar na figura de Luiz Ignácio Lula da Silva para se cacifar como candidato a governador da Paraíba.

Justiça cassa mandato de prefeito e vice de Cabedelo. Justiça suspende cassação de prefeito de Cabedelo. Indecisão da gota! Por que não deixa a Inteligência Artificial decidir essas tretas? Sairia mais barato e mais rápido.

Uma anta vestida de repórter perguntou à mulher do vice-prefeito: “Como é que a senhora se sente como segunda primeira–dama?”

Tenho um amigo tão inseguro que usa cinto e suspensórios ao mesmo tempo.

É verdade: um antigo deputado paraibano ficou conhecido por ser autor de projeto de lei obrigando fabricar fósforos com duas cabeças, pra economizar os pauzinhos.

Itabaiana lamentou a morte de Breno de Sousa e Silva, ex-vereador e ex-Presidente da Câmara. Mais um da minha geração que pega o beco escuro da eternidade.

Em outubro teremos um grande evento de cordel em João Pessoa. No dia 4 de julho estarei no Espaço Cultural lançando cordéis com a galera cordelista brasileira, liderada por Merlanio Maia.

Sujeito era tão traiçoeiro que usava Kolynos, mas tinha um sorriso Colgate.

Sorte é do meu compadre Ameba: a morte bateu à sua porta, mas ele não estava em casa.

Comadre Madame Preciosa é uma coroa muito da vaidosa que chega a comer flores para enfeitar os vasos sanguíneos.

Em 1973, fui aluno interno do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras. Tínhamos um colega chamado Cubati. Pela infeliz lei do menor esforço, a gente o chamava de Cu.

Na busca desesperada de leitores modernos, já que os antigos perderam parcialmente a visão ou estão na sua zona definitiva de conforto, ponho-me a redigir microcrônicas. Textos curtos para a geração Tik Tok.

Esta forma de texto breve, de uma a cinco linhas, começou a tomar força através dos webescritores, com a evolução das redes sociais.

Rápida apresentação: nascido totalmente por acaso numa cidadezinha de Pernambuco, vivo minha vocação de paraibano há quase setenta anos. Cara de mal humorado, texto azedo e cáustico, sou um elemento generoso, embora um pouco mentiroso.

Nunca batalhei com a tarja preta nem bebi em excesso, dessas bebedeiras em que você quer salvar o mundo e acaba pinel. Se bem que manter a loucura em fogo brando é recomendável, para não surtar de vez.

O poetinha recebeu a missão de escrever cordel sobre determinado tema. Sem dominar a técnica, bagunçou a rima, a métrica e a oração. “É meu estilo”, justificou.

Quando o poeta estava em seus primeiros suspiros literários, sentiu-se confiante ao ver seus versos publicados no blog. Definiu-se trovador moderno, no apogeu da era digital. Cada vez mais os textos iam encolhendo, ao mesmo tempo que decaíam. Chegou ao tamanho mínimo, na dimensão do seu talento.

Se tudo der certo - tem tudo para dar errado – lançarei três livros até o final do ano. Eu sei que tenho um potencial gigante, como garante a Inteligência Artificial, mas me encontro muito cansado dessa missão inglória de carregar meu corpo durante setenta anos.

Soldados israelenses receberam ordem de atirar deliberadamente em palestinos desarmados que esperavam ajuda humanitária em Gaza.

A direita brasileira é uma quadrilha especializada em desviar dinheiro público para bolsos privados.

Com um Legislativo explicitamente sabotador, não há governo possível. Anotem: daqui para o final do ano eles aprovam o impeachment de Lula.

A Câmara de João Pessoa mandou demolir o Centro Espírita Ave Luz, nos Bancários, para erguer centro recreativo com piscina, quadras de beach tennis e campo de futebol.

“O Centro Espírita Ave Luz acolhia corações. A nova obra, com dinheiro público, acolherá apenas privilégios”. (Merlanio Maia)

Indícios claros de intolerância religiosa da Câmara e Prefeitura.

