Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vinte anos de teatro

Chico César, Giuseppe Marcello e Jessier Quirino

Vinte anos de teatro e alucinação. Até que um dia vendeu tudo e regressou a seu rio de infância e às árvores de sua aldeia natal. (Jorge Luiz Borges)

O texto acima, de Borges, está fora de contexto, mas assim mesmo ilustra a saga do meu amigo Giuseppe Marcello, ator itabaianense que tem como proposta de vida viver para a arte cênica. Deixou que essa paixão o guiasse pelo Brasil afora, em São Paulo e principalmente no Recife onde armou sua tenda, enveredou pelos mares do palco com  coragem, sem medo do ridículo no teatro de rua, nessa militância extremamente difícil e quase sem retorno financeiro que é fazer teatro no Brasil.

Anos de inquietas procuras, até que voltou à sua terra natal. Aqui, a chama do teatro ainda queima, e mais ainda a preocupação com a formação de platéias, o zelo pela continuidade do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana porque sabe ser o teatro um importante agente de transformação social. Giuseppe completa vinte anos de carreira como ator, e pelo seu compromisso com as raízes culturais do Nordeste recebe o Troféu Zé da Luz no dia 28 de janeiro, quando o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar inaugura seu novo espaço na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, em Itabaiana do Norte.

Assumir o teatro como opção de vida não é para qualquer um. Nunca foi fácil fazer teatro no Recife, imagina aqui em Itabaiana. Ele tem consciência da dureza do seu caminho, entretanto sua busca continua na dura batalha de produzir arte com paixão e respeito pelo palco e pelo público.

2 comentários:

  1. MEU AMOR SEM FIM PELO PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR. SOU GRATO POR TODAS AS MATÉRIAS NESTE BLOG E EM TANTOS OUTROS BLOGS. AO PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR DESEJO BENÇÃOS CULTURAIS E APLAUSOS CATIVANTES. VALEU!... OBRIGADO!...

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO AO PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR E SEUS ARTÍSTAS LABUTADORES. OBRIGADO AO TEATRO DE AMADORES DE PERNAMBUCO E SUA EQUIPE ENGENHOSA. OBRIGADO AS LOUCAS DE PEDRA LILAS ( www.loucas.org.br ) PELO ESPETÁCULO TA NA CARA, TA NA CURA. OBRIGADO AO DIRETOR DE TV E TEATRO ROBERTO VIGNATI PELAS SUPER-PRODUÇÕES EM JAMPA, SAMPA E RIO DE JANEIRO. OBRIGADO MÔNICA MACEDO E GERALDO JORGE PELO ESPETÁCULO OS MENINOS DA MINHA RUA. OBRIGADO ROBERTO CRUZ E ORIEBE PELO ESPETACULO EXPERIMENTOS I NO TEATRO LIMA PENANTE. OBRIGADO FABIO MOZART E CLEVIA PAZ PELO RESPEITO PROFISSIONAL. AMO VCS.

    ResponderExcluir