Espíritos de porco envolvidos nessa intolerância.

Por falar em porco, minha religião permite comer carne de porco no sábado. (Palmeiras e Botafogo hoje, às 13 horas)

Cultura nordestina em destaque no ALÔ COMUNIDADE de hoje, na Rádio Tabajara, às 11 horas.

Tijolinhos recomendados para Gorete Ferraz e Terezinha Campos.

 

VERSO DO DIA

 

Com aposentadoria

Eu senti o forte açoite:

Meu vibrante dia-a-dia

Se tornou um noite-a-noite.

 

F. Mozart

 

 

 

Inteligência Artificial aponta Fábio Mozart e Merlanio Maia em lista dos maiores cordelistas paraibanos

 

Merlanio Maia (sentado) e Fábio Mozart (com o microfone) apresentado seus folhetos na feira de Bananeiras, brejo da Paraíba 


Para a inteligência artificial, a Paraíba possui uma rica tradição na literatura de cordel, com diversos nomes de destaque. Entre os mais importantes, podemos mencionar Leandro Gomes de Barros, considerado o "pai" do cordel, João Martins de Athayde, José Camelo de Melo Resende, Silvino Pirauá Lima, Manoel Monteiro, Fábio Mozart, Merlânio Maia, Maria das Neves Batista Pimentel (primeira mulher a escrever cordel), Apolônio Alves dos Santos e Jailton Pereira. Além desses, outros nomes importantes são Thiago Alves, Sander Lee, Hosmá Passos, Josafá de Orós (embora cearense, com forte ligação com a Paraíba) Gilberto Baraúna e Cristine Nobre.

É importante ressaltar que a literatura de cordel na Paraíba é um fenômeno vivo, com muitos artistas contemporâneos produzindo e divulgando essa forma de arte. 

Na lista da Inteligência Artificial, o cordelista Fábio Mozart ficou em sexto lugar, como “poeta do cordel, produtor cultural e radialista, conhecido por seu trabalho de fomento à cultura e por suas produções literárias”. Merlanio Maia ocupa o sétimo lugar na lista, “o qual tem se destacado na cena contemporânea, com produções que dialogam com a tradição do cordel e com temas atuais”. 

Principais cordelistas paraibanos:

1. Leandro Gomes de Barros:

Considerado o pai do cordel, nasceu na Paraíba e é reconhecido por suas narrativas populares e seu estilo característico.

2. João Martins de Athayde:

Outro nome fundamental na história do cordel paraibano, autor de diversas obras populares e um dos principais responsáveis pela difusão do gênero.

3. José Camelo de Melo Resende:

Cordelista reconhecido por sua produção poética e pela participação em diversos eventos culturais.

4. Silvino Pirauá Lima:

Um dos nomes mais importantes do cordel, com uma vasta obra e forte influência na literatura popular.

5. Manoel Monteiro:

Cordelista que também se destacou na cena cultural paraibana, com produções que abordam temas diversos e populares.

6. Fábio Mozart:

Cordelista, produtor cultural e radialista, conhecido por seu trabalho de fomento à cultura e por suas produções literárias.

7. Merlânio Maia:

Cordelista que tem se destacado na cena contemporânea, com produções que dialogam com a tradição do cordel e com temas atuais.

8. Maria das Neves Batista Pimentel:

Primeira mulher a escrever cordel na Paraíba, utilizando o pseudônimo de Altino Alagoano.

9. Apolônio Alves dos Santos:

Cordelista que também trabalhou como pedreiro antes de se dedicar à literatura de cordel, transferindo-se para o Rio de Janeiro onde começou a escrever seus poemas.

10. Jailton Pereira:

Cordelista contemporâneo que tem produzido obras de qualidade, mantendo viva a tradição do cordel na Paraíba.

Estes são apenas alguns exemplos dos muitos talentos que enriquecem a literatura de cordel na Paraíba. A produção de cordel ainda é muito forte no estado, com artistas de diferentes gerações e estilos, que contribuem para a preservação e divulgação dessa expressão cultural.



 

TIJOLINHOS DO MOZART

 



A Rádio Online DiarioPB completou ontem (26) 16 anos no ar. Parabéns a Sérgio Ricardo que é o autor dessa história vitoriosa na jornada pela comunicação democrática. O projeto da rádio nasceu juntamente com o portal DiarioPB e foi aos poucos ganhando a confiança do público, com uma programação decente, com muita qualidade técnica e conteúdo de ótimo nível.

Produtores e simpatizantes apologistas da Rádio Barata no Ar também em plenária comemorativa. O podcast completa cinco anos com edições ininterruptas pela Rádio DiarioPB e uma rede de rádios comunitárias espalhadas pelo Brasil. Circula em plataformas como Spotify e outros sítios de áudio. Tem transmissão hoje (sexta-feira) às 10 horas pela www.radiodiariopb.com.br

O primeiro leitor que comprou antecipadamente meu livro “Cordéis antológicos” chama-se Antonio Marcos Monteiro, professor e cordelista de Itabaiana.

O livro será lançado no final de julho. Compras antecipadas ganham bônus. Custa 20 reais, menos do que duas latinhas de Heineken. Já comecei a pré-venda. E-mail: mozartpe@gmail.com

“Em Bananeiras, o São João oficial meio que fracassou. Camarotes vazios, atrações questionadas pelo público, e o que é pior: chuva intensa sem cobertura adequada. A frustração foi geral, e muita gente que veio de longe para curtir o evento saiu reclamando”. (Weslley Lino)

O prefeito culpou um empresário que fez o São João em um condomínio de luxo, com forró autêntico e ambiente coberto. O burgomestre não tolerou a concorrência.

Para beneficiar os ricos, o presidente da Câmara, Hugo Motta, pautou a derrubada do decreto de Lula que corrige o IOF sobre aplicações no exterior e cobra imposto das Bets. Enquanto isso, cortam R$ 20 bilhões de programas sociais, prejudicando os mais pobres.

“Como pode 513 arrombados lá em Brasília me deixarem tão puto aqui na minha casa, e não satisfeitos, eles ainda vão aumentar pra 531 arrombados”. – Jéferson Menezes no Bkuesky.

Importante frisar que ultimamente quando escrevem “derrota do governo” geralmente é uma derrota pra sociedade. Algo que vai piorar mais ainda a vida do pobre e facilitar pra empresários e políticos milionários.

“Cada vez que um Governo pretende incluir, social e politicamente, a classe pobre e marginalizados, temos, invariavelmente, um golpe de Estado para evitar que isso aconteça”. – No Bluesky

Fernando Haddad: "O que fizemos até aqui foi cobrar de quem devia estar pagando e não está, aqueles que ganham milhões por ano, para aliviar quem está pagando muito e poderia pagar menos”.

Os 20 maiores paraibanos de todos os tempos foram escolhidos por voto popular em uma pesquisa cultural realizada pelo Instituto Chico Félix. Pastor José Carlos de Lima está na lista.

Quem é o Pastor José Carlos de Lima na fila do pão? É Presidente da Convenção das Assembleias de Deus na Paraíba. A inclusão do pastor nessa lista comprova o domínio dos crentes pentecostais na mídia eletrônica.

Deixaram Pinto de Monteiro e Manoel Xudu fora da lista e botaram o pastor. Oh, Paraíba boa!

Irã é uma teocracia, diz o jornal. Dúvida: a mídia chama a Inglaterra de Teocracia, já que o chefe de Estado também é o supremo líder religioso?

Plano de saúde com coparticipação é um golpe tão normalizado que ninguém percebe que é um golpe.

O crente pentecostal postou “Jesus te ama” em uma foto de um fiel da religião hinduísta do Nepal, a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C. na antiga cultura Védica. As divindades do Nepal também te amam, pobre ignorante!

Resta ao crente ocidental amar o resto da humanidade, respeitar as coisas antigas e a fé do outro.

Os hindus são politeístas, acreditam em vários deuses. O principal é Brahma, mas eu não recomendo fazer piada em torno disso. Brahma representa a força criadora do universo. E a que destrói também.

Vai uma Brahma da Antactica aí?

Estudantes com patrimônio milionário, com barcos e carros de luxo, estavam cursando o ensino superior de graça com bolsas oferecidas pelo governo de Santa Catarina, de acordo com investigação do TCE-SC (Tribunal de Contas do Estado)

O prejuízo aos cofres públicos de Santa Catarina pode ter sido de quase R$ 324 milhões, segundo o órgão.

Todos filhinhos de patriotas com Deus pela liberdade e contra a corrupção.

“Muitos que criticam os políticos cometem algum tipo de corrupção”. -Oscar Pilagallo, jornalista, autor do livro Corrupção - Entrave ao Desenvolvimento do Brasil.

Para ele, a visão de que a corrupção tem aumentado no Brasil pode estar distorcida, pois na época da ditadura militar, por exemplo, não havia instrumentos de transparência pública e a imprensa, principal meio de denúncia desse tipo de crime, estava censurada.

Sonsinho politicamente correto, chama quadro-negro de “quadro-cidadão-de-cor.”

Um senhorzinho aqui da vizinhança disse que Trump veio pra consertar o mundo. Em que mundo estamos vivendo, Nossa Senhora do Desmantelo!

Do blog de Tião Lucena: “O Ibama está mapeando os condomínios que estão destruindo a mata atlântica na região polarizada por Bananeiras.

Mandando os tijolinhos para Hipólito Lucena, W. J. Solha, Jandira Lucena e Margaret Bandeira.

VERSO DO DIA

Morri com todos os mortos
por isso pude reviver
empenhado em meu testemunho
e em minha esperança irredutível.

Um mais, entre os mortais,
profetizo sem vacilar
que apesar do fim do mundo
sobrevive o homem infinito.

Pablo Neruda

 

 

 

quinta-feira, 26 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Dizem que falta empreendedorismo neste país, mas não é verdade. Eu mesmo estou organizando meu novo livro, “Cordéis antológicos”, pretendendo lançar o míssil no final de julho na cidade Solânea.

Neste livro temos a narração da história de Mari, Bananeiras, Solânea e Itabaiana, entre outras histórias, na pegada do cordel brasileiro.

Cá estou, jovial e faceiro, agravando a tendinite e produzindo conteúdo pra encher mais o zorobodó dos donos das redes sociais. Mas eu gosto, e gosto não se compute.

Sinto que o tempo passou, porém, minha alma não envelheceu. Mesmo porque alma não existe. No máximo, temos alma de flores, um sabonete vagabundo.

O que é uma elite canalha? A que diz que dar 600 reais ao pobre no bolsa família vai quebrar o país, mas se não der 500 bilhões de isenção fiscal às empresas, o investidor vai embora e quebra a nação.

Haddad exige tributação dos super-ricos e critica privilégios. Os super-ricos ameaçam com a destruição de Lula e eleição do Tarcísio, amigo do Bibi Carniceiro e representante do véi Bozó.

Tinha muita gente torcendo pra o prefeito de Jota Pessoa, Ciço Lucena, ficar em Israel pra sempre. Povo ruim!

Ciço até que se esforçou, mas não conseguiu tirar foto com Netanyahu, o famoso Bibi Carniceiro, que se picou pra Grécia, com medo da guerra que ele mesmo começou.

Já dizia o bipolar: é uma alegria que dói!

Eu sabia que meu vizinho era doido, mas nunca imaginei que fosse tanto. O peste jogou uma bomba junina de alto teor explosivo na minha calçada e saiu gritando que era o Bibi Carniceiro acunhando nos Vai Atolá do Irã.

Tenho sérias neurodivergências com esse neuro maluco.

É lenda que a pessoa fica mais sábia ao envelhecer. Passam-se os anos e eu me sinto progressivamente mais burro.

Na eleição de 2024, o vereador Guga Pet foi reeleito com 10.320 votos, tornando-se o vereador mais votado da história de João Pessoa. Defensor dos bichinhos de estimação, ele agradece aos cachorros e gatos da capital. Tem muita gente buscando o voto animal.

No interior, ainda predomina o voto de cabresto. Eleitor considerado animal de sela.

Serei candidato defensor das baratas, esses lindos insetos tão injustiçados. Por falar nelas, amanhã, que é sexta-feira, tem Rádio Barata no Ar tratando da comilança dos políticos. Barata bota gosto ruim no almoço dos bacanas. Não "perda"! Começa às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

A vida não é para aqueles que sentem medo. Na lei da evolução, os medrosos morrem primeiro. Sobrevivi ao medo das baratas porque sou esperto. Por isso criei a Rádio Barata no Ar, para desmoralizar o objeto do meu pânico.

“Não precisamos e não somos heróis. Estes estão morrendo de overdose nas redes sociais”.  - Jussara Helene

Teve boa repercussão a terceira edição do programa “Estação cultura”, apresentado mensalmente na Rádio Comunitária Solânea FM, com apresentação de Fábio Mozart e Batista de Andrade. Para ouvir: https://www.radiodiariopb.com.br/estacao-cultura-destaca-a-forca-da-poesia-popular-e-do-repente/

O Tribunal de Justiça da Paraíba julgará se músicos devem receber 100% do couvert artístico. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes diz que a lei é inconstitucional. Eu soube que os garçons também não recebem os 10 por cento do garçom. O mundo é dos malas.

Bananeiras é a terceira cidade que mais lucrou no São João, depois de Campina Grande e Patos. Na terra do poeta Ismael Freire, a movimentação econômica foi de 40 milhões. No ano passado a cifra chegou em 50 milhões.

“São João de Bananeiras 2025 amarga fracasso com atrações medianas e público esvaziado”. – Weslley Lino

A influenciadora digital Priscila Lima, conhecida como Baronesa, declarou que deve dinheiro ao agiota Guga Feira, mas não vai pagar porque ele anda falando mal dela. “Ele diz que já matou gente, mas eu não tenho medo”, disse Baronesa.

Baronesa é filha do finado sanfoneiro Pinto do Acordeon e irmã do deputado Cicinho Lima e do vereador Mô Lima. Certamente será candidata a algum cargo, mas não deve contar com o voto do Guga Feira.

"Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados." (Barão de Itararé) 

Não existem mais barões no Brasil no sentido oficial e legal. Os títulos de nobreza, como barão, foram abolidos com a Proclamação da República em 1889. Mas, você pode adquirir título de aristocrata através de entidades picaretas que vendem diplomas de nobreza.

Sou da família Costa, sobrenome associado a famílias tradicionais aristocratas. Souza também é da nobreza. Eu e Quelyno Souza somos nobres. Ele é o Conde de Mangabeira e eu sou o Barão da Barata.  

Em tempos de guerras e incertezas sobre o futuro, tem uma galera jovem que faz poesia e sonha com arte. Onde? Na Academia Solanense de Letras, por exemplo.

Tijolinhos de hoje pra garotada da ala jovem da Academia Solanense de Letras: Lucas Barbosa, Adjalyne Silva, Claudiana, Giu, Ítalo Fernandes, Joicy, Justin Hilton, Kaw, Lyce, Marcus e Roberta.

Hoje é o dia do professor de geografia, por isso os Tijolinhos atingem o professor e violeiro Cícero Rocha, de Solânea.

 

VERSO DO DIA

Sinto verdade, talvez um defeito

Olhando o futuro inumano

Minha cabeça inquieta no leito

Penando... pensando um plano

 

Sinto amor, raiva, tristeza

Vejo a feiura no sorriso falho

E nas lágrimas vejo beleza

Se erro, finjo, se acerto, gargalho

 

Sou humano, de carne e osso

Sou real, vivo, incerto e cruel

Apenas eu nesse mundo insosso

Minha reza entre a terra e o céu

 

Sou a solidão do poeta avesso

Sou o choro cansado e latente

Sou a rima, a estrofe e o verso

Sou o corpo, alma e a mente

 

Lucas Barbosa

 

quarta-feira, 25 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


A cultura popular da poesia do repente está no ar hoje com o poeta Cícero Rocha, no programa ESTAÇÃO CULTURA pela Rádio Comunitária Solânea FM. Apresentação de Fábio Mozart e Batista de Andrade. Começa às 9 horas. Na internet: http://play.radios.com.br/25151

ESTAÇÃO CULTURA é produzido pela Academia de Letras de Solânea, Academia Bananeirense de Letras e Artes e Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, parceria com a Rádio DiarioPB e Rádio Comunitária Solânea FM.

Enquanto o mundo faz guerra, fazemos exaltação dos nossos costumes, valores e expressões artísticas.

Hoje é Dia do Cotonete. Para conscientizar sobre a importância da higiene pessoal, especialmente dos ouvidos. Não sabia dessa homenagem ao cotonete.

“Quem sabe menos das coisas sabe muito mais que eu”. (Roberto Carlos)

“O Supremo dos Estados Unidos decidiu que o Governo pode "deportar" uma pessoa sem devido processo legal e para um terceiro país (ou seja, sem ser o país de origem). Um turista brasileiro pode ser enviado para o Vietnã, Líbia ou Sudão do Sul. Não vá para os Estados Unidos”. (Caio Almeida)

Minha amiga não teve um dia feliz. Descobriu que seu pai tem câncer no estômago.

Os dias felizes, qualquer zé ruela sabe lidar com eles. Quero ver arrumar o dia que não deu certo.

Em meio ao caos total, dizem as boas línguas que o folheteiro Fábio Mozart está ultimando seu livro CORDÉIS ANTOLÓGICOS, pela Editora Zé da Luz.

Só não vai rolar noite de autógrafo. Não quero passar a vergonha que a escritora Emma Vieira passou na Bienal do Livro do Rio. Na sua tarde de autógrafo não apareceu nenhum leitor.

Se me perguntarem em que eu sou especialista, vou dizer, meio envergonhado, que sou experiente e mestre na arte do ócio, que é o estado permanente de descanso, ou seja, vadiação em tempo integral.

Na verdade, me aposentei com 45 anos, por ter trabalhado a vida toda em serviço insalubre. Hoje estou com setenta, então imagine vinte e cinco anos sem compromisso com horário, numa inatividade criadora que me rendeu oito livros e muitas outras ações prazerosas.

No Supremo Tribunal de minha consciência, não fui achado em pecado de preguiça. Só faço, entretanto, o que me satisfaz, na hora em que me apraz e com a metodologia que me agrada. Acordo de madrugada para escrever e ler ou realizar alguma tarefa marcada na minha agenda super móvel. Pense numa agenda maleável!

O mundo pegando fogo e o que é que Lula faz? Manda baixar o preço da gasolina, e com isso a inflação.

O Segundo Tenente Ian Lopes de Lima, da Polícia de São Paulo, já matou sete só neste ano. É o maior matador da corporação. Foi afastado das ruas. É muito violento, até para os padrões da PM paulista.

Um rapaz que conheço recebeu de seu pastor a orientação de manter-se emocionalmente distante dos familiares com a finalidade de não sofrer. Deveria viver sem ter um vínculo muito forte com a família, pois tal vínculo poderia comprometer a qualidade de sua fé.

Jota Cristo e o compromisso de exclusividade: “Quem se chegar a mim e não odiar seu pai, e mãe, e esposa, e filhos, e irmãos, e irmãs, sim, e até mesmo a sua própria alma, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:26)

Promessa de recompensa: “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” (Mateus 19:29).

Estou escrevendo minha biografia não autorizada. Em um trecho do livro, lembro o momento em que fui preso pela Polícia Federal e autuado em flagrante por operar rádio comunitária sem licença oficial, um crime monstruoso levado às barras do tribunal, onde fui condenado a pagar dez cestas básicas para instituições beneficentes.

Ao ler a sentença, o Juiz pediu para que eu indicasse uma entidade a ser favorecida com o resultado do julgamento. “Prefiro que sejam doadas as cestas básicas para a AFPF. “O que vem a ser isso?”, perguntou o meritíssimo. “Trata-se da Associação dos Filhos Pobres de Fábio”, esclareci. Sua Excelência mostrou-se muito irritado, ameaçando de prisão aquele indiciado petulante e atrevido.

No caso, seria uma reprisão. Não tem essa palavra no dicionário, acabo de olhar. No fundo, bem lá no fundo, eu senti que sua excelência estava aberto, galhofando de meu gracejo.

Igual o Ministro Moraes rindo por dentro com as palhaçadas do véi Bozó no interrogatório.

”Em Bananeiras, foi comemorado o São João ou o Sem João?” (Poeta Oseas Almeida, de Bananeiras)  

Me parece que o mais lógico, o mais decente, o mais sensato, é encerrar aqui os Tijolinhos de hoje e voltar a dormir, porque já tomei minha drágea de melatonina, magnésio, triptofano e vitamina D3 e não morrerei hoje.

Dedico os Tijolinhos de hoje aos amigos Pádua Gorrion, Osório Cândido, Jurandi Pereira Filho e Sander Lee.

VERSO DO DIA

Pode ser que um dia não mais existamos.
Mas, se ainda sobrar amizade,
nasceremos de novo um para o outro.

(Atribuído a Albert Einstein)

 

 

terça-feira, 24 de junho de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Vavá da Luz é tutor de um cão chamado Vereador, treinado para dar conforto aos doentes. O cachorro trabalha no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, proporcionando apoio emocional para diversos problemas de saúde.

Por que se chama vereador? “Porque é preguiçoso, não faz nada”, respondeu Vavá. Maldade. O cão-terapeuta faz um trabalho impressionante junto às pessoas com diagnóstico de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Anúncio de Spa gospel: “Jesus está voltando e você está tão gorda que os anjos não vão conseguir lhe carregar”.

“Jesus é a principal vítima da sanha do bando de facínoras que dirigem os negócios do neopentecostalismo”. – (Jair de Souza)

“Nunca houve tantas igrejas e tão pouca humanidade. Algo deu muito errado”. (No Bluesky)

Homofóbicos, não vejam o filme “Homem com H”.

Bolsonaro é internado pela vigésima quinta vez. Nem o corpo do Bozó suporta mais ele.

Já começou o Apocalipse? Se rolar o fim do mundo, pelo menos vou quitar o empréstimo golpista que o Itaú me cobra todo mês.

Governo vai lançar o projeto “Seu bunker, sua vida”.

Supostas armas de destruição em massa no Iraque em 2003. Supostas armas nucleares no Irã em 2025. De suposição em suposição, morrem milhões de pessoas cujas vidas humanas não são reconhecíveis como vivas, tampouco como humanas. (O JN, que trata árabes e persas como um inseto só, que o diga).

Muita calma nessa hora, senão a coisa piora. Não sei onde li: “a vida é uma merda. O que a gente faz com a merda é o que constitui a diferença.”

Deixei de me encabular com gente que se acha superior, criança insolente, barulho de funk no vizinho, idem de evangélicos gasguitos e outras fuleiragens. Valem tanto quanto um par de patins para um perneta. É só ignorar, botar lã nos ouvidos, mudar de calçada e seguir em frente.

Pertenço a uma classe que sofre desrespeito por não ter conseguido arrumar um diploma. Faço jornalismo, radialismo e outros ismos sem ser habilitado, por isso me chamam de charlatão.

“Acabou a ordem mundial. Acabou na área do comércio, acabou na área da paz e segurança, e a gente tem que se adaptar a essa realidade. Não será fácil” — Celso Amorim sobre o ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã.

Leão abrange aqueles nascidos entre 23 de julho e 22 de agosto. Na próxima sexta-feira, madame Preciosa deliciosamente escancara o horóscopo de Touro na Rádio Barata no Ar.

Amanhã, às 9 horas, a Rádio Comunitária Solânea FM apresenta o programa “Estação cultura”, com apresentação de Fábio Mozart e Batista de Andrade. Entre os convidados, poetas Chicco Mello, Evanio Teixeira e Cícero Rocha.

“Fábio Mozart já na telinha com os seus “Tijolinhos. O véi não dorme. Que danado tem velho pra acordar cedo? Dizem que é por conta das bufas”. (Tião Lucena)

É bom caminhar cada vez mais para perto da morte. Aquela doce sensação de ir deixando para trás as dores da vida, os perdões nunca concedidos, os erros e naufrágios, as injustiças e maldades.

Por isso os velhos acordam cedo. Para ter mais tempo de curtir esse inferninho, antes que venha o derradeiro abraço da onça Caetana.

Historiadora Mary del Priore critica eufemismos obscenos para velhice, como “melhor idade”, “envelhescência” e “feliz idade”. Acha uma grande bobagem. Vida de velho é cheia de sofrimento, a começar pelas perdas que temos nessa idade.

Irã fecha Estreito de Ormuz. O que já era estreito, virou cu de sapo. Trump promete arrombar o estreito e as leis internacionais. Candidato a Hitler. 

Gasolina vai subir muito. Inflação no mundo vai às alturas. Valha-me Nossa Senhora do Desmantelo, para sempre seja louvada!

Recebi na minha toca a visita de dois baraúnas da cultura popular: Nildo Andrade e Thiago Alves, o Dom Antonio de alta nobreza moral.

Dom Antonio Alves convidou Nildo Andrade de Mandacaru. Nildo convidou Sérgio Ricardo que me convidou. Eu convidei Marcos Veloso, que farrapou. Vamos construir um projeto de exaltação da arte do poeta violeiro Manoel Xudu em sua terra natal, São José dos Ramos.

Anotem em seus caderninhos: estamos vivendo nossos últimos minutos na terra. Os donos do mundo vão tocar fogo no planeta. Sem querer ser alarmista, que não é do meu feitio.

Conforme o Doutor Penico Branco, o mundo está sofrendo de poliesculhambose (múltipla esculhambação).

Enquanto não chega o Apocalipse, continuo aqui falando mal de quem eu quiser, respeitando as senhoras e inventando moda.  Quem quiser que crie seu blog para falar mal de mim.

Por causa dessas coisas, fui expulso do Facebook. 

Pesquisa mostra que o leitor dos Tijolinhos do Mozart está em segundo lugar no ranking dos mais inteligentes. Só perde para os leitores do Blog do Tião Lucena.

Um “livro” escrito por “inteligência” artificial não é um livro, é uma coisa… sabor livro.

Tijolinhos do dia de São João vão para o poeta Cícero Rocha e para o guerreiro e garçom João Dias, de Mari.

 

VERSO DO DIA

 

Devora-me

como esfinge

e me ama

feito ave de rapina.

 

Habito

dentro do teu

universo

no âmago da existência

feita de sangue

asas

madrugadas e cenas.

 

Violeta Formiga